5 dicas para vencer desafios e se destacar na profissão de marceneiro4 min leitura
Se você deseja superar os desafios diários da profissão de marceneiro e alcançar o sucesso com o seu negócio, este post é para você. Continue a leitura para conferir as nossas dicas e colocá-las em prática hoje mesmo!
Você também pode ouvir o conteúdo, se preferir, clicando no play logo acima.
A marcenaria é considerada uma prática milenar, com os primeiros registros da profissão datando do século XIV, na Europa. Por ter a função de transformar madeira em objetos e móveis úteis para o nosso dia a dia, o marceneiro é um profissional extremamente importante.
Mas assim como ocorre em outros setores do mercado, a marcenaria também enfrenta diversos desafios. Quer saber quais são eles e quais as 5 melhores dicas para se destacar na profissão marceneiro? Então continue a leitura!
Quais são os maiores desafios da profissão de marceneiro?
Quem atua com marcenaria, assim como profissionais de outros ramos, enfrenta diversos desafios no dia a dia. Entre os principais problemas que afetam o setor, estão:
- falta de investimento em tecnologia;
- alto turnover (troca de profissionais);
- falta de valorização do trabalho;
- dependência de mão de obra especializada;
- alta competitividade;
- oferta de móveis de pouca qualidade e preço baixo em lojas de varejo;
- alto preço de máquinas e equipamentos.
Portanto, se você identifica algum desses aspectos no seu cotidiano, é importante traçar estratégias para vencê-los. Embora nem todos dependam exclusivamente do profissional de marcenaria, existem diversas iniciativas que você pode tomar para contornar esses obstáculos.
5 dicas para superar esses desafios?
Apesar de inúmeros desafios fazerem parte do dia a dia da profissão marceneiro, não é preciso se preocupar! Com a ajuda de algumas dicas simples, é possível superar esses obstáculos e crescer na carreira. Veja, a seguir, as 5 melhores dicas.
1. Fique por dentro das novidades do mercado
Você sabe quais são as últimas tendências em decoração e produção de móveis do mercado? Se a resposta é não, é hora de buscar ficar por dentro das novidades!
Em um mercado cada vez mais competitivo, os clientes vão sempre preferir marceneiros atentos às tendências. Afinal, profissionais que se empenham em produzir peças de acordo com a moda e as técnicas atuais tendem a se destacar.
2. Continue se aperfeiçoando na profissão de marceneiro
O trabalho de marceneiro não é estático: é preciso se aperfeiçoar constantemente e buscar novas habilidades para executar um trabalho cada vez mais eficiente e de qualidade.
Para isso, faça cursos e treinamentos, acompanhe páginas especializadas na internet e participe de eventos relacionados ao setor.
3. Aprenda a incluir a tecnologia no seu dia a dia
No passado, a tecnologia era considerada um diferencial no dia a dia do marceneiro. Hoje, trata-se de uma necessidade, e é impossível pensar no trabalho sem ela.
Você pode recorrer a recursos tecnológicos tanto para fazer a gestão do trabalho quanto para organizar o estoque, utilizar novas ferramentas, padronizar o trabalho, entre outras atividades.
4. Mantenha o ambiente organizado
Sem organização é praticamente impossível executar um trabalho de qualidade na marcenaria. Como é necessário utilizar um grande número de equipamentos e materiais na rotina de trabalho, a profissão requer uma grande organização para que as entregas, o trabalho e todos os processos não sejam afetados.
5. Conte com bons fornecedores
Por fim, não se esqueça de contar com parceiros confiáveis e que ofereçam bons produtos para garantir o sucesso da sua marcenaria.
Para ter tais fornecedores ao seu lado, a dica é consultar a reputação das empresas, certificar-se quanto à qualidade dos produtos, dar preferência a fornecedores que oferecem canais de atendimento eficientes e levar em consideração o custo-benefício.
Assim como diversos outros setores do mercado, há diversos obstáculos associados à profissão marceneiro. Mas nada de desanimar — colocando as nossas dicas em prática, você vai conseguir garantir o crescimento da sua marcenaria e evitar algumas consequências negativas, como a estagnação no mercado, a baixa lucratividade e a queda da produtividade.
As nossas dicas foram úteis para você? Então aproveite para compartilhar o conteúdo com outros profissionais que podem se beneficiar com as nossas dicas e confira as soluções que a Leo Madeiras tem para a sua marcenaria.
18 de setembro de 2023 às 15:21
Desejo conhecer mais a Léo NMadeiras para incluí-la como uma fornecedora de matéria prima opara meu trabalho de Marcenaria
21 de setembro de 2023 às 09:15
Olá Mario! Como vai?
Ficamos muito felizes com o seu comentário.
Você pode conferir todos os produtos que temos na Leo Madeiras através do nosso site ou em uma de nossas lojas.
Lembre-se também de acompanhar o blog para ficar por dentro dos principais lançamentos, tendências e muito mais sobre o universo da marcenaria.
Até a próxima! 🙂