Confira os melhores programas para desenhar móveis!10 min leitura

Programas para desenhar móveis fornecem aos designers e marceneiros as ferramentas necessárias para criar projetos de qualidade.

A maioria dos softwares desenvolvidos para o setor de marcenaria são capazes de executar ações que possibilitam que o desenvolvimento dos projetos seja ainda mais rápido, o que certamente agrada a clientela. 

Quer saber mais sobre o assunto? Nesse post vamos apresentar alguns programas para desenhar móveis que vão facilitar o dia a dia da sua marcenaria.

Confira!

4 programas para desenhar móveis gratuitos

Embora um software 3D tradicional, como o 3DS Max, funcione muito bem em um projeto de móveis sob medida, existem alguns programas criados exclusivamente para fins de design de móveis como o Marcenaria D e o aplicativo da Leo Madeiras.

Para ajudar na sua busca, listamos os principais programas para desenhar móveis gratuitos:

1. Corte Certo

Entre os programas para desenhar móveis, o Corte Certo merece destaque. Apesar de ser um programa pago, oferece uma versão de demonstração totalmente gratuita.

A ferramenta permite criar vistas e planos de corte para projetos de móveis sob medida fabricados com diversos materiais como laminado, compensado ou MDF.

Com o Corte Certo, ainda é possível criar projetos que exibem pedras naturais, acrílico, aço ou vidro temperado. 

O programa conta com recursos importantes para marceneiros, como o detalhamento das propriedades físicas de alguns materiais e a projeção do esboço do projeto em diferentes superfícies.

O software também pode calcular a quantidade de matéria-prima que será usada na produção de um móvel, o que evita o desperdício. O projeto final pode ser visualizado em 2D ou em 3D e compartilhado nas redes sociais. 

Ao usar o Corte Certo, você poderá montar orçamentos com o valor de cada madeira ou ferragem usada em seus projetos. Caso seja preciso alterá-lo, basta inserir o novo custo e o valor será recalculado automaticamente. 

2. DomusCAD

A DomusCAD conta com funcionalidades capazes de criar vistas, modelagem 3D, planos de corte e ainda possui configurações para linhas de produção.

A imagem apresenta um programa para desenhar móveis.
Das ferramentas para desenhar móveis, o DomusCAD facilita no processo de criação de orçamentos, ajudando a calcular os materiais usados na fabricação da peça.

A ferramenta dispõe de um check-list dos itens que serão utilizados na criação de cada produto, o que facilita o processo de produção, além de desenvolver soluções customizadas para as necessidades da sua empresa. 

Por fim, o software é capaz de renderizar as imagens, o que permite criar apresentações primorosas para o cliente. Ele é fácil de usar e, assim como outros programas para desenhar móveis, apresenta uma ampla biblioteca. 

Além da versão gratuita, possui uma versão paga com bons diferenciais. Com ela é possível criar, exportar, reproduzir, publicar e exportar vídeos em 3D (recursos que não estão disponíveis na versão gratuita).

3. Blender

Entre os programas para desenhar móveis selecionados, podemos citar o Blender. Embora ainda não exista uma versão brasileira, pode ser uma ferramenta útil na hora de projetar móveis. 

Não é um software exclusivo para trabalhos de marcenaria, mas possui uma interface simples, que reúne diversos recursos como rendering e modelagem 3D, além  de trabalhar com edição de vídeos e montagem de scripts. 

No entanto, a ferramenta possui diferenciais interessantes, como a possibilidade de testar peças removíveis nos móveis, como gavetas e portas corrediças. 

O Blender conta ainda com ferramentas de simulação de espaço e análise da carga suportada, o que permite criar móveis sob medida que adaptados para as necessidades dos clientes.

4. Marcenaria D

O Marcenaria D é um dos programas para desenhar móveis feitos exclusivamente para o mobile. No momento, ele está disponível apenas para usuários de iOS, na Apple Store. O app permite a criação de orçamentos simplificados e a listagem de peças que serão usadas em um projeto. 

Ele exibe o necessário para o dia a dia, com ferramentas capazes de criar planos de corte, fazer esboços 2D e medições em diversos ambientes. 

O Marcenaria D ainda conta com templates de várias peças, como painéis de TV, racks e uma biblioteca de imagens, que podem servir de inspiração para os seus projetos futuros.

7 programas para desenhar móveis pagos

Entre as versões pagas, certamente há funções únicas e com preços que variam de acordo com cada necessidade. Com o intuito de facilitar a sua busca, listamos os principais programas pagos para desenhar móveis:

1. 3DS MAX

O 3DS Max da Autodesk permite a modelagem e a renderização de móveis em diferentes materiais, como metal, MDF e plástico. Além disso, todas as peças podem ser modeladas em diferentes malhas ou superfícies. 

Também pode ser usado para criar animações, com recursos de modelagem avançados, capazes de criar ambientes sofisticados e realistas, que oferecem ao cliente uma versão otimizada do projeto final.

E tem mais: o programa conta ainda com o Inventor, uma funcionalidade capaz de simular todos os detalhes de uma manufatura e capturar elementos para a criação de animações. 

De modo geral, o 3DS Max é uma ferramenta avançada e até mesmo complexa, devido ao grande número de funções. Deve ser usada por marceneiros mais experientes no uso de softwares. 

Além disso, também possui uma versão gratuita para testes.

2. AUTOCAD

Sem dúvida, o AUTOCAD da Autodesk é um dos programas para desenhar móveis mais populares. Em geral, é utilizado em escritórios de arquitetura e engenharia, mas sua versatilidade possibilita que projetos de móveis sejam feitos facilmente.

Um marceneiro acessando programas para desenhar móveis em seu laptop.
O AUTOCAD possui recursos que facilitam a vida de quem trabalha com projetos sob medida

Com a criação de desenhos 2D e a partir de um esboços simples, você pode inserir medidas como altura, dimensões, largura e profundidade. De acordo com esse desenho, é possível criar uma modelagem 3D da estrutura dos móveis projetados.

Todos esses recursos podem ser usados online, o que permite acessar e editar projetos por meio de qualquer dispositivo conectado a internet como notebook, tablet ou smartphone.

Vale lembrar que a ferramenta conta com uma plataforma para fabricação aditiva que permite criar protótipos dos móveis que serão apresentados aos clientes ou criar peças que entrarão na linha de produção da marcenaria.

Além disso, também possui uma versão gratuita para testes.

3. PROMOB

O PROMOB é um dos programas para desenhar móveis mais completos e conhecidos do mercado. Apresenta uma interface intuitiva e simplificada que funciona de forma semelhante à área de trabalho do Windows.

A ferramenta facilita o processo de customização de uma projeto de acordo com a etapa de fabricação e conta com as seguintes versões:

  • PROMOB Start: permite acessar bibliotecas de trabalhos anteriores, trabalhar templates de usinagem e criar padrões de perfuração.
  • PROMOB Cut Pro: ideal para gerar de planos de corte, gerenciamento de materiais-primas e controle de sobras;
  • PROMOB Plus: destinado à criação de projetos, apresentações e animações de vistas simultâneas.

E muitas outras versões, pensadas para a necessidade de cada marcenaria. Atualmente, contam com teste grátis de 30 dias e a assinatura varia de acordo com a versão escolhida.

4. REVIT

O REVIT da Autodesk é um programa que conta com uma grande biblioteca audiovisual e uma ferramenta de controle de segurança que tornará o seu projeto muito mais simples e funcional. 

O software permite renderizar peças em madeira ou em vidro, elaborar projetos personalizados e inserir anotações simultaneamente com outra pessoa, o que o torna ideal para a criação de projetos colaborativos. 

A ferramenta conta ainda com plugins de modelagem 3D desenvolvidos exclusivamente para projetos de móveis fabricados com mais de um material.

Além disso, também possui uma versão gratuita para testes.

5. SketchUp

O SketchUp conta com uma ampla variedade recursos que permitem criar esboços, construir modelos 3D e analisar diversos aspectos dos materiais usados em projetos de móveis como sustentabilidade, durabilidade e ergonomia.

A imagem apresenta um software para marcenaria.
O Sketchup é um dos programas para desenhar móveis que conta com plugins de dimensionamento e escala, que permitem editar o projeto em diferentes dispositivos.

Além disso, a ferramenta é capaz de criar desenhos vetoriais em 2D, que podem ser texturizados e receber diferentes tipos de iluminação.

O Sketchup exibe uma biblioteca 3D, a Warehouse, que conta com diversas peças de decoração, que, quando combinadas, possibilitam a criação de projetos personalizados para cada cliente. Além disso, o software facilita a criação de orçamentos personalizados e a simulação do custo de montagem.

Conta com 30 dias grátis de avaliação e possui 3 versões pagas: Shop, Pro e Studio.

Além das versões pagas, possui uma versão grátis, com funções limitadas.

6. SolidWorks

Quando se trata de modelagem 3D, o SolidWorks é um dos softwares mais populares e oferece várias opções capazes de facilitar o dia a dia do marceneiro. 

É um software CAD, capaz de criar qualquer design de móvel que você desejar e permite ainda experimentar diferentes materiais, texturas e outros elementos para projetos de móveis sob medida. 

Com ele, é possível importar esboços ou fotos de outros softwares e usá-los como base para a criação dos seus projetos. É claro que, sendo uma ferramenta tão popular, o SolidWorks conta com uma grande comunidade e uma enorme biblioteca de texturas e materiais.

7. VDMAX

O VDMAX é uma plataforma que conta com três ferramentas desenvolvidas especialmente para os marceneiros. 

O primeiro é o VDMax Marceneiro, que permite a criação de ambientes e renderização de objetos. Conta ainda com uma biblioteca de peças que possibilitam a edição e com um catálogo de chapas.

Já o VDMax Smart facilita o processo de produção, pois integra o processo de automação com a inserção de ferragens como corrediças, dobradiças, parafusos e pés.

Por último, há o VDMax Móveis Modulados, que permite a criação de peças de marketing para utilização nas redes sociais da sua marcenaria ou na criação do portfólio da sua empresa.

Para saber mais, confira o vídeo abaixo:

E aí, gostou de saber mais sobre os melhores programas para desenhar móveis? Muitos programas pagos oferecem versões gratuitas. No entanto, o ideal é analisar com calma e escolher qual é o melhor para o cenário da sua marcenaria. 

Conhece outros softwares para marcenaria gratuitos? Compartilhe nos comentários!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

4 Comentários

  1. Uma correção! o Blender é totalmente grátis e é possível mudar o idioma para português. Inclusive em sua configuração existe vários idiomas, podendo serem trocados de forma muito simples.

  2. GOSTARIA DE RECEBER OS CONTEÚDO

  3. Será muito bom fazer uma parceria com a LÉO MADEIRA

  4. Quero adquirir o programa para me adequar as medidas corretas

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.