O que é decoração orgânica e como aplicar essa tendência?5 min leitura
Você já ouviu falar sobre decoração orgânica? Essa é uma tendência que ganhou força nos últimos anos e, inclusive, marcou forte presença na CASACOR SP 2023. Fique por aqui para saber mais sobre esse estilo e entender como aplicá-lo nos espaços através dos principais elementos de um ambiente.
Quer ouvir o conteúdo enquanto realiza outras tarefas? Então aperte o play logo acima e aproveite!
As tendências de decoração e design de interiores estão em constante transformação, exigindo que profissionais e entusiastas do DIY (ou “Faça Você Mesmo”) se atualizem a todo o tempo. Como a decoração orgânica vem ganhando cada dia mais destaque, resolvemos fazer este conteúdo com tudo o que você precisa saber sobre o tema. Então vamos lá?
O que é decoração orgânica?
Antes de tudo, você deve saber que a decoração orgânica tem o intuito de fortalecer o elo entre os seres humanos, a natureza e os espaços que habitam ou usufruem no dia a dia. Em outras palavras, é um estilo que faz referência a diversos elementos naturais através de formas, cores, texturas e materiais.
Existem inúmeras maneiras de estabelecer essa conexão entre o nosso cotidiano e a natureza, mesmo para quem vive em grandes metrópoles, e a decoração orgânica certamente é uma delas. Para isso, no entanto, é essencial conhecer as principais características desse estilo.
A primeira, sem dúvida, é a utilização de formas curvas e cantos arredondados, tanto na marcenaria quanto em sofás, poltronas, tapetes, quadros, pinturas e objetos de decoração. As linhas curvilíneas não apenas reproduzem os contornos que encontramos na natureza, mas também transmitem a sensação de movimento e perenidade.
Outro aspecto característico da decoração orgânica é a priorização de tons neutros e/ou terrosos nas paredes, nos móveis e nos itens decorativos. O verde musgo, o rosa queimado e o terracota, por exemplo, são cores que se encaixam perfeitamente no estilo e proporcionam mais aconchego ao ambiente.
O uso de matérias-primas naturais, como a argila e a madeira, e de acabamentos texturizados também dão o tom orgânico à decoração com leveza e fluidez. Tecidos com textura e aparência mais rústica, como o bouclé, são ideais para estofados, mantas e almofadas.
Como aplicar a tendência em projetos de decoração?
Colocar a decoração orgânica em prática é muito fácil, como você verá a seguir. Lembre-se, acima de tudo, que é perfeitamente possível combinar os elementos abaixo com outros de sua preferência. Afinal, é fundamental que os ambientes tenham harmonia, mas também sejam ricos em personalidade. Sendo assim, escolha os aspectos dessa tendência que mais têm a ver com você e mão na massa!
Utilize madeira na composição dos ambientes
Incluir elementos de madeira, principalmente com um acabamento natural, é um dos recursos para compor uma decoração orgânica. Afinal, essa é uma matéria-prima muito presente na natureza, além de ser um dos principais materiais utilizados quando falamos em fabricação de mobiliário. Móveis e objetos decorativos de madeira são extremamente versáteis e combinam com diferentes estilos de decoração, do rústico ao contemporâneo.
Aposte em móveis com curvas
Cantos arredondados e linhas curvilíneas são característicos da decoração orgânica. Portanto, basta escolher móveis e objetos de decoração que possuam um design rico em curvas. Você pode encontrá-las em sofás, poltronas, mesas de jantar, mesas de centro, mesas laterais, racks, aparadores, armários, entre outras peças. Diferentemente dos móveis com formas geométricas, esse tipo de mobiliário confere fluidez e naturalidade aos espaços.
Invista em materiais e texturas naturais
Você pode e deve combinar materiais e texturas naturais na decoração orgânica, como barro, algodão e pedras, por exemplo. Pendurar peças de macramê nas paredes, assim como optar por tecidos texturizados nos estofados, são formas de imprimir aspectos da natureza em diferentes elementos. O uso de palhas e cerâmicas, seja em móveis ou itens decorativos, também é extremamente bem-vindo nesses ambientes.
Explore a paleta de cores terrosas
Sem dúvida, os tons terrosos têm um papel importante na composição de uma decoração orgânica. Embora seja uma possibilidade utilizar a paleta de cores nas paredes, você pode aplicá-la em móveis com MDF revestido, laminados e muito mais. Caso você queira apenas repaginar o mobiliário que já possui, é possível recorrer a tintas em spray, vernizes e outros produtos de acabamento para deixá-los em tonalidades terrosas.
Decore o espaço com plantas
As vantagens de decorar um ambiente com plantas vão muito além da estética orgânica, já que elas conferem uma atmosfera de relaxamento aos espaços e ajudam a preservar a qualidade do ar. Uma excelente ideia é montar uma horta vertical para plantar algumas hortaliças. Certifique-se apenas de posicioná-las em um local com boa iluminação para mantê-las saudáveis por mais tempo, garantindo que sejam adequadas ao ambiente em que se encontram (interno ou externo).
Sabia que a Leo Madeiras tem inúmeros produtos para compor uma decoração orgânica? Entre no site e confira os itens que estão à sua disposição para aproveitar essa tendência em qualquer ambiente. Comente abaixo o que achou deste conteúdo. Até a próxima!