Tons terrosos na decoração: 9 ambientes para você se inspirar8 min leitura

Você sabe como utilizar os tons terrosos na decoração e arrasar nas suas escolhas, criando um espaço bonito, aconchegante e harmonioso? Tanto na moda quanto na arquitetura e no design de interiores, essa paleta de cores está super em alta. Por isso, preparamos este post para você, repleto de inspirações e informações sobre essa tendência. Quer ficar por dentro do assunto? Então acompanhe!

O que são tons terrosos?

Em primeiro lugar, é essencial entender o que são tons terrosos para aplicá-los corretamente na decoração de um ambiente. Na moda e na arquitetura, eles ressurgiram em 2017, mas parecem ter ganhado ainda mais força a partir de 2020.

Pode não parecer, a princípio, mas a paleta de cores terrosas é ampla, com diferentes intensidades e saturações, como: areia, bege, marrom, ferrugem, rosa queimado, bordô, verde oliva, azul petróleo, cinza, entre outras.

Um aspecto comum a todas elas é a referência que fazem à cartela de tonalidades presentes na natureza, seja na terra, nas plantas, nos rios, nos mares, no céu ou em outros elementos naturais. Dessa forma, promovem uma conexão entre o homem e o meio ambiente.

Como usar os tons terrosos na decoração?

Os tons terrosos são perfeitos para compor ambientes tranquilos e acolhedores, pois transmitem a sensação de aconchego, equilíbrio, calma e conforto. Se esse for o seu intuito, a escolha dessa paleta de cores é certeira, sem dúvida.

Além de atemporais, as nuances terrosas são extremamente versáteis e permitem inúmeras combinações, não apenas entre elas. É possível, por exemplo, coordená-las com tons mais vibrantes ou suaves, a depender das suas preferências e da atmosfera que deseja criar.

Experimente combinar os tons terrosos com móveis de formas orgânicas, tecidos de fibras naturais e peças de barro ou pedra, caso queira uma decoração rústica para o espaço. A seguir, reunimos algumas ideias para você se inspirar. Continue a leitura!

9 ambientes em tons terrosos para você se inspirar

Aproveitando a realização de mais uma CASACOR – a maior mostra de arquitetura, design de interiores e paisagismo das Américas – em 2023, fizemos uma seleção de ambientes que destacaram os tons terrosos na decoração. Veja a seguir como explorar todas as possibilidades que essa cartela de cores oferece, transitando por vários cômodos e diferentes estilos decorativos. Vamos lá?

Área externa com elementos em tons terrosos

Lounge Protéa – Arquiteta Alane Medeiros – CASACOR BA 2023 (Foto: Gabriela Daltro/CASACOR)

Mesclando nuances de branco e off-white e tonalidades de rosa, coral e terracota, a arquiteta Alane Medeiros desenvolveu um espaço tranquilo e aconchegante, com uma decoração impecável para quintais e varandas. A mobília em madeiras de tons escuros conferem o equilíbrio perfeito, evocando uma atmosfera rústica e familiar.

Nas estampas distribuídas pelo ambiente, nota-se a presença da protéa, flor que dá nome ao projeto e também ao Sistema de Avaliação da Suspeita de Transtorno do Espectro Autista. A proposta da profissional foi criar um lugar acolhedor, onde as pessoas podem se refugiar contra os preconceitos e promover transformações significativas.

Tons terrosos na decoração da sala

Casa Senses – UP3 Arquitetura – CASACOR RJ 2023 (Foto: André Nazareth/CASACOR)

A decoração em tons terrosos da Casa Senses, projetada pelos arquitetos Cadé Marino, Michelle Wilkinson e Thiago Morsch, se integra sutilmente à vegetação que cerca o espaço, reforçando a importância da conexão entre o homem e a natureza. Apesar de predominarem as nuances neutras, como o areia e o cinza, o sofá terracota faz o contraponto e confere uma energia vibrante ao cômodo.

Sala Pessoal e Intransferível – Arquiteto Ivan Andrade – CASACOR RS 2023 (Foto: Cristiano Bauce/CASACOR)

Se havia alguma dúvida de que os tons terrosos combinam com cores vibrantes, os questionamentos caem por terra com o ambiente desenvolvido pelo arquiteto Ivan Andrade. A sala intitulada “Pessoal e Intransferível” coloca o laranja e o magenta vibrantes lado a lado com tons terrosos mais neutros, criando um contraste interessante e dando uma personalidade única ao espaço.

Quarto com tons terrosos

Suíte Ócio – Arquiteta Michele Alves – CASACOR MG 2023 (Foto: Daniel Mansur/CASACOR)

Tons terrosos de baixa saturação são escolhas certeiras para ambientes que pedem serenidade, relaxamento, equilíbrio e aconchego. É o caso da Suíte Ócio, assinada pela arquiteta Michele Alves, onde as tonalidades mais suaves da paleta se encontram em perfeita harmonia, seja nos móveis, na pintura da parede, no painel de madeira ou nos tecidos escolhidos.

Casa Reserva 1727 – Arquitetos Fabiola Naoum e Wilker Godoi – CASACOR Brasília 2023 (Foto: Edgard Cesar/CASACOR)

A combinação das cores azul, terracota e marrom, assim como o mix de materiais, tecidos e texturas, constitui a Casa Reserva 1727, ambiente criado pelos arquitetos Fabiola Naoum e Wilker Godoi. Pedras e madeiras de reflorestamento, por exemplo, casam perfeitamente com as estruturas metálicas do steel frame e proporcionam acolhimento e conforto.

Decoração com tons terrosos no banheiro

Sala de Banho – Arquiteta Fernanda Medeiros – CASACOR RJ 2023 (Foto: André Nazareth/CASACOR)

Com o intuito de promover o relaxamento e o bem-estar, a arquiteta Fernanda Medeiros criou uma Sala de Banho com tonalidades de azul e terracota. Explorando elementos que transitam entre o rústico e o contemporâneo, utilizou a aromaterapia para compor uma atmosfera tranquila e harmoniosa, ideal para momentos de autocuidado.

Suíte Corcovado – Arquiteto Julio Teroni – CASACOR RJ 2023 (Foto: André Nazareth/CASACOR)

Sem dúvida, o laminado translúcido que emoldura a banheira da Suíte Corcovado é um dos grandes destaques do espaço. Com tons de âmbar, o material remete às pedras clássicas e desperta a sensação de aconchego e serenidade, ainda mais associado aos tons terrosos na decoração. Para quem deseja obter esse efeito em um ambiente, o Luminare Classic Pertech é uma ótima opção.

Tons terrosos na cozinha

Cozinha Cave – Arquiteta Andrea Buratto – CASACOR MG 2023 (Foto: Daniel Mansur/CASACOR)

No espaço Cozinha Cave, assinado pela arquiteta Andrea Buratto, a iluminação no mobiliário realça o contraste entre o cinza e o cobre, criando um ambiente moderno e atemporal. Percebe-se, dessa forma, que os tons terrosos combinam com diferentes estilos de decoração, sem necessariamente imprimir rusticidade nos locais onde são aplicados.

Cozinha do Chef Raízes – Arquiteta Amanda Miranda – CASACOR RJ 2023 (Foto: André Nazareth/CASACOR)

Recipientes de barro, mobílias de madeira, plantas naturais, estampas de folhagens e acabamentos em tons terrosos compõem o espaço desenvolvido pela arquiteta Amanda Miranda, que combinou diferentes tonalidades e texturas a fim de ressaltar aspectos da brasilidade. Destaque, portanto, para a combinação harmoniosa entre o ocre e as diversas nuances de verde.

Percebeu como há diferentes formas de integrar os tons terrosos na decoração? Na Leo Madeiras, você encontra diversos tipos de acabamentos para realizar o seu projeto de móveis e deixar o seu espaço com a sua personalidade. Aproveite e comente: o que você acha dessa tendência? Vai aderir? Até breve!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.