CASACOR SP 2023: inspirações e tendências que se destacaram na 36ª edição8 min leitura

Considerada a maior mostra de arquitetura, design de interiores e paisagismo das Américas, a CASACOR é sempre muito aguardada por profissionais do ramo e por amantes de decoração. Nós visitamos a 36ª edição do evento em São Paulo – a CASACOR SP 2023 – e reunimos neste post as principais tendências que observamos por lá! Fique por aqui para acompanhar.

A 36ª edição da CASACOR SP 2023 aconteceu no Conjunto Nacional, na Av. Paulista, em São Paulo.

CASACOR SP 2023: principais tendências

Elementos com formas orgânicas

Em contraste com as formas geométricas, as curvas estiveram presentes em sofás, divisórias e outros elementos decorativos com formas orgânicas, remetendo ao movimento constante e aos contornos irregulares presentes na natureza.

Paleta de tons terrosos

Sem dúvida, a paleta de tons terrosos predominou nos ambientes da 36ª edição da CASACOR SP 2023 – terracota, caramelo, ferrugem, rosa queimado, verde musgo e muitos outros – em uma clara alusão aos elementos naturais, tanto nas paredes quanto no mobiliário.

Paredes revestidas com painéis de madeira

Os painéis de madeira certamente se sobressaíram em muitos ambientes da CASACOR SP 2023. Recobrindo completamente as paredes e, em alguns espaços, até mesmo o teto, surgiram não apenas em versões totalmente lisas, mas também adornados com nichos e boiseries.

Decoração com materiais e fibras naturais

Com o intuito de reforçar a importância da sustentabilidade, muitos profissionais da 36ª edição da mostra optaram pela utilização de fibras naturais, como o algodão e o linho, por exemplo. Além disso, materiais como a palha e a pedra, que já estavam em alta em 2022, permanecem em evidência na decoração.

Tecidos que despertam sensações

Envolvendo sofás, almofadas, cabeceiras e outros elementos da decoração, o suede e o veludo marcaram uma forte presença nos espaços da CASACOR SP 2023, promovendo o relaxamento através do toque suave e deixando os ambientes mais aconchegantes e sofisticados.

Inspire-se com 9 ambientes da CASACOR SP 2023

Distribuídos por um espaço de 11 mil metros quadrados, 74 ambientes retrataram o tema da 36ª edição – “Corpo e Morada” – abordando questões de sustentabilidade, inclusão e diversidade. Visitantes puderam conferir casas, estúdios, lofts, áreas de bem-estar, jardins, praças, restaurantes, banheiros, lojas, entre outros, por um circuito que ocupou o mezanino e o terraço aberto do Conjunto Nacional.

Para que você também tenha a oportunidade de se inspirar com as criações da CASACOR SP 2023, fizemos uma seleção de 9 ambientes que transbordam as principais tendências observadas na mostra de arquitetura, design de interiores e paisagismo. Portanto, se você não conseguiu visitar a edição deste ano, ou quer rever algumas das decorações, continue acompanhando o conteúdo!

1. Hall do Colecionador – Carlos Navero Arquitetura e Interiores

(Foto: Adriana Barbosa/CASACOR)

A concepção do espaço, criado pelo arquiteto Carlos Navero, girou em torno do universo da arte e do design, com peças marcantes distribuídas pelo ambiente. Destacam-se o painel de madeira que reveste todas as paredes, o piso de pastilha cerâmica e o forro com contornos geométricos, contrastando com as curvas do mobiliário.

2. Galeria Origami – GDL Arquitetura

casacor SP 2023 galeria origami GDL arquitetura
(Foto: MCA Estúdio/CASACOR)

Com a Galeria Origami, o arquiteto Gabriel de Lucca mostra que a combinação de diversos tipos de madeira é possível. De forma leve e harmoniosa, o profissional trabalhou com diferentes padronagens no mobiliário, no painel amadeirado com nichos iluminados por LED e no teto. Assim, criou contrastes sutis que preenchem o ambiente sem pesá-lo.

3. Minha Morada, Meu Canto – Cacau Ribeiro Interiores

(Foto: MCA Estúdio/CASACOR)

Com a finalidade de promover o equilíbrio entre a alma, a mente e o corpo, a designer de interiores Cacau Ribeiro projetou três espaços. As áreas de ioga, tecelagem e spa são ricas em painéis e móveis de madeira, assim como outros ambientes da mostra. Dessa forma, criou núcleos de relaxamento que visam promover o bem-estar do ser.

4. Casa Líder – Figueiredo Fischer Arquitetos

casacor SP 2023 casa líder figueiredo fischer arquitetos
(Foto: Ricardo Bassetti/CASACOR)

O projeto dos arquitetos Lívia Fischer e Gustavo Figueiredo explora peças de formato orgânico, além de cores e texturas que remetem à natureza. A fim de criar uma atmosfera rústica e aconchegante, os profissionais utilizaram painéis e forro de madeira, pisos com cacos de granito e acabamentos de terra, entre outros elementos.

5. Casa Kraftizen Cosentino – Suite Arquitetos

(Foto: MCA Estúdio/CASACOR)

O espaço criado pela Suite Arquitetos é um convite à reflexão sobre o avanço das tecnologias e as intervenções humanas. Com destaque para os contornos orgânicos do sofá e para os blocos de tijolo dispostos na parede, os profissionais abusaram de revestimentos com textura e peças de produção artesanal.

6. Casa Essência Duratex – Paola Ribeiro

casacor SP 2023 casa essência duratex arquiteta paola ribeiro

Os painéis imponentes de Nogueira Flórida, com nichos e boiseries sofisticados, certamente são o grande destaque do ambiente Casa Essência Duratex. Mais uma vez, tons terrosos e tecidos de toque suave, bem como a presença de plantas, são responsáveis por trazer a natureza para dentro do espaço, assinado pela arquiteta Paola Ribeiro.

7. Casa Morada – Barbara Dundes Arquitetura

(Foto: Marco Antônio/CASACOR)

No espaço desenvolvido pela arquiteta Barbara Dundes, a madeira aparece, principalmente, no forro e nas divisórias, combinada com a iluminação suave e o piso de pedra. No sofá, na poltrona da sala e em outros detalhes da decoração, as nuances de marrom se unem aos outros elementos e transmitem o aconchego e o conforto de um lar.

8. Casa Magenta LG – BC Arquitetos

(Foto: MCA Estúdio/CASACOR)

O espaço desenvolvido pelos arquitetos Camila Avelar e Bruno Carvalho mostra que a tecnologia pode andar de mãos dadas com a sustentabilidade e a conexão com a natureza. Explorando a ancestralidade em elementos decorativos, os profissionais deu destaque à cor magenta e utilizou materiais naturais, como a terra, para compor o ambiente da CASACOR SP 2023.

9. Morada do Samba – Marcelo Salum

Por fim, a atmosfera vibrante criada pelo arquiteto Marcelo Salum teve o tom laranja como protagonista, imprimindo toda a vivacidade do samba. Com muitas referências ao ritmo e à cultura africana, o espaço combinou painéis de madeira, tecidos texturizados, obras de arte, móveis, plantas e uma série de elementos decorativos.

Gostou dos ambientes da CASACOR SP 2023 que mostramos por aqui? Conte nos comentários qual foi o seu preferido e em qual tendência de decoração você já está de olho. Lembre-se que a Leo Madeiras oferece inúmeras soluções para profissionais de marcenaria, arquitetos, designers de interiores, hobbistas e muito mais. Até a próxima!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.