madeira pinus com veios e nós

Madeira Pinus: saiba quais são as vantagens e cuidados6 min leitura

A madeira pinus oferece um ótimo custo-benefício para profissionais de arquitetura, design de interiores, marcenaria e decoração em geral. Ela provém de reflorestamentos e é muito usada para fabricar peças de diferentes tamanhos. Conheça a seguir as vantagens da madeira pinus e os cuidados que você deve ter com essa matéria-prima.

Você também poder ouvir o conteúdo desde post utilizando o player acima!

madeira pinus com veios e nós

Seja para decorar interiores, fabricar móveis ou explorar outras aplicações, a madeira pinus é conhecida pela versatilidade, durabilidade e alta resistência. Quem se arrisca na bricolagem também pode aproveitar as vantagens dessa madeira em seus projetos.

Neste post, vamos explicar porque esse material é uma tendência atual na decoração, além de mostrar detalhes sobre as vantagens de utilizá-lo. Também vamos mostrar quais são os cuidados necessários com a madeira pinus para prolongar a vida útil da madeira e dos itens produzidos. Continue a leitura!

O que é madeira pinus e por que ela é uma tendência?

A madeira pinus é originada de uma árvore nativa da Europa e do hemisfério norte. Apesar de ter origem em outras regiões, ela passou a ser plantada nas regiões sul e sudeste do Brasil e também é conhecida como pinheiro americano.

Devido à sua versatilidade, ela atende à necessidade de várias áreas, inclusive da construção civil, para o madeiramento de telhados, fabricação de ripas, andaimes, lambris, rodapés, forros, artesanatos e muito mais. Essa árvore também produz resinas e fornece celulose para a produção de papéis.

As árvores pinus são usadas para reflorestar áreas degradadas, pois crescem rapidamente: levam em torno de 8 a 10 anos para se desenvolverem completamente. Por essa razão, é considerada um material renovável e sustentável, tem corte macio, textura fina, permitindo que profissionais fabriquem até mesmo pallets e caixotes facilmente.

Quais são as vantagens de desenvolver móveis com madeira pinus?

Os móveis feitos com madeira pinus geralmente apresentam uma estética rústica, com acabamento em tom mais neutro, bastante útil ao estilo escandinavo e diversos outros estilos decorativos. Além disso, a sustentabilidade é um tema cada vez mais presente no dia a dia das pessoas. Nesse sentido, o material é uma alternativa inteligente para o desenvolvimento de projetos sustentáveis.

Veja abaixo alguns dos benefícios de criar mobílias, estruturas e objetos de decoração com madeira pinus!

Baixo investimento

As plantas dessa espécie oferecem custo menor desde a aquisição da muda e plantio até a colheita. Elas têm um ciclo de crescimento rápido em comparação a outros tipos de árvore e isso torna o valor final da sua madeira mais barato. Os móveis de pinus são mais acessíveis para os projetistas e também para os clientes.

Alta durabilidade

Quanto à resistência, a madeira pinus pode durar até meio século, desde que receba a manutenção adequada. Os cuidados são necessários para evitar fungos e cupins que podem atacar o material. A cobertura com tinta também ajuda a proteger a matéria-prima. 

Sustentabilidade

Como dito anteriormente, a madeira pinus é sustentável e pode combinar com todos os estilos de móveis e decorações. As plantas, originárias de outras regiões do mundo, são uma boa alternativa para reflorestar áreas devastadas. Sua coloração clara com desenhos escuros em forma de veios é uma vantagem para os profissionais que fabricam mobílias.

Quais são os cuidados que a madeira pinus exige?

Para que a madeira pinus resista bem ao ataque de pragas e fungos, é essencial tratá-la com técnicas e produtos específicos. O uso de produtos abrasivos e a exposição direta ao sol, por exemplo, podem prejudicar a sua vida útil. Por isso, observe abaixo os principais cuidados que você deve tomar ao utilizar a madeira pinus!

Gradeamento da madeira

É necessário gradear a madeira pinus para evitar o surgimento de cupins e reduzir a umidade que pode afetá-la. Faça o gradeamento das tábuas ao empilhá-las para facilitar o transporte e o armazenamento. Você pode utilizar um gradeador de madeira para ter mais eficiência, se trabalhar com grandes quantidades e quiser aumentar a produtividade.

Uso de óleo queimado

O óleo queimado é um ótimo produto para proteger a madeira pinus dos cupins. Passe três camadas desse produto para assegurar a sua eficácia ou procure outra opção que seja capaz de impermeabilizar essa matéria-prima. Alguns profissionais preferem óleos de noz, tungue ou linhaça para realizar o procedimento em caso de pequenos projetos, como nichos de pinus.

Impermeabilização

Os impermeabilizantes são produtos indicados para o tratamento da madeira pinus e penetram facilmente na base do material. Escolha um impermeabilizante à base de água, um vedante ou selante conforme a descrição do fornecedor. Utilize panos velhos, palha de aço, lixa e pincéis durante o procedimento.

A impermeabilização é um processo relevante para a proteção da madeira pinus, especialmente em ambientes externos, onde a peça terá contato com a umidade. Nesses casos, é imprescindível protegê-la a fim de evitar o apodrecimento.

Existem várias opções de produtos disponíveis no mercado com o objetivo de proteger a madeira, como vernizes incolores, brancos, pretos, marrons, vermelhos e de outros tons. Tonalidades terrosas, por exemplo, harmonizam com cenários aconchegantes e rústicos, enquanto tons mais claros oferecem um toque de sofisticação e charme aos ambientes.

Fungicida

Antes de aplicar um fungicida na madeira pinus, é interessante realizar uma limpeza com um pano macio, sabão neutro e água. Não use produtos químicos para higienizar as tábuas e ripas, já que o material é bastante sensível. Como a matéria-prima é sensível aos fungos, aplique o fungicida para eliminar quaisquer problemas futuros com as mobílias.

Contato com o sol

Evite sempre o contato direto da madeira pinus com a luz solar, uma vez que o material é sensível e pode rachar, causando prejuízos. Acomode-as em uma área interna no seu local de trabalho, em uma garagem ou galpão, até o momento do uso. Conserve a matéria-prima para criar projetos encantadores para o público.

Agora você já sabe como cuidar da madeira pinus a fim de conservá-la por mais tempo e quais são os benefícios de utilizá-la em projetos de móveis e muito mais. Certifique-se de tratá-la corretamente e, sem dúvida, você poderá usufruir das peças por um longo período.

Confira todos as opções em madeira pinus que o site da Leo Madeiras tem para você e para os seus projetos!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.