tipos de corrediça para gaveteiros e armários

Tipos de corrediça: conheça aqui os principais6 min leitura

Além de ter uma boa aparência, um bom móvel deve ser funcional e contar com peças de qualidade para garantir o funcionamento adequado. Entre os acessórios indispensáveis, estão três tipos de corrediça para gavetas: simples, oculta e telescópica. A seguir, saiba mais sobre cada uma delas!

Sabia que você também pode ouvir o nosso conteúdo? Aperte o play logo acima e aproveite!

tipos de corrediça para gaveteiros e armários

Mesmo sem chamar a atenção na rotina, a corrediça está presente em grande parte dos móveis de uma casa e faz uma grande diferença no dia a dia. Afinal, problemas como uma gaveta emperrada ou saindo dos trilhos geram uma grande dor de cabeça — e ninguém quer passar por isso, certo?

Para tirar as suas dúvidas sobre as corrediças para gavetas e conhecer os principais tipos desse produto, preparamos este artigo com tudo o que você precisa saber sobre o tema. Acompanhe!

O que é e para que serve a corrediça?

A corrediça consiste em uma ferragem em forma de trilho, tendo como principal função proporcionar o deslizamento de gavetas. Dessa forma, a peça facilita o uso de armários e gaveteiros, permitindo que o acesso aos objetos guardados seja simples e prático.

corrediça para gaveta o que é e para que serve

Há diversos benefícios associados ao uso de corrediças. Além de serem fáceis de instalar, elas podem ser encontradas em diferentes modelos e tamanhos e são indicadas para qualquer tipo de móvel. É o caso, por exemplo, de armários, closets, mesas de cabeceira, entre outros.

O acessório ainda proporciona uma rolagem delicada e segura para as gavetas, garantindo que o movimento de abrir e fechar seja o mais suave possível. É importante destacar que o funcionamento das corrediças varia de acordo com o modelo.

Quais são os principais tipos de corrediça para gavetas?

Muitas pessoas não conhecem os tipos de corrediça disponíveis no mercado, o que pode gerar um sentimento de frustração. Afinal, um produto inadequado tende a apresentar problemas ao abrir ou fechar uma gaveta.

Por isso, é importante que você tenha atenção aos tipos existentes para instalar a peça mais indicada para cada móvel. A seguir, conheça os principais modelos de corrediças.

Corrediça simples

Esse é o modelo de corrediça mais comum encontrado no mercado. Ela funciona por meio de um sistema de roldanas, sendo bastante fácil de instalar — basta parafusar a ferragem na lateral do móvel e na parte de baixo da gaveta para que ocorra o deslizamento.

tipo de corrediça simples para gavetas

A corrediça simples requer o uso de parafusos específicos, que variam entre 35×12 mm, 35×14 mm e 35×16 mm. Quanto ao peso suportado, sua capacidade é baixa, aguentando no máximo 25 kg.

A simplicidade da peça se reflete em seu preço, que é o mais baixo do mercado. Porém, a desvantagem é que apresenta menor durabilidade e pode apresentar problemas em pouco tempo, sendo mais comum em móveis populares. Apesar de não deixar a gaveta sair completamente, ela não possui trava, e a gaveta pode sair do trilho casa seja puxada com muita força.

Corrediça invisível

Também chamado de corrediça oculta, esse modelo conta com rolamentos em esferas de aço, que ficam alojados em caixas. Ela possui uma trava que impede que a gaveta saia sem que a pessoa queira, tornando-a uma opção mais segura e bastante popular para gavetas maiores.

tipo de corrediça invisível ou oculta para gavetas

A ferragem é instalada no fundo das gavetas, ou seja, não aparece nas laterais ao abri-las. Portanto, é mais discreta e, como o próprio nome diz, torna a peça invisível para quem observa.

Outra vantagem é que a corrediça invisível suporta mais peso e aumenta a vida útil dos móveis, além de tornar o ato de abrir e fechar gavetas mais fácil, silencioso e macio.

Porém, esse tipo de corrediça tem um valor mais alto, e sua instalação é mais difícil, sendo necessário ter uma altura específica entre as gavetas. Caso contrário, se ficarem muito próximas, uma baterá na outra na hora de abrir. Assim, o trabalho requer mais atenção e cuidado.

Corrediça telescópica

Muito usadas em móveis planejados ou sob medida, as corrediças telescópicas são instaladas nas laterais da gaveta, ficando aparentes. Assim como o modelo invisível, essa peça conta com rolamentos de esferas de aço alojados em caixas.

O modelo permite um bom deslizamento e maciez ao abrir e fechar a gaveta, facilitando o acesso dos itens armazenados, pois ela sai quase por completo do móvel. Também suporta um peso razoável (de até 45 kg) e possui trava para evitar que a gaveta saia com facilidade.

A corrediça telescópica pode ser instalada facilmente, sendo necessário ter um espaço de 1 cm entre a gaveta e a lateral do móvel. Por ser encontrada em diversos tamanhos e cores, ela se adapta bem em qualquer acabamento e é ideal para decorações modernas.

Como substituir corrediças?

Como os diversos tipos de corrediças para gavetas apresentam características variadas, a montagem é diferente em cada modelo. Já que a corrediça invisível é uma das mais usadas, separamos dicas para que você saiba consertar e substituir esse modelo corretamente. Veja o passo a passo:

  • tire a gaveta: para isso, pressione o gatilho que prende a corrediça e, em seguida, puxe a gaveta;
  • retire os parafusos: para substituir uma corrediça danificada, remova os parafusos que prendem a peça à lateral do móvel;
  • substitua a corrediça: lembre-se de instalar uma peça de mesmo tamanho e especificações para que não haja problemas;
  • posicione a gaveta: após instalar a corrediça no móvel, apoie a gaveta sobre ela e empurre-a cuidadosamente. Assim, os gatilhos se prenderão automaticamente.

As corrediças para gavetas são peças essenciais para a fabricação de móveis, pois permitem abrir e fechar gavetas de forma prática e segura. Para uma instalação adequada, tenha atenção ao tamanho das gavetas e ao peso dos objetos guardados. Além disso, use sempre corrediças de qualidade.

Que tal adquirir os melhores tipos de corrediça do mercado para os seus próximos trabalhos? A Leo Madeiras pode ajudar você. Entre em contato conosco para conhecer nossos produtos!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.