Troncos de árvores empilhados que exibem diversos tons de madeira

O que diferentes tons de madeira podem dizer sobre o material?10 min leitura

Móveis modernos exibem um design que conta com diferentes tons de madeira, o que garante a beleza e a personalidade única de cada espaço. 

Você sabe como adequar os tons de madeira às necessidades do seu cliente, combinando-os com o ambiente em que ficarão dispostos? Se isso não ocorre, há risco de desvalorizar tanto o espaço do cliente como seu próprio trabalho.

Por isso, é preciso pensar em variáveis desse tipo ao realizar seu projeto de marcenaria e, além disso, estar preparado caso seu cliente peça dicas em relação aos tons de madeira. Tudo deve ser pensado no sentido de tornar o espaço mais rico, mais bonito e, principalmente, mais funcional; fazer essa composição envolve considerar as diferentes estampas, texturas e estilos presentes em um local.

Como escolher adequadamente os tons de madeira que irão compor um mesmo cômodo ou até mesmo toda uma casa? O que esses diferentes tons podem dizer sobre o material? É o que você vai entender melhor agora! Vamos lá? Acompanhe!

Tons de madeira: por que há variações?

Como você sabe, a madeira é um material natural que exibe uma imensa variedade de espécies, cada uma delas possui diferentes tons, e texturas. Toda essa diversidade se origina de três fontes principais:

  • Das alterações que ocorrem no interior de uma determinada árvore;
  • Das variações que ocorrem entre espécies diferentes de árvores;
  • Das variações que ocorrem dentro da mesma espécie.

Essa enorme variedade entre espécies ocorre devido a diferenças genéticas. Já as variações que ocorrem entre árvores da mesma espécie se devem, principalmente, a fatores como:

  • Disponibilidade de nutrientes no solo;
  • Facilidade de captação de água;
  • Tempo de exposição ao sol;
  • Diferença de clima;
  • Tipo de solo.

Devido a essa grande diversidade, é possível escolher diferentes tons de madeira para cada espaço de uma casa, tornando cada ambiente único.

Tons de madeira para usar no seu projeto 

Os móveis de madeira são os preferidos dos brasileiros em todos os espaços de uma casa: quartos, varandas, cozinhas e salas de estar. Além disso, o material pode ser usado na fabricação de mesas, cadeiras, pisos, janelas, portas, telhados e alguns objetos de decoração.

A madeira é bonita e macia ao toque, o que faz dos ambientes mais aconchegantes e acolhedores. O material tem múltiplas facetas: pode tornar um espaço mais sofisticado e mais elegante. Tons de madeira mais escuros são ideais para esses lugares mais luxuosos, já tonalidades mais claras são interessantes em espaços modernos.

Quem é apaixonado por móveis de madeira tem encontrado cada vez mais opções para a criação de peças que exibem um estilo único e contemporâneo. A seguir, vamos falar sobre algumas madeiras que, além de boa estética, promovem qualidade a um projeto.

Principais madeiras usadas em móveis

Um canto de um quarto, com um pequeno armário de duas gavetas ao lado de uma poltrona e, à frente dela, um banquinho para colocar os pés. Estão ao lado de uma janela que está com as cortinas abertas. O chão e os móveis possuem diferentes tons de madeira que agregam valor ao ambiente.
Os tons de madeira presentes em um móvel devem agregar valor à peça e ao ambiente

Móveis sob medida aliam beleza e praticidade. O desenho único da peça reflete a personalidade e o estilo de quem o adquire.

Os tons da madeira presentes na criação de uma peça assim devem agregar valor ao projeto e, por meio da cor e textura, torná-lo ainda mais bonito. Existem inúmeras madeiras que exibem características e tons únicos, entre elas podemos destacar:

Carvalho americano

Madeira de cor marrom amarelada com desenhos longilíneos; muito durável e resistente à tensão. É uma espécie de árvore úmida, pouco resistente ao ataque de insetos e fungos.

É fácil de ser trabalhada e pode ser usada na criação de móveis que seguem a linha orgânica ou reta. Além disso, é comumente encontrada na construção de pisos, telhados e vigas.

Cedro

Encontrada por toda a América do Sul, é uma madeira pouco permeável e moderadamente resistente ao ataque de insetos. Exibe uma cor castanha levemente avermelhada. É fácil de ser trabalhada, por isso é muito usada na produção de móveis orgânicos e inovadores.

Cumaru

Madeira perfumada de cor castanho claro, muito resistente à umidade e ao ataque de fungos e cupins. É conhecida por ser muito dura e difícil de ser trabalhada. Ideal para a construção de pisos, revestimentos e móveis destinados tanto a projetos para interiores quanto para a área externa da casa. Pode ser encontrada nas Américas do Sul e Central.

Itaúba

É uma madeira de brilho amarelado, muito dura e resistente ao ataque de fungos e cupins. A Itaúba é uma espécie comum das florestas tropicais, ideal para a construção de bancos, cadeiras, bancadas e bases para mesas e poltronas.

A secagem da Itaúba deve ser feita de forma natural, pois isso impede que a peça apresente rachaduras ou marcas de envelhecimento quando exposta ao sol. 

Jacarandá

Também chamado de Caviúna ou Pau de Ferro, é uma árvore natural do centro-oeste do Brasil. Exibe cor marrom escura e textura fina, suave ao toque.

Durável e muito resistente ao ataque de insetos e fungos, rendeu peças únicas que exibem estrias muito finas, levemente amarronzadas.

O jacarandá, assim como outras espécies de madeira, por questões legais de preservação do meio ambiente, não é mais comercializado e usado para fabricação de móveis, mas ainda hoje são encontrados móveis feitos com essa madeira, em sua maioria de estilo clássico.

MDF

O MDF ou placa de fibra de madeira de média densidade é um material uniforme, plano e denso, que permite a criação de móveis com acabamento fosco, texturizado, metálico ou brilhante.

Permite a criação de peças em formatos, recortes ou desenhos geométricos, como mesas, cadeiras e poltronas. Pode ser pintada de cores variadas e pode apresentar diferentes texturas. 

MDP

O painel de partículas de média densidade é composto por três camadas, sendo as externas mais finas que a interna.

Muito estável dimensionalmente, é utilizado na construção de móveis planos como nichos e armários que não precisam ser usinados. Possui diferentes cores como o branco, o cinza e o preto. 

Como combinar os diferentes tons de madeira

Uma cozinha que exibe diferentes tons de madeira combinados, desde a geladeira até a bancada principal
É importante saber como combinar diferentes tons de madeira em ambientes internos e externos para garantir que seu projeto seja bem avaliado

Combinar diferentes cores e estilos é criar uma sensação de continuidade. Prestar atenção a detalhes como tons, acabamentos e grãos torna mais fácil misturar e combinar diferentes peças em um mesmo ambiente.

Em projetos mais antigos era pouco comum misturar diferentes materiais em um mesmo ambiente. Todo o espaço exibia móveis da mesma madeira, variando apenas em tonalidades.

Já um projeto contemporâneo exibe diferentes texturas e cores de madeira, possibilitando a criação de espaços únicos e cheios de personalidade. Na sequência, vamos dar algumas dicas práticas de como misturar diferentes tons de madeira e garantir que seus projetos sejam harmônicos e cheios de estilo.

Dica 1: Misture tons de madeira a outras cores

Quer combinar uma cadeira de madeira clara com uma mesa pintada? Uma boa opção  é investir em cores claras como o bege e o amarelo, pois isso torna o ambiente mais harmônico e aconchegante.

Se você tem em um mesmo ambiente diferentes tons de madeira, a dica é intercalar peças brancas para dar uma ideia de continuidade. Branco e madeira sempre combinam!

Dica 2: Invista em uma peça central

Quer dar destaque a uma peça de madeira exclusiva? Escolher um móvel que exiba um tom ou uma textura diferente das peças que já estão no ambiente faz com que esse artigo  único atraia todos os olhares.

Dica 3: Encontre a melhor opção para o projeto

Quando o cliente ainda não encontrou a peça-chave que fará parte do projeto do ambiente, é válido lembrar que móveis de madeira podem ser lixados ou pintados e receber um acabamento exclusivo, passando a exibir uma cor totalmente nova.

Essa solução permite combinar móveis antigos ou rústicos com peças que exibam linhas mais arrojadas.

Dica 4: Espalhe os móveis de tons diferentes por todo o ambiente

Para usar móveis de tons de madeira diferentes em um mesmo projeto, o ideal é espalhá-los pelo cômodo. Separar os móveis por cores não é uma boa ideia, porque o lado que ficar com móveis de tons escuros parecerá bem mais pesado, em contraste com o canto que exibe tons claros, que parecerá mais leve.

Dica 5: Aposte no contraste

Uma sala com um sofá e almofadas, pufes, um vaso. Um papel de parede com várias folhas, em tons verdes. Uma janela ampla acima do sofá. Duas mesas de centro sobre um tapete. O chão é de madeira e cria contraste com os tons de madeira das mesas e o resto do ambiente.
É interessante combinar diferentes tons de madeira pensando no contraste criado por eles

Ao misturar diferentes tons de madeira em um mesmo espaço, é importante apostar no contraste. Por exemplo, um piso claro pode se contrapor a uma mesa de madeira escura e cadeiras de tons intermediários. Brincar com o contraste torna um ambiente visualmente mais interessante e acolhedor.

Dica 6: Escolha um tom dominante

Escolher um tom de madeira para “dominar o ambiente” é um bom ponto de partida para projetar um espaço. Se o ambiente tem pisos de madeira, esse será o tom de madeira dominante. Caso contrário, escolha a maior peça de mobília da sala para começar a sua composição.

Dica 7: Observe o veio da madeira

Se os móveis da casa exibem madeiras com veios proeminentes, tente manter os padrões similares próximos uns dos outros. Em geral, veios de madeira maiores são usados em espaços mais casuais ou rústicos, enquanto veios mais finos são ideais para ambientes mais requintados.

Combine os tons de madeira que quiser

Agora você já sabe por que é possível encontrar tantos tons de madeira e quais recomendações seguir na hora de combinar diferentes tipos desse material em um mesmo ambiente. Você pode combinar tons semelhantes ou diferentes, texturas, e ainda cores escuras com cores claras.

Pode ainda combinar móveis de madeira com peças de aço inox, pedra ou vidro. Seja na sala de estar, na cozinha, no quarto ou na varanda, não deixe de testar novas combinações de cores, padrões ou texturas.

Já sabe qual tom de madeira escolher para o seu projeto? Que tal conhecer o  Portal da Leo Madeiras? Aqui você acha tudo para o seu projeto de marcenaria!

Encontre tudo sobre marcenaria na Leo

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

4 Comentários

  1. Muito boa as dicas e idéias.

  2. Quero alguém que faça isso para fora…

    1. Olá Maria!
      Agradecemos a sua visita ao blog da Leo.
      Como podemos ajudar?

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.