um tubo de um dos tipos de cola sendo utilizado em um pedaço de madeira

Você conhece os tipos de cola mais utilizados na marcenaria? Confira!10 min leitura

Para que o seu trabalho dure por muitos anos, é preciso escolher os materiais utilizados com bastante cuidado, não é mesmo? Como você sabe, existem diferentes tipos de cola no mercado, então, como decidir qual deles escolher?

A cola PVA, por exemplo, não é indicada para projetos destinados à área externa da casa. Já a cola de contato, é muito fácil de ser encontrada, ela é resistente à água e às mudanças de temperatura. A cola PVA é conhecida por sua função multiuso, pois, além da madeira, ela pode ser usada para colar tecidos, papéis e outros os materiais porosos que podem ser usados no seu projeto.

A cola de cianoacrilato é muito fácil de ser usada e cola muitos os materiais quase instantaneamente. Conhecida como super cola, é usada, geralmente, em colagens temporárias ou em pequenas reformas. 

Ficou interessado no assunto? Quer conhecer outras características dos principais tipos de cola para madeira? Continue a leitura do post e confira!

Tipos de cola: em que momento usar na marcenaria?

Como você deve saber, a chamada cola de madeira é usada, especificamente, para colar duas superfícies de madeira. Os tipos mais comuns são a PVA branca, PVA amarela e a Hide Glue, também conhecida como cola de esmagamento.

No entanto, outros tipos de cola podem ser usados em projetos em que há necessidade de colar a madeira a outros materiais, como tecidos, cerâmicas e metais. Nesse caso, é possível usar a cola de poliuretano ou a de contato.

Além disso, antes de escolher quais tipos de cola são ideais para o seu projeto, é preciso observar onde o móvel será alocado. O local é muito úmido? Muito quente? A peça de mobiliário que você está construindo será usada para preparar refeições?

Você também deve pensar se é melhor optar por uma cola de secagem rápida ou por uma que cubra espaços entre peças desniveladas, por exemplo.

Vale lembrar também que alguns tipos de cola são tóxicos e não podem ser usados na fabricação de móveis com os quais crianças ficarão em contato. Responder a todas essas questões é fundamental para escolher o material mais adequado para o seu projeto.

13 tipos de cola mais utilizados na marcenaria

Confira alguns dos tipos de cola mais utilizados na marcenaria:

1. Adesivo estrutural;

2. Cola coqueiro;

3. Cola de cianoacrilato;

4. Cola de contato;

5. Cola de poliuretano;

6. Cola de PVA;

7. Cola de resorcinol;

8. Cola de sapateiro;

9. Cola de silicone;

10. Cola epóxi;

11. Cola para aeromodelismo;

12. Cola quente;

13. Hide Glue.

Na sequência, você pode conhecer um pouco mais sobre cada uma delas.

1. Adesivo estrutural

O adesivo estrutural pode ser utilizado tanto em pequenos consertos quanto em projetos maiores de marcenaria, em que é preciso colar peças de metal, cimento, louça, mármore, plástico, vidro, concreto, cerâmica ou, até mesmo, porcelana à madeira.

Além disso, o material também é usado para a finalização de pequenos trabalhos de bricolagem e artesanato. É muito durável, resistente e fácil de usar.

2. Cola coqueiro

Feita de proteína animal, é um dos tipos de cola de madeira que pode ser encontrado na forma de tabletes. Embora não seja resistente à umidade, é resistente à dilatação, sendo útil para projetos que entrarão em contato direto com o calor, como panelas, tábuas de corte e talheres.

A cola coqueiro é um pouco complicada de ser usada, por isso, é indicada para marceneiros que possuam um pouco mais de experiência com o material. Essa cola foi muito usada nas décadas de 30 a 40, antes do advento das colas brancas, por isso é usada quase que exclusivamente em trabalhos de restauração – que têm o preciosismo de manter os materiais usados na época da confecção do móvel.

3. Cola de cianoacrilato

As mãos de um marceneiro utilizando um tipo de cola, de cianoacrilato, colando dois pedaços de madeira com o tubo de cola ao lado
Esse é um dos tipos de cola mais utilizados, não somente na marcenaria, mas também para fazer reparos de todo tipo. Fonte: Woodwork Network

Também conhecida como “supercola” ou “super bonder”, pode ser usada para colar superfícies de madeira, cerâmica, papel ou tecido. Normalmente, é bastante utilizada para fazer pequenos reparos.

É conhecida pela facilidade de utilização, além de garantir a colagem quase instantânea. Por ser muito dura e quebrável, na maioria das vezes, é usada em colagens temporárias, como quando é necessário estabilizar as peças antes de finalizar o projeto.

4. Cola de contato

A cola de contato se destaca entre os tipos de cola mais usadas em projetos de marcenaria. Além da madeira, pode colar couro, tecidos e papéis.

É um material fácil de ser aplicado e não interfere no acabamento da peça. Mas fique atento! Ela não é a prova d’água, por isso não ser deve usada em projetos que ficarão em áreas úmidas ou expostas ao sol.

5. Cola de Poliuretano

Também conhecida como cola ou adesivo PU, a cola de poliuretano é ideal para projetos de móveis destinados à área externa da casa, como áreas de lazer ou varandas. Também é indicada para peças e objetos que ficarão expostos à umidade.

Dependendo do material, o tempo de secagem pode variar entre 24h a 48h, sendo que esse tempo também pode variar em função do fabricante. Esse adesivo deixa uma superfície rígida, o que pode dificultar o acabamento.

6. Cola de PVA

Sabe aquele vidrinho de cola que você tem em casa? Provavelmente é uma cola de PVA,  um dos tipos de cola mais utilizados na marcenaria.

O acetato de polivinila, conhecido pela sigla PVA, é um produto emulsificado, isso quer dizer que a união das superfícies só ocorre depois que a cola seca e a água evapora.

Sabe aquela cola amarela ou branca muito usada em escolas? Elas são exemplos de cola PVA. Além da madeira, o produto pode ser usado para colar materiais porosos, como tecido, linha, lã, couro, papelão, isopor e papel.

Alguns tipos de cola de PVA são à prova d’água e têm secagem super-rápida. No entanto, há tipos de PVA solúveis em água. Essa versão da cola não deve ser aplicada em móveis que ficarão em ambientes úmidos ou em áreas externas.

Para que o material não interfira no acabamento da peça, todo o excesso precisa ser retirado e a superfície totalmente limpa com o auxílio de um pano úmido.

Colas do tipo PVA são muito acessíveis: dentre todas as colas citadas, ela é a mais comumente encontrada nos mais diversos tipos de estabelecimento, além de ser a de menor valor. Antes de comprar qualquer cola, no entanto, fique atento à quantidade que você pretende utilizar, para evitar que o produto falte ou que haja desperdícios.

7. Cola de resorcinol

As mãos de um marceneiro, que está utilizando um dos tipos de cola para colar um pedaço de madeira
Esse é um dos tipos de cola indicados para móveis que serão instalados em ambientes externos

A cola de resorcinol forma ligas muito fortes e duráveis. É muito resistente à água, a mudanças de temperatura e a produtos químicos.

Pode ser usada em diferentes tipos de projetos, desde de barcos, até balcões de cozinha e áreas de serviço. Além da madeira, pode ser usada para colar espumas, isopor e tecidos. O tempo de cura do material é de aproximadamente 24 horas.

8. Cola Base D’Água

A cola base d’água é indicada para as mesmas finalidades da cola de contato: aplicação de laminados decorativos e naturais (folhas de madeira), fórmicas, engrosso de tampos de mesa, etc. Seu principal diferencial é que pode ser aplicada em ambientes internos, pois não apresenta cheiro desagradável e não é inflamável.

9. Cola de silicone

Vendida em tubos, a cola de silicone é muito resistente à água e às mudanças de temperatura. Além da madeira, é indicada para colar superfícies de borracha, metal e fibra de vidro.

Também pode ser aplicada em tecidos e couro. A grande vantagem da cola de silicone é que o material permanece flexível mesmo depois de seco. É muito prática e fácil de usar.

10. Cola epóxi

A epóxi é uma mistura de dois líquidos: uma resina e um espessante, que, ao serem misturados, se transformam nessa cola espessa.

É uma boa alternativa quando se deseja preencher espaços entre diferentes superfícies de madeira. Mais um dos tipos de cola à prova d’água, ela se torna ainda mais forte e resistente à medida que o tempo passa e o material se impregna na superfície.

11. Cola para aeromodelismo

É vendida em tubos e permite unir peças de madeira a objetos de plástico, acrílico, papel ou borracha. Demora cerca de 10 minutos para secar e, depois disso, se torna transparente e maleável.

12. Cola quente

Também conhecida como cola termoplástica, é aplicada por meio de uma pistola, que possui uma resistência elétrica capaz de esquentar e derreter a cola.

Esse produto versátil é muito usado em trabalhos de pequenos reparos, e pode ser usado em diversos materiais, como tecido, papel, papelão, couro, plástico e borracha e, é claro, madeira. Não deve ser usada em móveis que serão expostos ao calor e nem na aplicação de azulejos, espelhos ou vidros.

13. Hide Glue

A Hide Glue é uma cola de origem animal e pode ser encontrada em dois formatos: grãos ou líquida.Tem a mesma característica base da cola coqueiro, mas é encontrada em formatos diferentes.

A versão em grânulos precisa ser aquecida em água antes da aplicação, que é feita com a ajuda de um pincel. Já a versão líquida, pode ser aplicada diretamente sobre a superfície do móvel, assim como a cola de PVA.

É totalmente atóxica e bastante resistente à água, o que a torna ideal para a fabricação de utensílios de cozinha, brinquedos, materiais escolares e outros objetos que não podem conter partículas tóxicas. A Hide Glue é bem mais cara que os outros tipos de cola, portanto o seu uso é pouco difundido.

O material também é muito usado na restauração de móveis antigos e por luthiers, profissionais responsáveis pela fabricação de instrumentos musicais, como viola, violão, guitarra, baixo e violino.

Agora que já falamos dos principais tipos de cola para usar no seu projeto de marcenaria, você tem todas as informações para decidir qual o melhor tipo de cola para cada trabalho. A cola de PVA, por exemplo, pode ser usada em diferentes projetos de marcenaria como portas, janelas, armários, encaixes e peças de mobiliário.

Já a Hide Glue é uma excelente opção para a fabricação de utensílios com os quais crianças entrarão em contato. Também vimos que a cola epóxi ganha mais resistência com o passar do tempo. 

Precisando comprar alguns tipos de cola mais utilizadas em projetos de marcenaria? Que tal conhecer o catálogo de produtos da Leo Madeiras? 

Encontre a Leo mais perto de você

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

1 Comentário

  1. Excelentes esclarecimentos em relação aos tipos de cola e madeiras tanto que apreciaria receber catálogos os mais variados possíveis em minha residência PARABÉNS à vocês todos da empresa
    Muito obrigado desde já pela atenção dispensada

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.