7 tipos de broca essenciais para marcenaria4 min leitura
Ao executar trabalhos em superfícies, como madeira, metal, concreto, entre outras, a furadeira é uma das ferramentas mais importantes. Para que seus projetos sejam feitos de maneira adequada, é imprescindível contar com as brocas certas. Por isso é tão importante conhecer os principais tipos de broca existentes no mercado.
Ao longo deste artigo, você entenderá para que servem as brocas e suas aplicações, bem como verá quais são os 7 principais modelos do acessório. Saberá como cada um deles é composto, de que forma deve ser utilizado e qual é sua aplicação mais indicada.
Aproveite o artigo e tenha uma boa leitura!
Qual a função da broca?
A broca é um acessório cortante que é acoplado à furadeira, cujo tamanho varia de acordo com o trabalho. Sua principal função é fazer furos cilíndricos em superfícies variadas, como madeira, ferro, concreto e até mesmo vidro.
Escolher o tipo de broca certa é muito importante, pois um trabalho em madeira requer um acessório diferente do utilizado em concreto, por exemplo. Além do material a perfurar, o diâmetro do furo a abrir é outro fator essencial para escolher a broca certa.
Quais os 7 principais tipos de broca?
Agora que você já sabe qual é a função da broca, é hora de conhecer os seus principais tipos. A seguir, listamos os 7 modelos mais comuns encontrados no mercado.
1. Broca escariadora
Indicada para trabalhos em madeira, a broca escariadora é usada para alargar — ou escariar — um furo. Ou seja, ela é empregada para finalizar um furo e abrir seu diâmetro um pouco mais. É o caso de trabalhos em que é necessário realizar rebaixos ou chanfros, de modo que a cabeça do parafuso fique embutida na superfície.
2. Broca de três pontas
Como o próprio nome já diz, a broca de três pontas possui três pontas em sua extremidade. Isso oferece maior firmeza ao perfurar — com a ponta central servindo como guia e as outras duas tendo a função de perfurar. Esta broca geralmente é feita de aço carbono e é utilizada somente em madeira.
3. Broca serpentina
Outra broca muito utilizada no mercado é a broca serpentina, que é ideal para todos os tipos de madeira. Graças ao seu formato espiralado, ela é empregada para fazer furos profundos, rápidos e com acabamento perfeito, evitando lascas e arestas nas superfícies perfuradas.
4. Broca chata
Ainda falando em brocas específicas para madeira, há o modelo chato, recomendado para trabalhos que não requerem acabamento fino. Com capacidade de perfuração acima de 20 cm, a broca chata é usada para furos ou rebaixos com diâmetros maiores. Ela pode ser encontrada em diversos tamanhos e garante um trabalho mais rápido.
5. Broca de pua
Ao contrário das demais brocas que listamos, este modelo requer ter em mãos o arco de pua — uma ferramenta manual usada para perfurações profundas. A broca de pua permite realizar furos grandes e com bom acabamento em madeira, mas para isso, é necessário empregar uma grande força.
6. Broca escalona
Agora passamos para os tipos de broca indicadas para trabalhos em metal. A broca escalona é muito usada para perfurar chapas e apresenta um ótimo acabamento. Ela também não aquece muito e permite escalar o furo, ou seja, aumentá-lo de acordo com o diâmetro desejado. Seu nome é devido ao formato cônico e com degraus.
7. Broca de aço rápido
Fechando a nossa lista temos a broca de aço rápido, que também é utilizada para perfurar metais. Ela possui um formato helicoidal e uma haste cilíndrica e garante perfurações precisas, seja à direita ou à esquerda. Isso é possível graças à sua estrutura feita de aço puro.
Após conhecer os principais tipos de broca, deu para perceber a importância de escolher o acessório certo para garantir a qualidade do trabalho, não é? Por isso, tenha atenção ao material a perfurar e também ao diâmetro desejado para escolher a broca certa.
Comprar brocas em locais que ofereçam qualidade e confiabilidade também é muito importante. Esse é o caso da Leo Madeiras. Acesse a nossa página e encontre os acessórios certos para você!