

Uma dúvida muito comum entre os profissionais que atuam no ramo da marcenaria é como fazer o descarte correto de serragem de madeira. Afinal, ao trabalhar com esse tipo de material, ocorre a liberação de uma grande quantidade de pó e resíduos.
Que tal ouvir o conteúdo enquanto realiza outras atividades? Aproveite e clique no play!
Descartar a serragem gerada pelo trabalho com madeira é muito importante e demanda alguns cuidados específicos. Mas sabia que também é possível dar outras finalidades a ela?
Para ajudar você a conhecer com mais profundidade o tema, preparamos este artigo em que tiramos as principais dúvidas sobre a serragem de madeira, desde quais são as suas características até como fazer o descarte de forma adequada. Acompanhe!
Considerada um subproduto das atividades com madeira, a serragem nada mais é do que o resíduo liberado quando a madeira é serrada. Em geral, ela é pequena e bem fina, mas pode variar de tamanho e forma de acordo com o trabalho feito.
Apesar de muitas pessoas descartarem o pó de madeira no lixo, ele pode ser reutilizado para diversas atividades, que vão muito além do que é realizado na marcenaria. Confira alguns de seus usos:
Mesmo com tantas possibilidades de uso, não é incomum encontrar marcenarias em que seja possível observar pilhas de serragem de madeira pelos cantos. No entanto, essa prática pode causar diversos problemas.
O principal deles está relacionado à saúde. Isso porque o acúmulo de pó representa um problema sério para o bem-estar dos seres humanos, pois pode causar irritação nos olhos, garganta e nariz. A situação se torna ainda mais séria entre pessoas que têm alguma alergia ou doença preexistente, como um problema no pulmão.
Outro risco é que o descarte incorreto do resíduo aumenta as chances de incêndios e explosões no local de trabalho, pois o fogo tende a se espalhar rapidamente sobre o material.
Além disso, a serragem também pode afetar a qualidade do seu trabalho, viu? Afinal, processos importantes do trabalho com madeira, como colagem e pintura, ficarão comprometidos se houver muito pó no ambiente.
Deu para perceber que deixar serragem espalhada pelo seu local de trabalho não é uma opção, concorda? Por isso, é importante manter a marcenaria sempre bem limpa e organizada. Com um aspirador e um pano úmido, você já dará conta do recado. Mas há formas mais práticas de fazer isso.
Caso você não saiba como fazer o descarte correto do pó de madeira, não precisa se preocupar. A seguir, listamos três dicas para você se ver livre desse resíduo de uma vez por todas.
Mesmo para quem toma todos os cuidados com a organização no dia a dia, o pó de madeira acaba se espalhando pelo ambiente. Afinal, estamos falando de partículas muito pequenas e que podem ir para qualquer direção com o vento.
Dessa forma, o primeiro passo para retirar a serragem presente no seu ambiente de trabalho é contar com um sistema de extração de serragem. Trata-se de um equipamento composto por exaustores ligados a um coletor, que permite recolher todos os resíduos de forma simples e prática.
Há diversos tipos de sistemas de extração de serragem existentes no mercado, sendo um dos mais comuns os coletores de pó. Para escolher o equipamento certo, leve em consideração a quantidade de pó gerada diariamente no seu trabalho e o tipo de madeira utilizada.
Recolheu toda a serragem de madeira presente no ambiente de trabalho? O próximo passo é descartar o material, caso não vá armazená-lo para outros fins. Se o descarte não for realizado de forma adequada, você pode até mesmo receber uma punição por afetar o meio ambiente.
O principal caminho é descartar o pó em um ecoponto, local criado para receber e dar a destinação correta a resíduos sólidos. Há ecopontos espalhados na maior parte das cidades do Brasil, sendo necessário fazer uma consulta prévia para descobrir onde fica o local mais próximo a você.
Outro caminho é destinar a serragem para empresas especializadas, que também farão o descarte correto. Assim, busque saber se em seu município há empresas que realizam esse trabalho. Há empreendimentos que até mesmo compram o resíduo, de modo que você agirá de forma ambientalmente consciente e ainda lucrará com isso.
Lembra quando destacamos os diferentes usos da serragem? Pois é, esse é outro caminho a seguir ao recolher o resíduo em sua marcenaria. Aqui, vale entender quais são as necessidades de seu ambiente de trabalho ou residência e buscar alternativas para reaproveitar o pó de madeira.
Uma ótima dica é utilizar a serragem ao fazer decorações ou criar detalhes de mobiliários. Além disso, como explicamos, você pode utilizá-la para forrar canteiros de plantas, como adubo, para limpeza, entre outros.
A serragem de madeira é um resíduo de fácil descarte, bastando apenas ter atenção à organização do ambiente e adotar um bom sistema de extração de serragem. Mas como suas possibilidades são inúmeras, vale utilizar o pó de madeira para outras funções e abusar da criatividade ao criar peças e móveis incríveis utilizando o material.
Gostou de saber mais sobre como é possível descartar a serragem corretamente? Então, aproveite para assinar a nossa newsletter e receber em seu e-mail outros conteúdos imperdíveis do nosso blog!
Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.