

Fazer um planejamento anual para a marcenaria é indispensável para o sucesso do negócio. A partir do diagnóstico das operações e da análise do mercado nos períodos anteriores e atual, é possível aplicar as ações necessárias para atingir objetivos, metas e, consequentemente, a sua expansão.
No entanto, para que os resultados pretendidos sejam alcançados, é necessário entender como realizar esse planejamento de forma efetiva. Pensando nisso, elaboramos este artigo. Confira!
Quando um bom planejamento é realizado, a empresa terá um norte de qual caminho seguir para atingir as suas expectativas. Abaixo, veja quais passos aplicar para elaborá-lo.
A avaliação do índice financeiro pode ser utilizada como base de planejamento para o próximo ano. Nesse caso, pode ser usada para examinar o desempenho atual da empresa em comparação com os períodos anteriores.
Essa prática vai contribuir para que você possa identificar problemas que precisam ser solucionados, além de direcionar a atenção para falhas potenciais que podem ser evitadas. Também é possível usar os resultados encontrados como indicadores de desempenho, para compará-los com os da concorrência.
Para que o processo desenvolva uma função mais relevante nos esforços do plano anual da organização, é preciso complementar o orçamento com foco nos pontos estratégicos.
Dessa forma, a primeira mudança que os gestores precisam aplicar para aprimorar a qualidade das atividades de planejamento é começá-lo de forma minuciosa, identificando e dialogando a respeito de assuntos importantes e que vão causar maiores impactos no desempenho do negócio no futuro.
Nessa etapa, algumas medidas podem ser tomadas, por exemplo:
Antes de começar o plano, é necessário salientar como realizar o planejamento anual de uma empresa perante o cenário regional, nacional e global. Isso vai tornar mais simples a avaliação de mercado, além de atrair o público-alvo por meio de novidades e tendências. Ainda, em situações de crise econômica, é possível avaliar todos os pontos para que o negócio saiba atuar na adversidade e alcançar os objetivos.
O mercado passa por diferentes oscilações. É preciso elaborar uma lista detalhada de todas as variações possíveis e projetar maneiras de lidar com as mudanças que ocorrem com frequência. Antecipar cenários possibilita que o gestor tome decisões mais assertivas, principalmente quando fundamentadas em números precisos e relatórios estatísticos confiáveis dos processos da empresa.
A elaboração de metas SMART (específicas, mensuráveis, alcançáveis, relevantes, com prazo previamente definido) é um aspecto básico no ambiente de negócios. Elas contribuem para o esclarecimento de ideias e para a concentração dos esforços, bem como para assegurar que o tempo e os recursos da empresa sejam aplicados de forma produtiva. Consequentemente, isso vai elevar as chances de sucesso.
As metas aplicadas requerem inovação e esforço para serem cumpridas, com a promessa de uma recompensa maior. Então, insira uma associação desses aspectos no planejamento anual. Dessa forma, os objetivos vão ficar mais claros e fáceis de serem estruturados.
Um plano anual precisa inserir projeções para os próximos 12 meses, com a previsão de receitas e despesas. Essa prática vai ajudar a planejar quedas de fluxo de caixa, detectar necessidades de financiamento e optar pelo melhor momento para colocar os projetos em pauta.
Parte disso engloba a elaboração de projeções financeiras mensais, apontando a receita esperada com base na análise de vendas e despesas antecipadas de suprimentos, mão de obra, entre outros. O recomendado é preparar uma declaração de receita projetada (lucros e perdas) e uma projeção de balanço.
Toda a elaboração de planejamento anual não vai fazer o efeito esperado se os colaboradores não comprarem a ideia e participarem de forma motivada da sua execução. É preciso ter em mente que a empresa é formada por pessoas que interagem em prol de um objetivo em comum e, por esse motivo, devem estar em harmonia.
Na verdade, o estímulo dos funcionários precisa acontecer desde o início da criação do planejamento anual da marcenaria. Apenas assim, com todos trabalhando em sintonia, é que será possível atingir os objetivos propostos para o negócio. Tenha em mente que ninguém consegue chegar ao topo sozinho.
Apostar em uma comunicação clara e objetiva é uma estratégia muito eficaz para conquistar o envolvimento do time. Para isso, algumas ações podem ser aplicadas. Entre elas, podemos citar:
Com o avanço da tecnologia, diversas ferramentas podem ser encontradas no mercado para ajudar na elaboração do planejamento anual. Por exemplo, um sistema de gestão facilita todo esse processo. Isso ocorre pelo fato de que reúne todos os dados comerciais e administrativos do negócio. Dessa forma, o gestor tem acesso simplificado a todas as informações.
Além disso, o recurso ajuda na gestão orçamentária, que também é muito importante para a manutenção da saúde financeira da marcenaria. A vantagem é que o sistema pode ser personalizado e, assim, contar com as funções necessárias para atender as demandas da sua empresa.
Agora que você entende a importância do planejamento anual para a marcenaria, não deixe de colocar as dicas apresentadas em prática e, com isso, ter o direcionamento adequado para levar o seu negócio ao sucesso.
Este artigo foi interessante para você? Então, aproveite para seguir as nossas redes sociais e ver as diversas publicações relevantes e atuais que preparamos a respeito de outros assuntos. Estamos no Facebook, Instagram, LinkedIn e YouTube!
Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.