Marketing para marcenaria: 8 estratégias para adotar!8 min leitura
Se você quer melhorar os seus lucros, atrair clientes e fidelizar os consumidores já existentes, investir em uma boa estratégia de marketing para marcenaria é essencial. Em tempos de concorrência acirrada, essa é a melhor forma de se destacar no mercado e alcançar melhores resultados.
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Apesar de muitos empreendedores ainda não terem experiência com marketing, saiba que as ações são bastante fáceis de colocar em prática. Você pode recorrer a diferentes estratégias, mas já vamos dar um spoiler: investir em marketing digital e estar presente na internet é o melhor caminho para um negócio bem-sucedido.
Para ajudá-lo nessa jornada, preparamos este artigo com as 8 melhores estratégias de marketing para marcenaria que você precisa adotar. Acompanhe!
1. Conheça bem o seu público-alvo
Antes de tudo, para que uma estratégia de marketing funcione, é necessário conhecer o perfil do seu público-alvo. Para isso, você deve buscar o maior número possível de informações sobre os seus clientes, como: idade, gênero, condições financeiras e necessidades.
Com esses dados em mãos, você vai conseguir definir o que é relevante para o seu público e qual tipo de conteúdo é interessante destinar para ele. Assim poderá depositar seus esforços em campanhas que fazem sentido para o público da marcenaria, com altas chances de sucesso.
2. Marque presença nas redes sociais
Alguns anos atrás, ter um perfil da empresa nas redes sociais era considerado um grande diferencial. Hoje, isso é uma necessidade — caso contrário, dificilmente as pessoas vão conseguir encontrar e entrar em contato com a sua marcenaria.
Para que você tenha uma ideia, cerca de 134 milhões de brasileiros utilizam a internet e 76% desse público faz uso das redes sociais. Ou seja, esse é o local perfeito para compartilhar os seus projetos, uma vez que as redes sociais funcionam como uma verdadeira vitrine de produtos e serviços.
Além disso, você também pode aproveitar esse recurso para tirar dúvidas dos seus clientes, repassar orçamentos e responder a críticas e sugestões, impactando um número maior de pessoas com o seu trabalho.
3. Cadastre a marcenaria no Google Meu Negócio
Você pode até não saber o que é o Google Meu Negócio, mas com certeza já foi influenciado por ele. Isso porque essa ferramenta permite que empresas cadastradas conquistem uma exposição melhor nos resultados de pesquisas e no Google Maps.
Por exemplo: se você pesquisar uma marca no Google e perceber que há um resumo de informações sobre ela no lado direito da página, é sinal de que ela está cadastrada na ferramenta.
O Google Meu Negócio é gratuito e pode ajudar a sua marcenaria a ter mais visibilidade na internet, além de fornecer aos clientes dados importantes sobre o negócio, como: endereço, telefone e horário de funcionamento, além de avaliações dos clientes.
Por isso, não deixe de cadastrar a sua empresa na ferramenta.
4. Produza um conteúdo de qualidade
De nada adianta investir em marketing para marcenaria se você não produzir um conteúdo de qualidade e relevante para os seus clientes. Como as pessoas passam várias horas por dia na internet à procura de informações, elas só vão se interessar pelo que você oferece se o conteúdo for interessante para elas.
Para produzir um bom conteúdo e atrair os consumidores, busque sempre mostrar os diferenciais e a qualidade dos seus produtos, além de apostar em divulgações multimídia (com fotos, vídeos e podcasts) e incentivar as pessoas a interagirem com a sua marca.
5. Desenvolva a marca comercial da sua marcenaria
A marca comercial é um conjunto de elementos que compõem a identidade de uma empresa. Ela envolve desde o logotipo até as cores e o slogan, tendo como principal finalidade a conexão entre o público e o seu negócio.
Portanto, crie uma marca comercial que esteja de acordo com as atividades da sua marcenaria e as necessidades dos seus clientes. Feito isso, use-a em todas as suas divulgações e campanhas, de modo a gravá-la na memória das pessoas e transmitir o que você oferece.
6. Crie seu portfólio e divulgue
Um portfólio é uma compilação de trabalhos desenvolvidos por um profissional ou empresa, que demonstra suas habilidades e competências. Na marcenaria, o portfólio deve ser formado por projetos reais realizados na sua marcenaria, como móveis e objetos de decoração.
Se você ainda não tem essa compilação, basta tirar uma foto de cada item e fazer uma breve descrição. Depois, divulgue o portfólio na internet aos poucos e aproveite os resultados — com o tempo, você vai perceber que essa estratégia é bastante eficiente para chamar a atenção dos clientes.
7. Faça campanhas digitais de marketing para marcenaria
Apenas marcar presença nas redes sociais não é suficiente para ter bons resultados no marketing para marcenaria. Nesse sentido, uma prática imprescindível consiste em promover campanhas digitais, trazendo conteúdos específicos sobre um determinado tema ou oferecendo descontos e promoções.
Mas nada de criar campanhas ao acaso: elas devem ser bem planejadas e ter objetivos claros para alcançarem o sucesso. Desse modo, é possível potencializar a força da sua marca e aumentar o engajamento nas redes sociais.
8. Invista em marketing local
O marketing digital é, sem dúvida, uma das estratégias mais importantes na atualidade. Porém, o marketing local — ou seja, adotar ações para atingir clientes próximos à localização da sua marcenaria — também continua sendo essencial.
Esse tipo de marketing é necessário porque, apesar de você estar presente na internet, as vendas físicas continuam ocorrendo. Portanto, criar iniciativas para atrair as pessoas que estão próximas a você é uma ótima alternativa para fortalecer sua marca na região.
Investir em estratégias de marketing na sua marcenaria é uma prática indispensável para impulsionar os resultados do seu negócio, além de fazer toda a diferença para atrair e fidelizar os clientes.
No entanto, não basta apenas criar conteúdos: busque mensurar os resultados periodicamente para saber se tudo está caminhando bem e implantar melhorias quando necessário. Lembre-se também de se atualizar sobre o tema constantemente.
Quer saber mais dicas sobre o assunto?
Para você que gostou de conhecer nossas dicas de marketing para marcenaria, aproveite para conferir outros conteúdos do blog da Leo Madeiras. Caso tenha ficado com alguma dúvida ou queira dar sugestões de estratégias que você já colocou em prática, deixe seu comentário! Até a próxima.