6 ferramentas elétricas que você precisa ter5 min leitura
As ferramentas elétricas são equipamentos bastante úteis no dia a dia em diversos tipos de tarefas. Elas servem tanto para grandes obras quanto para atividades mais simples.
Agora você pode ouvir o conteúdo enquanto realiza outras tarefas. Aperte o play e aproveite!
Parafusadeiras, lixadeiras, serras, furadeiras, entre outras, proporcionam agilidade, precisão e mais facilidade. Ou seja, elas representam soluções perfeitas para o cotidiano, sobretudo de quem se dedica a trabalhos manuais.
Acompanhe a seguir e confira as 6 principais ferramentas elétricas que você precisa ter, além de dicas para escolher cada uma delas da melhor forma!
O que são ferramentas elétricas?
As ferramentas elétricas nada mais são do que ferramentas que funcionam com eletricidade e, por isso, são amplamente usadas em projetos de construção, marcenaria, encanamento, entre outras tarefas. Essas versões contam com diversas melhorias, quando comparadas às ferramentas manuais, oferecendo mais autonomia e praticidade para quem precisa utilizar o equipamento diariamente.
É possível encontrar inúmeros modelos disponíveis no mercado, que atendem a diferentes necessidades e públicos. Seja para o uso doméstico ou profissional, as ferramentas elétricas têm muitas vantagens, justamente porque permitem a realização de determinadas tarefas em pouco tempo e com muito menos esforço.
Um dos grandes benefícios está na alta potência, velocidade e eficiência. Com o auxílio das ferramentas elétricas, é possível reduzir o tempo de trabalho consideravelmente. Ou seja, elas simplificam os serviços, aumentam a produtividade e garantem que tudo seja feito de maneira descomplicada e ágil.
Em quais ferramentas elétricas investir?
Antes de tudo, será preciso avaliar quais são as suas maiores necessidades. As ferramentas elétricas devem ser confortáveis e com design ergonômico para manter o conforto e a segurança durante todo o manuseio. O equipamento deve ficar bem firme e encaixado na mão para evitar acidentes.
Inclusive, investir em ferramentas elétricas sem conhecimento pode acarretar em prejuízos financeiros. Normalmente, o preço mais baixo pode atrair, porém, até mesmo os acessórios precisam ter a devida qualidade para que o equipamento consiga cumprir a sua função com precisão, praticidade e facilidade.
A seguir, confira 6 opções de ferramentas elétricas para adotar no dia a dia!
1. Furadeira
Ter uma furadeira é bastante vantajoso, sobretudo porque essa ferramenta permite que você faça diversos tipos de trabalhos manuais, como instalações de móveis e decoração. Existem inúmeros modelos de furadeira no mercado, por exemplo, as de maior impacto e potência, que furam materiais mais duros, como metais e concreto.
As furadeiras tradicionais, por outro lado, são mais utilizadas em madeira. Além disso, o equipamento serve para pregar mobílias na parede e consertar janelas, portas e gavetas, além de pendurar quadros, luminárias e lustres. A furadeira é, sem dúvidas, uma grande aliada, tanto em obras profissionais quanto em reformas domésticas.
2. Parafusadeira
A parafusadeira serve para parafusar e desparafusar com rapidez e praticidade. Esse tipo de equipamento também é categorizado de acordo com o impacto, a depender da superfície que receberá o parafuso. Atualmente, é possível encontrar modelos profissionais e domésticos no mercado.
Ainda, há a alternativa de escolher uma ferramenta que conte com as duas funções: furadeira e parafusadeira. Ambas são interessantes no cotidiano para economizar esforço ao realizar algumas atividades. Elas servem para montar móveis, perfurar, apertar e afrouxar parafusos.
3. Lixadeira
A principal função desse equipamento é lixar diferentes superfícies, como madeira, gesso, metal e alvenaria. Alguns modelos ainda são capazes de polir plástico e aço, tanto em locais planos quanto nos ondulados.
Lixar pode ser uma atividade bem demorada e desgastante, no entanto, com a lixadeira, esse trabalho se torna muito mais rápido e seguro. Você só precisa adquirir algumas lixas e começar a adotar a ferramenta no dia a dia.
4. Serras
As serras também são ótimas para realizar trabalhos com cortes de madeira, cerâmica e azulejo, já que proporcionam maior precisão e firmeza no momento de executar os serviços. Esse equipamento é indicado para fazer acabamentos curvos ou círculos, adaptando-se muito bem em diferentes necessidades.
Por serem leves e potentes, as serras têm baixo nível de vibrações, trava de gatilho e empunhadura de borracha. Tais características garantem performance e maior segurança na realização dos trabalhos.
5. Martelete
Já o martelete consiste em uma pequena britadeira que serve para quebrar, cinzelar e demolir paredes de tijolo, superfícies de cerâmica e colunas de concreto e pedras. Esse equipamento absorve muito mais impacto e é mais forte, sendo ideal para atividades em materiais mais rígidos.
Geralmente, o martelete é mais adotado em obras e reformas, para quebrar diferentes materiais de espessura e dureza variadas.
6. Politriz
A politriz é uma ferramenta elétrica de baixa rotação. Sua principal função é executar polimentos em carros, em chapas de inox e aço e em outros materiais. A politriz é um equipamento leve e, por isso, possibilita o uso por longos períodos de tempo.
As ferramentas com potência mais alta, por exemplo, conseguem trabalhar em maiores velocidades, sendo recomendadas para uso profissional e contínuo. No entanto, se a ideia é utilizá-la ocasionalmente ou de forma doméstica, a indicação é investir em uma máquina de menor potência.
Para escolher as melhores ferramentas elétricas do mercado, é fundamental considerar a qualidade dos materiais, o tipo de uso, o reconhecimento da marca, entre outros fatores. A Leo Madeiras é especialista no assunto e conta com inúmeros equipamentos voltados para trabalhos manuais em seu catálogo de produtos.
Aproveite a visita e confira agora mesmo todas as opções de ferramentas elétricas disponíveis na Leo Madeiras que são indispensáveis para a execução dos seus projetos!