Tipos de lixadeira: Como fazer acabamentos perfeitos10 min leitura

Os diferentes tipos de lixadeira são utilizados para desbastar e dar acabamentos finos nos mais diversos projetos de móveis sob medida e em objetos de decoração.

Uma lixadeira deve ser escolhida de acordo com as características técnicas do projeto e com a superfície que será trabalhada. A lixadeira excêntrica, por exemplo, pode ser usada para polir peças de metal, madeira ou plástico.

A lixadeira combinada é indicada na fabricação de peças de madeira que exigem acabamentos finos e a ferramenta pode ser usada tanto na posição horizontal como na vertical.

Já a lixadeira angular deve ser usada na fase de acabamento e é ideal para a construção de móveis que exibem superfícies circulares.

Quer saber mais sobre o assunto? Neste post vamos mostrar quais são os diferentes tipos de lixadeira e para qual trabalho cada um desse modelos é indicado. Acompanhe!

Conheça os 12 Tipos de lixadeira

Uma mulher trabalhando com um dos tipos de lixadeira, lixando uma mesa de madeira.
É importante conhecer os tipos de lixadeira existentes e em quais superfícies elas devem ser utilizadas para conseguir o melhor resultado possível sem gastar muito tempo.

Agora que você já sabe que uma lixadeira precisa ser escolhida de acordo com as suas características técnicas, vamos explicar quais são as peculiaridades dos principais tipos de lixadeira. Confira  abaixo:

1. Lixadeira angular

Ao usar a lixadeira angular não é preciso aplicar muita força para conseguir um acabamento perfeito. O segredo é lixar de forma constante e utilizar a ferramenta no mesmo sentido dos veios da madeira. 

É ideal para trabalhar superfícies de madeira maciça que ainda receberão uma camada de verniz ou pintura na fase de acabamento. A ferramenta também pode ser usada na construção de telhados que apresentem estrutura de madeira aparente e de móveis rústicos.

Em projetos arquitetônicos, a lixadeira angular se destaca entre os tipos de ferramenta que podem ser usados na construção de escadas, corrimãos, varandas e deques.

Confira mais detalhes no video abaixo:

2. Lixadeira combinada

Entre os tipos de lixadeira, a combinada se destaca em trabalhos mais leves, como o desbaste de peças de madeira usadas na fabricação de peças de decoração. Exibe um cabo que permite alcançar mais facilmente locais altos ou de difícil acesso.

A LFH2 1Cv Monofásico Baldan é uma lixadeira combinada ideal para quem deseja desbastar peças de madeira ou de metal e não conta com uma marcenaria muito ampla. Embora pequeno, o equipamento é capaz de lixar superfícies planas ou curvas. 

É fácil de ser transportada, o que a torna perfeita para projetos de marcenaria que precisam ser finalizados na casa do cliente.

3. Lixadeira de bancada

Entre os tipos de lixadeira, a de bancada é ideal para desbastar grandes peças de madeira, seja esse material macio ou mais resistente. 

A ideia é que, assim que a superfície seja polida com o auxílio dessa ferramenta, a peça seja finalizada com outros tipos de lixadeira, como a excêntrica.

A Lixadeira de Disco de Bancada LD300 1CV Monofásico Maksiwa conta com uma mesa inclinada, que a torna ideal para projetos de móveis que exibem cantos arredondados. Também pode ser usada em projetos que exijam pequenos reparos.

4. Lixadeira de cabeça triangular

Uma lixadeira de cabeça triangular é perfeita para suavizar detalhes de móveis sob medida, que passam a exibir superfícies perfeitamente planas e lisas.

A forma peculiar dessa ferramenta permite que ela alcance fendas que alguns tipos de lixadeira dificilmente podem alcançar. Além disso, ela pode lixar formas de madeira pouco usuais, o que a torna útil em projetos de bricolagem. Também é indicada para a fabricação de peças de decoração.

5. Lixadeira de cinta

É uma máquina muito potente e pesada, ideal para trabalhar superfícies de linhas retas, como portas, janelas, deques e móveis de quarto.

A lixadeira de cinta é comumente usada para desgastar superfícies e remover acabamentos antigos de móveis de madeira, como verniz ou tinta. Exibe uma lixa em formato de cinta capaz de desbastar uma grande quantidade de material, o que a torna perfeita para trabalhos menos delicados.

Além disso, é capaz de suavizar as bordas de lâminas de madeira e de MDF. Ao usar a lixadeira de cinta, é preciso seguir o sentido dos grãos para evitar que as peças se arranhem.

Dois modelos merecem destaque:

A lixadeira de cinta 9920 1010W 110V Makita, ideal para lixar extensas superfícies de madeira ou metal, sendo essas pintadas ou não. Abaixo, você pode conferir um video com mais detalhes:

O outro modelo que merece destaque é a Lixadeira de Cinta SB90 220V Stanley, que exibe design compacto e empunhadura emborrachada, o que garante maior controle da ferramenta. 

Essa máquina conta, ainda, com ajuste de velocidade e interruptor com função bloqueio.

6. Lixadeira de dentes

A lixadeira de dentes é uma ferramenta perfeita para suavizar rebarbas em projetos de móveis de madeira ou em peças que exibem superfícies de plástico. É uma ferramenta indispensável para qualquer marcenaria!

7. Lixadeira de disco

Devido a velocidade de rotação, a lixadeira de disco é capaz de proporcionar um acabamento suave em peças de madeira ou de MDF. Já a versão estacionária é ideal para criar projetos que exibam diversos ângulos e linhas.

Além disso, a ferramenta é perfeita para modelar grandes pedaços de madeira e apresenta uma área de trabalho bem definida, o que permite que o operador tenha grande controle sobre a superfície a qual está desbastando.

8. Lixadeira drywall

Entre os tipos de lixadeira, a drywall exibe forma semelhante a um detector de metais de haste longa. O modelo pode ser usado para lixar paredes ou peças de madeira que exibam superfícies irregulares. Um saco coletor é incorporado à ferramenta.

9. Lixadeira de fuso oscilante

Esse tipo é um tambor que se sobressai da bancada e a medida que a máquina lixa, ele levanta e abaixa sobre o seu eixo, o que permite que a superfície da madeira entre em contato com todo o tambor, eliminando ranhuras e criando superfícies perfeitamente uniformes.

Em geral, a ferramenta é usada para suavizar as imperfeições de lâminas de madeira ou de MDF. Alguns modelos de lixadeira de fuso oscilante são capazes de se mover em ângulo de até 45º, o que permite criar móveis que exibem arestas chanfradas.

10. Lixadeira de palma

Entre os tipos de lixadeira, esse modelo se destaca por caber confortavelmente na palma da mão, o que o torna ideal para pequenos projetos de bricolagem. Além disso, a ferramenta é indicada para criar alguns detalhes em móveis de madeira antes que o acabamento seja aplicado.

11. Lixadeira orbital

O equipamento pode orbitar e girar, o que garante um acabamento delicado e fino em superfícies de linhas retas. Deve ser usada em projetos de móveis que serão envernizados ou laqueados.

Além de lixar móveis de madeira, a ferramenta pode ser usada em peças metálicas de aço, alumínio e bronze. É leve, fácil de usar e pode ser encontrada em dois formatos: retangular e quadrado.

Como exemplo, podemos citar a Lixadeira Orbital 1/4 GSS140 110V Bosch que exibe design moderno e ergonômico. Ideal para projetos em madeira, a máquina tem uma partida suave e vibração bastante reduzida. 

Já a Lixadeira Orbital 1/4″ BO4556 220V Makita, pode ser usada tanto na fabricação quanto na restauração de móveis e é capaz de preparar grandes superfícies de madeira e metal para a produção de deques ou portas.

Mais detalhes no video abaixo:

Também é perfeita para quando se deseja retirar acabamentos envelhecidos como verniz e tinta. A ferramenta conta com um motor bastante potente e com um interruptor que previne a entrada de poeira.

12. Lixadeira roto orbital

Assim como a lixadeira orbital, essa máquina é capaz de orbitar e de girar, o que resulta em um acabamento perfeito em móveis planos de madeira como mesas, escrivaninhas e cadeiras. 

No entanto, é preciso diferenciá-la das lixadeiras orbitais comuns. Uma lixadeira roto orbital, possibilita acabamentos impecáveis, enquanto as lixadeiras orbitais não focam em acabamentos lisos e polidos, mas em trabalhos brutos.

A Lixadeira Roto Orbital 5″ 220V DWE6421 Dewalt é leve e bastante compacta. Ela conta com uma empunhadura de borracha texturizada e sistemas elétricos selados, o que evita que o pó danifique o equipamento.

A ferramenta possui velocidade máxima para acabamentos finos, além de um sistema de contra peso capaz de reduzir o esforço feito pelo usuário.

Quando usar cada um dos tipos de lixadeira?

Uma marceneira utilizando um dos tipos de lixadeira para lixar uma peça de madeira.
É essencial saber, além dos tipos de lixadeira, quando utilizar cada uma dessas opções para que o resultado final supere as expectativas do cliente.

No dia a dia de uma marcenaria os diversos tipos de lixadeira são bastante utilizados e permitem lixar superfícies de madeira planas ou curvas. São equipamentos funcionais capazes de reduzir o tempo de construção de um móvel sem, contudo, diminuir a qualidade final do produto.

Uma lixadeira, também, é capaz de remover tintas e vernizes das superfícies de móveis antigos, preparando-os para o processo de restauração.

Alguns tipos de lixadeira, como vimos antes, podem exibir acessórios como um aspirador de pó acoplado, que permite eliminar toda a sujeira enquanto o trabalho de construção de um móvel sob medida está em andamento.

Cuidados ao usar os diferentes tipos de lixadeira

  • Ao usar qualquer tipo de ferramenta é preciso utilizar equipamentos de proteção individual como óculos de proteção, proteção auricular, luvas, capacetes, avental e botas;

  • Caso a lixa esteja muito suja, tire o equipamento da tomada e faça a limpeza conforme as instruções do fabricante;

  • Ao comprar lixadeiras, dê preferência aos modelos que contam com um saco coletor;

  • Quando o equipamento estiver ligado, não encoste na lixa.

Agora que você já conhece os diferentes tipos de lixadeiras, que tal conhecer o catálogo da Léo Madeiras. Além das lixadeiras, lá você encontra diversos itens e ferramentas indispensáveis para a sua marcenaria!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

3 Comentários

  1. PARABÉNS 🎊 PRA TODOS VOCÊS

  2. Qual é a lixadeira que eu uso para o corte de concreto e tijolo

    1. Olá Isaías! Como vai?
      Agradecemos o seu contato! 🙂
      No nosso e-commerce, você encontrará as aplicações mais indicadas para cada modelo na página do produto, próximo ao rodapé da página.
      Além disso, também disponibilizamos outras informações importantes, como: benefícios, capacidade e características principais.
      Acesse a categoria Lixadeira e confira todos os itens disponíveis para encontrar o que mais se adequa às suas necessidades.
      Ficamos à disposição!

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.