Saiba a importância de investir em ferramentas de medição de qualidade9 min leitura
Está com novos projetos na sua marcenaria e quer obter os melhores resultados? Saiba que usar boas ferramentas de medição é de fundamental importância para quem deseja garantir a perfeita execução de um projeto.
A medição também garante que o orçamento seja seguido à risca. Além disso, permite fazer o levantamento correto de todos os materiais que serão utilizados nas diferentes etapas do projeto, já que uma mensuração incorreta pode acarretar prejuízos e influenciar a qualidade final do trabalho. No entanto, é preciso observar que a tarefa de medição exige muita atenção e perícia dos profissionais.
Ficou interessado no assunto? A seguir vamos explicar melhor como funciona o processo de medição de projetos e quais ferramentas de medição são fundamentais para garantir um trabalho de qualidade. Acompanhe!
O que é a medição para o projeto?
A medição do projeto garante que o profissional tenha todos os dados necessários para executar a construção e a montagem do móvel. É importante que haja um mapeamento do ambiente em que se planeja dispor o móvel para assegurar que ele se adeque perfeitamente ao espaço.
O agendamento para realizar a medição é combinado entre o cliente e o profissional. É necessário verificar se as necessidades do cliente serão atendidas e, caso haja alguma mudança no projeto, seja por falta de material, alteração de orçamento ou quaisquer outros imprevistos, o cliente deve ser comunicado e novamente, junto ao profissional, realizar as mudanças antes de o trabalho começar a ser executado -ou ao menos a tempo de não prejudicar totalmente o projeto.
Também é importante ficar atento a algumas especificações de alguns tipos de móveis, como o revestimento das bordas, os tipos de dobradiça etc, ainda de acordo com as necessidades do cliente.
Além disso, é necessário que o desenvolvimento do projeto seja acompanhado pelo profissional do início ao fim por meio de relatórios. Tudo pode ser monitorado: o material escolhido para o móvel, as datas previstas para o recebimento dos materiais necessários, as datas de início do trabalho e de entrega do produto final, além de possíveis alterações no orçamento.
Critérios de medição
Os critérios de medição devem seguir normas determinadas pelo profissional, é preciso decidir desde o início, por exemplo, se os cálculos e desenhos serão feitos em centímetros ou milímetros. Quem fará o projeto trabalhará com qual escala? O móvel será montado diretamente no local ou será transportado parcialmente montado? Todas essas questões devem ser contempladas antes mesmo de começar o trabalho e fazer a compra dos materiais.
Medição x orçamento
A correta medição de todas as etapas de um trabalho é fundamental para que o orçamento seja feito de forma correta, de acordo com a realidade das dimensões aferidas pelo profissional.
Alguns projetos de marcenaria são muito extensos e, nesses casos, erros de medição imprimirão grandes prejuízos e atrasarão em muitas semanas a finalização dos móveis. Imagine, por exemplo, que a medição determinou que para construir todos os armários de uma escola seriam necessárias cem placas de MDF.
No entanto, ao executar o projeto se verificou que, na verdade, bastariam oitenta placas de MDF para concluir o projeto. Um transtorno, não é mesmo? Por isso a determinação da exata da metragem do ambiente e dos móveis é tão importante.
O que são ferramentas de medição?
Como você sabe, um projeto de marcenaria deve seguir as configurações estabelecidas no plano. As ferramentas de medição garantirão que sua criação siga rigorosamente esses padrões.
Existem diferentes ferramentas usadas em uma obra e as mais conhecidas são a trena, o nível e o esquadro. Esses objetos técnicos são divididos de acordo com o nível de precisão exigido. Para medir o tamanho e a distância exata de peças que precisam ser encaixadas umas nas outras para a montagem de um armário, por exemplo, a ferramenta adequada é a trena.
Agora que você já sabe qual é a importância da medição para o sucesso dos projetos e sabe que é necessário investir em ferramentas adequadas para isso, confira as 9 ferramentas de medição mais usadas!
Ferramentas de medição que não podem faltar no seu projeto de marcenaria
1. Nível bolha
Essa é uma ferramenta usada para verificar se uma superfície está perfeitamente alinhada. A constatação é feita por meio do líquido existente em um pequeno cilindro no nível: a bolha formada deve estar sempre no meio, entre os dois traços do cilindro.
Fique atento, pois seu nível bolha deve estar efetivamente nivelado para que seu trabalho seja preciso. Caso contrário, você terá muitos prejuízos, a montagem de seus móveis e a instalação de peças como puxadores e dobradiças apresentará falhas. Por isso, não se esqueça de comprar níveis de boa qualidade.
2. Esquadro
O esquadro é utilizado para traçar retas paralelas perfeitas em um projeto de marcenaria ou simplesmente para se certificar que elas estejam corretas. Existem duas versões desse instrumento: o esquadro simples e o combinado, além da variação de tamanhos.
É ideal para medir aberturas de portas e janelas, traçar medidas perfeitas de 45o e 90o e realizar comparações entre diferentes partes da madeira em relação à espessura do material, por exemplo. Além disso, é interessante conferir em que escala o esquadro se inicia antes de comprá-lo.
3. Trena
É uma das ferramentas de medição mais conhecidas pelos profissionais do setor. Possui corpo de madeira ou metal, cujas laterais exibem diferentes escalas numéricas.
É muito usada na construção civil e se destina a medir grandes comprimentos, no entanto, não é uma ferramenta de precisão. A trena possui alcance que varia de 3 a 50 metros.
4. Medidor / trena a laser
Assim como a trena manual, a versão a laser do instrumento é usada para fazer medições lineares. Em sua forma mais básica, é um dispositivo eletrônico portátil que exibe um mostrador digital.
Para conseguir uma leitura, basta apontar a ferramenta em direção a um objeto e ativar o laser para visualizar a medida. A trena a laser pode medir grandes distâncias com precisão.
5. Régua
A régua possui diversos tamanhos e pode ser produzida com diferentes materiais. É um instrumento indispensável na marcenaria! As mais utilizadas são feitas de metal, por se tratar de um material duro e resistente, além de permitir uma medição muito precisa. Uma dica é comprar réguas acetinadas (sem brilho) para facilitar a leitura dos números em ambientes muito iluminados.
6. Suta e transferidor
São instrumentos capazes de medir e confirmar a marcação de ângulos. A suta permite ajustar a medição e o transferidor indica se o ângulo correto foi copiado para as superfícies e arestas escolhidas.
7. Escalímetro
Entre as ferramentas de medição, o escalímetro é um instrumento que exibe, em cada uma das suas laterais, uma escala diferente. Possibilita interpretar projetos técnicos e plantas arquitetônicas.
Além disso, com ajuda do escalímetro é possível conferir se as dimensões do projeto estão sendo, de fato, respeitadas.
8. Prumo
O prumo é um pequeno instrumento composto por um pedaço de metal preso a um cordão. Essa extremidade se liga a uma base de madeira, que serve de referência para medir o prumo de paredes e pilares verticais.
Para fazer a medição, basta encostar a base na parede e soltar peso. Em superfícies planas o peso penderá paralelo ao cordão.
9. Medidor de umidade
Revestir a parede da cozinha ou do banheiro com um laminado de alta pressão resistente sem antes checar se essa parede tem problemas de umidade pode fazer com que o revestimento se descole no futuro. Pensando nisso, é por meio de imagens térmicas que esse medidor encontra pontos de umidade ocultos na construção, sem que seja preciso quebrar paredes para encontrar o problema, seja o problema um grande vazamento de esgoto ou uma simples infiltração. A ferramenta é equipada com tecnologia Infrared Guided Measurement (IGM) que faz medições com rapidez e eficiência.
Elementos fundamentais para um processo de medição eficiente
Como você sabe quais são os instrumentos de medição e que realizar uma medição correta exige certos cuidados, entenda agora quais elementos são fundamentais para esse processo. Para que os dados coletados estejam precisos, deve-se observar alguns pontos importantes:
1. Capacitação
Infelizmente, é muito comum que ocorram erros na execução de um projeto -devido a inconsistências do processo de medição.
Para operar corretamente as ferramentas de medição e fazer uma leitura perfeita da escala exibida pelo equipamento, o ideal é que os instrumentos sejam operados por profissionais treinados e capacitados.
2. Calibragem dos equipamentos
Para que as ferramentas de medição funcionem corretamente, elas precisam estar calibradas. Instrumentos descalibrados podem gerar erros grosseiros de leitura e, consequentemente, falhas na execução da obra.
Por isso, periodicamente, todos os instrumentos de medição devem ser calibrados por um técnico, o que reduzirá falhas e erros na interpretação de dados.
3. Temperatura
Para que as medidas realizadas em todas as etapas de um projeto estejam corretas também é preciso verificar a temperatura durante a mensuração.
Como você sabe, o calor pode dilatar tanto os objetos que estão sendo medidos quanto a própria ferramenta, o que pode levar a resultados falhos ou imprecisos. Sendo assim, o ideal é evitar a medição durante os períodos mais quentes ou mais frios do dia.
Agora você já conhece alguns dos instrumentos de medição mais usados em um projeto de construção e para que eles servem. Continue lendo o nosso blog e fique por dentro das novidades!
Além disso, conheça nossa loja e garanta as melhores ferramentas de medição para o seu projeto!