Faça você mesmo em madeira: 7 ideias do que fazer6 min leitura
Se você adora DIY, entende que precisa ter atenção na hora de escolher bons materiais para os seus projetos. Afinal, eles precisam ser duráveis e de qualidade, certo? Por isso, entre as várias possibilidades, a madeira é uma das melhores opções para dar vida às suas ideias. Confira algumas inspirações com essa matéria-prima neste post!
Se preferir, você pode ouvir o conteúdo através do player acima. Aproveite!
Por que adotar o faça você mesmo com madeira?
Quer construir um móvel, criar uma peça de decoração ou fabricar um objeto útil para o seu dia a dia? Seja qual for o projeto que você tem em mente, escolher o material mais adequado é a chave para alcançar bons resultados. Nesse sentido, o DIY com madeira pode surpreender de forma positiva!
Em primeiro lugar, a madeira é um material forte e resistente, mas ao mesmo tempo facilmente moldável. Por isso, um dos principais benefícios dessa matéria-prima é a possibilidade de criar desde peças pequenas, como um enfeite, até móveis personalizados, como um guarda-roupa de MDF.
Além disso, para começar a mexer com madeira, você não vai necessariamente precisar de ferramentas específicas ou de um curso de marcenaria. Tudo vai depender do que quer fazer e da complexidade desse objeto.
Aliás, falando em personalização das suas peças, é essencial ter boas ideias para aplicar no faça você mesmo em madeira. Assim, vale a pena procurar várias delas, reunindo referências sobre o que você gosta e aplicando-as em casa.
7 ideias criativas para o faça você mesmo em madeira
Para ajudar você a se inspirar no DIY, reunimos 7 ideias de peças interessantes e úteis que você pode criar para ter em casa ou dar como presente. Confira!
1. Coração decorativo
Não precisa ser Dia dos Namorados para você fazer um coração de madeira ou dar um para alguém. Afinal, esse é um dos símbolos mais conhecidos, e você pode criá-lo para ter em casa, como um item decorativo.
Para isso, o processo é simples. Você pode começar encontrando um pedaço de madeira redondo e criando o molde do coração como gostaria. Depois, marque o coração na madeira e use uma serra para cortar, finalizando com uma lixa. Caso não tenha uma, você pode esculpir com um formão.
2. Cabeceira de cama
Já quis criar a própria cabeceira para sua cama? Pois, com a madeira, esse é outro projeto possível. Nesse caso, você pode adotar uma ideia simples, como a cabeceira de pallets. Para isso, você vai precisar dessas peças limpas, além de:
- trena para fazer a medida exata;
- lixas para deixar os pallets lisinhos;
- parafusadeira, martelo e furadeira para juntar peças e fixá-las na parede;
- verniz para proteger as peças;
- tinta de cores variadas para personalizar a cabeceira.
3. Quadro de decoração
Com apenas uma placa de madeira do tamanho que preferir, é possível soltar a imaginação e criar um trabalho bastante original. Para isso, você pode usar a técnica de colocar pregos na madeira, dispostos de forma ordenada ou aleatória, com o martelo.
Depois, é só usar linha ou barbante coloridos para criar formas e palavras, entrelaçando o material nos pregos. Se quiser dar uma cor a mais ao projeto, você pode pintar a placa de madeira antes, ou ainda desenhar figuras e escrever frases.
4. Bandeja
Outra ideia para placas de madeira é criar um objeto útil para a casa, como a bandeja. Com esse intuito, você pode escolher formatos tradicionais, como o retangular, ou preparar um corte diferente na madeira, usando um serrote ou outro tipo de serra.
Depois, usar tinta e washi tapes é uma forma de dar o acabamento na peça, customizando-a. Aliás, para esse projeto, vale o cuidado de aplicar o tipo de verniz correto a fim de evitar problemas com umidade.
5. Prateleira
Principalmente para quem mora em apartamento, lidar com espaços pequenos pode ser um desafio. Mas, ao adotar o faça você mesmo com madeira, é possível aplicar boas ideias e tornar os ambientes mais aconchegantes e com a sua cara. Nesse caso, uma das peças mais úteis e estilosas que você pode criar é a prateleira.
Para isso, basta ter algumas peças de madeira, que podem ser de diferentes tamanhos e tipos. Se já estiverem tratadas e envernizadas, basta pensar na melhor forma de colocá-las nas paredes, por exemplo, usando cordas e pendurando-as em ganchos para ficarem suspensas. Ou, ainda, criando suportes e colocando de forma tradicional na parede.
6. Adega
Para quem adora ter bebidas em casa, uma boa ideia de faça você mesmo em madeira é a adega. Afinal, quem não quer um cantinho para suas garrafas, perto da cozinha ou da sala de jantar? Para isso, você vai precisar de algumas placas de madeira, ou pode até usar caixotes, como aqueles de frutas.
Dependendo do formato que deseja dar e do tamanho, também serão necessários: furadeira, parafusadeira e, claro, parafusos ou pregos. Juntando as peças, você pode criar prateleiras para colocar as garrafas em pé, criar suportes para deixá-las suspensas e até finalizar com uma porta. Para o acabamento, pintar a peça com cores escuras e usar puxadores de metal garante um estilo interessante e urbano.
7. Mesa suspensa
A mesa suspensa é uma das ideias mais versáteis quando o assunto é o que você pode fazer com a madeira. Afinal, uma peça grande, bem trabalhada e com cordas fortes presas ao teto pode ser a sua mesa de jantar.
Já na sala ou no quarto, ao lado da cama, as mesinhas de cabeceira são simples e ótimas para quem tem pouco espaço. Nesse caso, você pode produzi-las a partir de tábuas menores e até coloridas para colocar um enfeite ou livro.
Viu como é possível criar muitas coisas aplicando o faça você mesmo em madeira? Afinal, esse material é cheio de estilo e traz um aspecto natural — e até rústico — ao espaço, além de combinar com qualquer tipo de decoração e projeto que você queira fazer.
Mas, para criar peças legais, além de seguir nossas 7 dicas, vale a pena acompanhar redes sociais, blogs, Pinterest e até canais no YouTube de decoração, design e especialistas em madeira. Assim, você terá ideias criativas e saberá como reproduzi-las em casa.
Gostou do post? Compartilhe este conteúdo em suas redes sociais e ajude quem também gosta de DIY a trabalhar com madeira e a ter boas ideias!