Espuma expansiva: para que serve e como usar?4 min leitura
Quando falamos em reforma de objetos ou móveis, ferramentas e produtos de qualidade são essenciais para garantir bons resultados. Apesar de relativamente novo no mercado, um produto que apresenta múltiplas utilidades é a espuma expansiva. Saiba mais neste post!
Ouça o conteúdo utilizando o player acima, se preferir.
Nos últimos anos, a espuma expansiva vem chamando cada vez mais a atenção de marceneiros e profissionais da construção civil. Isso porque apresenta uma ótima capacidade de vedação, preenchimento e isolamento de espaços e objetos. Continue a leitura!
Qual é a função da espuma expansiva?
A espuma expansiva é um polímero líquido vendido em formato de aerossol, que assume o estado sólido quando entra em contato com o ar.
O volume do produto se expande sobre a superfície, transformando-se em uma massa compacta e resistente que não encolhe e não cede a pressões.
Ela é muito utilizada em trabalhos manuais, no isolamento de espaços e no preenchimento ou vedação de orifícios. Além disso, quando seca, é possível cortá-la com um estilete e lixá-la, o que amplia ainda mais suas possibilidades de uso.
Onde usar a espuma expansiva?
As aplicações da espuma expansiva são inúmeras. A seguir, listamos alguns exemplos de trabalhos nos quais você pode utilizar o produto:
- reparo de falhas ou buracos em móveis;
- instalação de portas e janelas;
- revestimentos;
- criação de moldes em trabalhos artesanais;
- fixação de ar-condicionado;
- vedação de caixa de distribuição de energia;
- isolamento elétrico, acústico e térmico.
Como aplicar de forma correta?
Não há segredo para utilizar o produto, pois sua aplicação é bastante simples. Confira o passo a passo:
- limpe a superfície que receberá a aplicação da espuma, retirando partículas de poeira, óleo, entre outras sujeiras;
- umedeça a superfície. essa etapa é fundamental, pois ajuda o item a se solidificar e garante que tudo fique bem firme após o uso;
- agite o produto;
- corte o bico no tamanho necessário ao uso que você deseja;
- pressione o mecanismo para aplicar a espuma. em caso de excessos, aguarde ao menos duas horas para retirá-la;
- espere a solidificação completa do produto, o que ocorre em até 24 horas.
Principais cuidados na hora da aplicação
Como muitos produtos usados em reformas de objetos, a espuma expansiva requer alguns cuidados. Por ser inflamável, não utilize o produto perto do fogo ou materiais que emitam faíscas, como máquinas de solda.
Guarde a embalagem da espuma expansiva longe do sol e de ambientes quentes e, durante a aplicação, é importante ventilar bem o local.
Pode molhar a espuma expansiva?
Como destacamos, esse produto é bastante resistente e eficaz contra a ação de condições adversas, desde poeira e vento até a chuva. Por isso, após a secagem da espuma, pode molhar o material sem que haja danos ao material.
A espuma expansiva é um produto bastante útil e, portanto, pode ser empregada nos mais variados tipos de tarefas no trabalho. Só não se esqueça de utilizar somente espumas de fornecedores de qualidade e de usar luvas, óculos e roupas apropriadas durante o manuseio, de modo a garantir a sua segurança.
Quais as vantagens da espuma expansiva?
Uma das principais vantagens do produto é sua resistência à ação climática, como chuva, frio e vento. Sendo assim, ela pode ser aplicada nos mais diferentes tipos de materiais e em ambientes variados.
A espuma expansiva tem uma aplicação e secagem rápida, não é tóxica, apresenta boa resistência e diminui a sujeira ao fazer trabalhos manuais.
Além disso, garante a economia de materiais na hora de assentar ou fixar objetos, pois dispensa o uso de pregos, cola, cal, areia ou cimento, por exemplo.
Gostou deste artigo sobre espuma expansiva? Quer conferir outras dicas de produtos e ferramentas úteis para o seu dia a dia de trabalho? Então siga as nossas redes sociais e acompanhe todas as nossas novidades — estamos no Facebook e no Instagram!