Saiba como envernizar madeira corretamente!9 min leitura

Quer saber como envernizar madeira e tornar os seus projetos bonitos e cheios de vida? Como você sabe, o verniz é um líquido composto por resinas (naturais ou sintéticas), óleo secante e solventes, como o poliuretano.

Escute o conteúdo enquanto realiza outras atividades, se preferir. Basta clicar no play!

Aplicar algumas camadas de verniz em uma superfície de madeira destaca a cor natural da peça, proporcionando ao material um brilho encantador. Além disso, o líquido protege a madeira ao criar na sua superfície uma película que ajuda a retardar os danos causados pelo tempo, mantendo a peça como nova.

É possível aplicar o verniz em móveis de madeira que já receberam acabamento e em peças recém-fabricadas, ou seja, que ainda não foram envernizadas.

Mas como envernizar madeira da forma correta? Nesse post vamos explicar melhor o assunto e dar algumas dicas importantes para o seu dia a dia. Vamos lá? 

Como envernizar madeira nova

Antes de descobrir como envernizar madeira, é preciso ficar atento aos materiais que serão utilizados no trabalho. Separe um par de luvas, jornal velho, um pano limpo, lixas, solventes e fita crepe.

Ao escolher os pincéis, prefira os de pelos naturais, que absorvem melhor o verniz e evitam que o acabamento exiba marcas e imperfeições. O pincel escolhido para aplicar o líquido na superfície da madeira deve ser novo e estar perfeitamente limpo e seco. 

Quando for aplicar o verniz, leia atentamente as instruções do fabricante — isso garantirá que você obtenha o melhor resultado possível. Além disso, não misture diferentes tipos de verniz no acabamento de uma mesma peça.

Para saber como envernizar madeira que nunca foi envernizada, basta seguir os seguintes passos:

1. Prepare o local onde você irá trabalhar

Antes de saber como envernizar madeira e conseguir um acabamento perfeito é preciso preparar a sua oficina para o trabalho. Proteja a mesa, as paredes e o chão ao redor do móvel no qual será aplicado o verniz. Para isso, use jornais velhos, retalhos de tecido, plásticos ou pedaços de papelão.

2. Lixe toda a superfície da madeira

Lixar a peça corretamente é um passo indispensável no processo de envernizar madeira.

Lixe toda a superfície da peça com uma lixa grossa, número 80. Caso seja necessário, use uma lixa média, número 100 ou 120. Para o acabamento, use uma lixa fina, número 120. A peça deve ser lixada no sentido da fibra para não arranhar e nem deformar a superfície.

3. Limpe o móvel completamente

Umedeça um pano limpo e macio. Limpe toda a superfície do móvel até que todo o pó e a poeira tenham sido removidos. Deixe a peça secar completamente em lugar seco e coberto. 

4. Aplique o selante

Um móvel novo precisa ser selado. Para isso, é possível usar o verniz que será aplicado no acabamento. 

Use um verniz novo. Um produto que ficou guardado por alguns anos pode formar bolhas que comprometem a qualidade final da peça. Para testar a qualidade do líquido, aplique uma pequena porção em um retalho de madeira e deixe secar por alguns minutos antes de passar uma segunda demão.

Com uma vareta limpa, mexa bem o verniz. Fique atento! É preciso movimentar o líquido devagar para evitar que a mistura forme bolhas. Em seguida, despeje uma pequena quantidade do produto em um recipiente de plástico. Prepare uma mistura com ¾ de verniz e ¼ de solvente. 

Essa mistura entrará em todos os poros da madeira, selando-os. Após a aplicação, deixe o móvel secar por pelo menos 24 horas. Para aplicar as outras demãos não é preciso diluir o verniz. 

5. Aplique o verniz

Depois de deixar o selante secar completamente, lixe toda a superfície do móvel com um lixa fina, número 320 ou 360. Limpe a peça com cuidado. 

Aplique a primeira demão de verniz e deixe secar. Lixe novamente toda a superfície da madeira e aplique a segunda demão. Aplique de duas a três camadas para obter um acabamento perfeito.

Outra dica importante de como envernizar madeira: em móveis que exibam diversas superfícies, comece aplicando o verniz nas partes que têm entalhes mais elaborados. Em seguida, use a ponta do pincel para envernizar as superfícies planas. 

Por fim, use um pincel seco para nivelar o acabamento, removendo o acesso das bordas ou dos entalhes. Após a última demão, não lixe a peça.

Como envernizar madeira de um móvel antigo

Saber como envernizar madeira de móveis antigos é essencial para garantir uma restauração de qualidade.

Ao restaurar móveis de madeira que já foram envernizados, é preciso observar se a superfície está descolorida ou apresenta lascas e outras imperfeições. Caso isso aconteça, é preciso remover todo o acabamento antigo com a ajuda de um removedor de boa qualidade.

Essa etapa é fundamental para garantir a qualidade da restauração. Você vai precisar dos seguintes materiais: um par de luvas, jornais velhos ou caixas velhas de papelão, fita adesiva, removedor de verniz, um conjunto de espátulas, lixas, verniz e pincéis.

Vale observar que alguns removedores de verniz contêm parafina, o que pode fazer com que o acabamento não tenha a aderência ideal. Nesse caso, será preciso retirar todo o removedor antes de passar uma nova demão de verniz. 

Fique atento! Ao comprar removedores ou vernizes, opte sempre por produtos de qualidade. Não deixe de ler o rótulo para saber qual é a composição do produto.

Para restaurar móveis antigos, siga os seguintes passos:

1. Prepare a madeira que será restaurada

Remova o acabamento velho com o auxílio de um removedor de verniz. Aplique o produto com um pincel e deixe-o agir pelo tempo recomendado pelo fabricante.

Quando o verniz antigo se soltar da madeira use uma espátula para removê-lo.

2. Lixe toda a superfície do móvel

Lixe toda a peça de modo a remover todas os defeitos e imperfeições que restarem. Comece pela lixa mais grossa e finalize com a mais fina.

Lembre-se: para que o móvel possa ser envernizado, a superfície deve estar perfeitamente lisa e uniforme.

3. Limpe a peça

Limpar a peça da forma correta contribui para melhores resultados do projeto.

Use um pano macio e úmido para remover toda a poeira e a sujeira do móvel. Deixe a peça secar por algumas horas.

4. Aplique o verniz

Aplique duas ou três demãos de verniz por toda a superfície do móvel até conseguir o efeito desejado.

Dicas extras

  • Em dias frios e úmidos, o móvel demora mais tempo para secar e a peça poderá acumular poeira, o que danificará o acabamento. Já em dias muito quentes, a peça poderá exibir bolhas. Portanto, espere até que o tempo esteja mais agradável para iniciar o seu trabalho. O ideal é que a temperatura ambiente esteja entre 20ºC e 25°C.

  • Depois de lixar o móvel e antes de passar o verniz, limpe e lave todo o local de trabalho. Isso garantirá que menos poeira se acumule na superfície, proporcionando melhores resultados;

  • Aplique o verniz com movimentos longos e retos. Siga sempre o veio da madeira e pincele o acabamento uniformemente por toda a superfície;

  • Para saber se o verniz já está completamente seco antes de passar a segunda demão basta verificar se a lixa produz pó ao ser usada. Se o processo produzir bolas de verniz, a superfície ainda está úmida e será preciso aguardar antes de continuar o trabalho;

  • Ao aplicar removedores, vernizes e produtos que contenham produtos químicos, não deixe de usar uma máscara facial de boa qualidade;

  • Leia sempre as instruções do rótulo antes de usar seladores, vernizes e demais produtos para acabamento;

  • Nunca substitua a lixa pela palha de aço. As fibras desse material podem danificar o acabamento;

  • Fique atento! Vernizes e removedores são inflamáveis. Sempre trabalhe com esses produtos longe do fogo.

Tipos de verniz para madeira

Conhecer os tipos de verniz ajuda na hora de escolher o mais adequado para envernizar madeira de diferentes ambientes.

Existem diferentes materiais que podem ser usados para envernizar madeira. Entre eles podemos citar:

Verniz acrílico

Na hora de saber como envernizar madeira, o verniz acrílico é uma boa opção. Além de impermeabilizar superfícies de madeira, o produto pode ser usado em superfícies de fibrocimento, telhas de barro, paredes revestidas com tintas PVA e em superfícies de concreto. 

Verniz com filtro solar

Esse verniz garante que o móvel resista à ação dos raios ultravioletas do sol, pois possui bloqueadores solares na sua fórmula. Vale a pena investir nesse acabamento na hora de envernizar peças da área externa da casa como portas, janelas e móveis. 

Verniz marítimo

O verniz marítimo é capaz de proporcionar proteção extra as superfícies constantemente expostas à umidade como decks, terraços e áreas de lazer. Também é indicado para dar acabamento aos móveis que serão usados na área externa da casa.

Verniz sem cheiro

O verniz sem cheiro é indicado para pessoas alérgicas ou para quem trabalha em um espaço reduzido e pouco arejado. Ele possui fórmula à base d’água e sua secagem é ultra rápida. Além disso, esse tipo de verniz fornece brilho intenso e duradouro às superfícies de madeira e pode ser usado em projetos de móveis para a casa ou para dar acabamento em superfícies de pisos, paredes, corrimãos e degraus. 

Agora que você já sabe como envernizar madeira de forma correta, que tal descobrir como montar um quarto incrível?

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

1 Comentário

  1. tive uma excelente aula de como envernizar móveis visto que sou leigo nesta área muito obrigado.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.