Ferramentas de marceneiro sobre uma tábua de madeira, entre elesm um martelo, alicates, estilete, chaves de fenda, pregos, roelas, etc. Confira dicas de como administrar sua marcenaria a seguir!

Entenda como administrar e sustentar o crescimento de sua marcenaria10 min leitura

Interessado em dicas de como administrar a sua marcenaria? Vivemos em um período de forte estagnação econômica no qual a diminuição do poder aquisitivo de grande parte da população é uma realidade. Diante desse cenário atribulado, muitos brasileiros decidiram empreender e abrir sua própria empresa, uma vez que no mercado de trabalho a oferta se tornou menor do que a procura.

Devido ao aumento da concorrência, agora é fundamental saber como administrar a sua marcenaria de forma eficiente e sustentável. Para isso, é preciso implementar uma boa estratégia de comunicação e investir em um plano de negócios. Além disso, é necessário fazer um controle de estoque eficiente, capaz de evitar prejuízos e reduzir custos.

Ficou interessado? Neste post vamos dar algumas dicas de como administrar a sua marcenaria de forma eficiente e falar sobre as características de um bom empreendedor. Vamos lá? Acompanhe!

Como administrar com eficiência

Gerenciar um negócio pode ser bastante desafiador, não é mesmo? Por isso, um bom administrador deve reunir um conjunto de características e habilidades únicas, que tornam a condução de um negócio muito mais simples e eficiente.

Veja a seguir quais são características de um bom administrador:

1. Boa capacidade de comunicação

Um telefone com fio sobre um fundo branco, referindo-se à boa comunicação necessária na questão de como administrar sua marcenaria
A capacidade de comunicação pode te ajudar muito na questão de como administrar sua marcenaria 

Uma comunicação clara e eficiente é fundamental quando é preciso entrar em contato com clientes e fornecedores, seja para elogiar ou para resolver uma pendência.

A clareza das palavras ditas e escritas permite que você seja sempre bem compreendido. Quando o empreendedor não se comunica de forma clara, não se faz compreender, o que pode comprometer os processos e resultados desejados.

2. Disciplina

Ao abrir uma empresa, é preciso ter foco e disciplina, isso garantirá que você tenha total controle do seu negócio.

Isso se aplica a todas as áreas da empresa, do setor de vendas ao departamento financeiro. É imprescindível que o administrador tenha disciplina para fazer um controle eficiente do fluxo de caixa, o que exige o registro de todas as despesas e receitas da empresa. Além disso, é preciso separar as finanças pessoais das finanças da empresa.

3. Organização

Se você deseja descobrir como administrar a sua marcenaria de forma sustentável, deve focar na organização da empresa. Um bom administrador precisa cumprir inúmeras obrigações fiscais e financeiras e deve estar atento aos prazos combinados com clientes e às reuniões de negócios.

Uma agenda de negócios é fundamental para garantir que você cumpra todos os compromissos assumidos com fornecedores e parceiros, além de não perder o prazo do pagamento de nenhuma conta. É possível ainda contar com inúmeros aplicativos e ferramentas online que garantirão uma melhor organização das suas tarefas diárias.

4. Liderança

Entre as características de como administrar uma empresa está a liderança. Essa qualidade aparece tanto ao dar o exemplo de como se portar profissionalmente como na hora de organizar grupos de trabalho ou delegar tarefas.

Liderar, no entanto, vai além de ser o responsável por toda a empresa: um líder deve assumir riscos ao executar o planejamento de negócios da empresa, tomar decisões rapidamente e tratar toda a sua equipe de trabalho com cordialidade e respeito, o que é revertido em melhorias no engajamento da equipe.

5. Flexibilidade

Todos os seus dias são meticulosamente planejados para cumprir inúmeros compromissos de negócios? Mas não é porque você já sai de casa sabendo o que vai fazer que não pode refazer a sua agenda se algo não sair conforme o previsto, não é mesmo?

Um bom administrador precisa ser flexível, característica que garantirá que você reconheça erros e promova ajustes que tornem a empresa mais moderna e mais competitiva. Ou seja, a flexibilidade garante a possibilidade de avaliar novas formas e modelos de administrar a sua marcenaria.

6. Justo

É claro que todo empreendedor irá se deparar com erros. Mas a forma como você lida com esses erros faz toda a diferença. É preciso ser justo com todos que o cercam. O senso de justiça do bom gestor torna mais fácil lidar com situações rotineiras da empresa, saber reconhecer o esforço assim como verificar onde o trabalho pode ser melhor realizado são exemplos de justiça.

11 dicas de como administrar a sua marcenaria

Quer descobrir como administrar a sua marcenaria de forma eficiente? Confira a seguir algumas ações que irão garantir o crescimento sustentável da sua empresa:

1. Organize-se

Um desenho de vários quadrados em uma lousa e um dedo apontando para um deles, simulando uma estratégia de como administrar bem uma marcenaria
Não há como administrar uma marcenaria sem organização, por isso, esse é um dos passos  mais importantes

Uma marcenaria que deseja ocupar um lugar de destaque no mercado precisa ser bem gerida e, é claro, bem organizada. Isso garante que todos os projetos sejam concluídos no prazo e que todas as tarefas do dia sejam cumpridas.

Uma das formas de organizar todas as demandas de um setor é por meio de uma planilha de dados que exiba tudo o que precisa ser concluído por dia, por semana ou por mês. Esse sistema garantirá que todas as ações essenciais para a administração do seu negócio sejam finalizadas. 

2. Seja criativo

Ser criativo é a melhor maneira de garantir que a sua marcenaria ocupe um lugar de destaque no mercado, atraindo mais clientes e, é claro, gerando mais vendas.

Esteja sempre aberto a novas ideias e abordagens de como administrar o seu negócio, isso garantirá processos mais ágeis e mais eficientes.

3. Invista em uma boa comunicação interna

Como dissemos acima, a boa comunicação empresarial é uma das chaves de como administrar uma empresa de sucesso. Uma comunicação eficiente garante o engajamento dos colaboradores e contribui para a proposição de metodologias de trabalho mais criativas e modernas.

Além disso, o gestor de uma marcenaria focada no crescimento sustentável precisa incentivar o diálogo com seus colaboradores para eliminar conflitos internos e incentivar a construção de uma imagem positiva da empresa. 

4. Invista em um bom planejamento de negócios

Imprevistos fazem parte da rotina de todo empreendedor. Por isso, é preciso estar preparado para enfrentar qualquer problema que possa surgir. Mas como? Por meio de um planejamento de negócios eficiente.

Um bom planejamento de negócios deve especificar como a sua empresa deve se comportar para enfrentar situações de risco como a desvalorização do real no mercado internacional ou quebra de contrato com os seus fornecedores. Essa atitude preventiva é de fundamental importância para o crescimento sustentável da sua empresa.

5. Alie produtividade e qualidade

Na marcenaria, produtividade é a capacidade de produzir mais móveis em menos tempo, consumindo menos matéria-prima e menos recursos humanos. Isso garante o crescimento sustentável de uma empresa.

Além disso, uma empresa produtiva deve investir em um ambiente de trabalho agradável e facilitar o desenvolvimento de tarefas adotando, para isso, ferramentas de gerenciamento de tempo, o que torna a jornada de trabalho mais produtiva e focada no bem-estar dos colaboradores.

6. Faça uma boa gestão financeira

Já pensou em fazer um financiamento a longo prazo sem considerar os gastos que a sua empresa terá nos próximos meses? Você poderá se meter em um grande problema, não é mesmo?

Um controle financeiro eficiente é de fundamental importância para o sucesso de uma marcenaria. Quando receitas e despesas são registradas e monitoradas com precisão, é possível ter uma visão ampla de todo negócio, o que permite tomar decisões mais assertivas.

O controle financeiro permite o maior controle do fluxo de caixa da empresa e possibilita entender a saúde financeira da sua empresa de forma clara.

7. Fique atento à concorrência

Como você sabe, uma marcenaria está constantemente disputando clientes com as suas concorrentes. Saber como administrar um negócio também envolve conhecer as estratégias adotadas pela concorrência e adotar ferramentas para enfrentá-las.

Estude o mercado, avalie os produtos das empresas que concorrem diretamente com o seu negócio e adote um diferencial competitivo capaz de tornar a sua empresa única. Isso vai além de oferecer preços mais baixos que os dos concorrentes: a sua empresa deve fornecer um atendimento personalizado e produtos de qualidade que agreguem valor ao cliente.

8. Integre todos os processos da empresa

As mãos de uma pessoa mexendo com várias peças de quebra-cabeça, remetendo à integração de setores, uma dica de como administrar uma marcenaria
Uma dica de como administrar sua marcenaria de maneira eficiente é integrar todos os setores e, para isso, é preciso investir em um sistema de gestão

Independente do tamanho do seu negócio, é preciso trabalhar de forma integrada, alinhando todos os setores – isso garantirá a eficiência da empresa. Sempre que uma venda for efetivada, o departamento financeiro deve ser informado, assim como o setor de compras e o responsável pelo estoque da empresa.

Para garantir que todas as informações transitem de forma eficiente pelos diferentes setores da empresa, é preciso investir em um sistema de gestão online capaz de automatizar processos e garantir a tranquilidade do administrador.

9. Faça um controle de estoque eficiente

O controle de estoque deve ser projetado para reduzir custos e evitar prejuízos. Além disso, deve maximizar os lucros da marcenaria.

Isso garantirá que o seu negócio conte sempre com uma quantidade de matéria-prima adequada para construir todos os móveis que precisa. Exceder a quantidade necessária para a finalização de todos os seus projetos fará com que capital investido se torne ocioso.

Uma gestão de estoque eficiente também deve observar o histórico de vendas da sua empresa e assim planejar uma estratégia de compras que atenda de forma adequada a sua demanda. Além disso, é preciso prever como administrar o estoque com uma margem de segurança capaz de prevenir um eventual aumento da produção.

Para melhorar a gestão do estoque, você pode integrar esse setor com outros setores da empresa, como o setor de compras e o departamento financeiro. Essa integração garantirá que o setor responda sempre de maneira adequada a todas as necessidades da empresa.

Neste artigo, demos algumas dicas de como administrar uma marcenaria de forma eficiente e integrada, garantindo o crescimento sustentável do seu negócio. Além disso, mostramos as principais características de um bom administrador. 

Quer ficar por dentro de outras dicas de como administrar a sua marcenaria de forma eficiente e sustentável? Continue lendo o nosso blog!

Encontre tudo sobre marcenaria na Leo

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

3 Comentários

  1. OTIMAS DICAS ADOREI ESTAO DE PARABENS

  2. adorei essas dicas estao de parabens

    1. Oi Graziele!

      Agradecemos a sua visita. Continue de olho nos nossos conteúdos por aqui!

      Um abraço!

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.