

A cantoneira está quase sempre presente em projetos de móveis ou decoração, pois garante a fixação de objetos, a estabilização de estruturas, a proteção contra danos, entre outras vantagens. Neste post, você vai saber o que é cantoneira, para que serve, quais são os principais tipos e outras informações. Então continue a leitura para entender melhor o papel dessa ferragem técnica indispensável em processos de fabricação, montagem e instalação!
Que tal escutar o conteúdo enquanto realiza outras atividades? Aperte o play e aproveite!
Antes de tudo, é importante que você entenda o que é uma cantoneira. Em projetos moveleiros e decorativos, a utilização desse elemento influencia a estética e a funcionalidade dos espaços, além de contribuir para a estabilidade e a durabilidade das peças.
Embora apresentem variações no design e nas dimensões, as cantoneiras possuem formato em “L” e destinam-se à aplicação em cantos, quinas e afins, encaixando-se perfeitamente em ângulos retos, ou seja, de 90 graus.
É possível encontrar cantoneiras fabricadas em:
Continue a leitura para entender para que servem as cantoneiras e quais são os principais tipos que você encontra no mercado.
Ao procurar por modelos para instalar em um móvel, uma parede ou qualquer outra superfície, você encontrará cantoneiras de fixação, cantoneiras de proteção e cantoneiras de acabamento. A seguir, confira qual é a principal diferença entre elas.
Esse modelo tem como finalidade a união de duas partes, fixando-as de modo estável, como a instalação de uma prateleira em uma parede, por exemplo. Isso também se aplica a divisórias, nichos e diversos outros elementos. Nos móveis, você pode aplicar as cantoneiras com o intuito de reforçar as junções da estrutura.
Por outro lado, as cantoneiras de proteção têm o papel de proteger quinas contra impactos e outros tipos de danos. O modelo é frequentemente usado em chapas de madeira, MDF, MDP e similares, com o intuito de evitar avarias ao material durante o transporte e o manuseio.
Já as cantoneiras de acabamento, como o nome indica, são aplicadas sobre cantos e quinas de vigas, pilares, escadas e outros elementos, proporcionando uma finalização esteticamente bonita e harmoniosa nos mais diversos ambientes.
Há uma variedade incrível de cantoneiras no mercado, com diferentes atributos estéticos e especificações técnicas. Sendo assim, antes de escolher um modelo, entenda as particularidades do seu projeto e avalie qual atende melhor às suas necessidades. Analise, portanto, a finalidade da peça, a resistência do material de fabricação, as dimensões e a capacidade do item, entre outras características.
Para encontrar as ferragens perfeitas para o seu projeto de marcenaria ou bricolagem, entre no site da Leo e navegue pelas categorias. Você certamente vai encontrar tudo o que precisa!
Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.