Boiserie: o que é e como aplicar na decoração6 min leitura

A boiserie é uma técnica de decoração de interiores que consiste em revestir paredes com molduras de madeira, gesso ou outros materiais, criando um efeito elegante e sofisticado. Quer entender o que é e como aplicar a boiserie a fim de transformar completamente um ambiente? Então continue a leitura!

Que tal escutar o conteúdo enquanto realiza outras tarefas do seu dia a dia? Aperte o play e aproveite!

boiserie o que é e como aplicar na decoração de ambientes

O que é boiserie?

Em primeiro lugar, a palavra “boiserie” vem do francês “bois“, que significa madeira. É uma técnica que se popularizou na arquitetura e na decoração de interiores, principalmente em ambientes clássicos e tradicionais.

Consiste na aplicação de molduras de madeira, gesso ou outros materiais nas paredes, criando painéis decorativos que podem cobrir parcial ou totalmente a superfície.

Originária da França do século XVIII, ela era inicialmente utilizada para proteger as paredes e isolar termicamente os ambientes, mas logo se tornou um elemento decorativo muito apreciado pela sua beleza e versatilidade.

Materiais para boiserie

Há diferentes materiais disponíveis no mercado para que você aplique esse recurso na decoração de um espaço. Sua decisão, no entanto, dependerá do efeito que deseja alcançar e do estilo de decoração do ambiente. A seguir, conheça os materiais mais comuns para, assim, fazer a escolha certa.

Boiserie de madeira

A madeira é o material tradicionalmente utilizado na boiserie e confere um acabamento sofisticado e elegante. Você pode optar por diferentes tipos de madeira, como mogno, carvalho ou cerejeira, com acabamentos naturais ou pintados.

Boiserie de gesso

Sem dúvida, o gesso é uma opção mais econômica e versátil para a boiserie. Dessa forma, permite criar molduras com diferentes formas e detalhes. É importante contar com profissionais experientes na aplicação do gesso a fim de garantir um resultado de qualidade.

Boiserie de poliuretano

O poliuretano é um material sintético que imita a aparência da madeira e do gesso, sendo uma opção mais durável e resistente à umidade. É uma escolha popular para quem busca praticidade e facilidade na manutenção.

Onde aplicar a boiserie?

Veja abaixo algumas ideias de onde aplicar esse elemento em ambientes internos.

Sala de estar

Aplique a boiserie em uma parede inteira com o intuito de criar um impacto visual impressionante. Você também pode usar o elemento para destacar uma área específica, como a parede da TV, por exemplo.

Sala de jantar

Aplicar a boiserie ao redor da mesa de jantar certamente cria um ambiente elegante e acolhedor para receber os convidados.

Quarto

Você pode utilizá-la na parede atrás da cama, criando uma cabeceira cheia de estilo. Também pode aplicá-la em outras paredes com a finalidade de adicionar um toque de sofisticação ao ambiente.

Escritórios e bibliotecas

A boiserie pode adicionar um ar de seriedade e tradição a esses espaços, adequando-os para momentos de concentração e foco, como o trabalho e o estudo.

Corredores e entradas

É possível aplicar o elemento nas paredes a fim de criar um impacto visual imediato ao entrar em uma casa, dando uma primeira impressão memorável.

Dicas de como incluir a boiserie na decoração

Combine com estilos de decoração

A boiserie pode ser incorporada em diversos estilos de decoração, desde os mais clássicos e tradicionais até os mais modernos e contemporâneos. Combine as molduras com o restante da decoração para criar um ambiente harmonioso e equilibrado.

Escolha cores e acabamentos adequados

As molduras de boiserie podem ser pintadas em diferentes cores e acabamentos, como branco, preto, dourado, entre outros. Escolha uma cor que harmonize com o restante da decoração e que destaque o elemento decorativo.

Destaque uma parede

Se quiser utilizá-la de forma mais sutil, aplique-a em apenas uma parede do ambiente, criando um ponto focal e destacando a área. Isso é especialmente útil em ambientes pequenos, onde a boiserie pode ajudar a ampliar visualmente o espaço.

Combine com elementos decorativos

Combine a boiserie com outros elementos decorativos, como espelhos, quadros, móveis e tecidos, para criar um ambiente rico em detalhes e personalidade.

Contrate profissionais especializados

Para garantir um resultado de qualidade e durabilidade, é importante contar com profissionais especializados na aplicação da boiserie, seja ela feita em madeira, gesso ou poliuretano.

Vantagens da boiserie

A boiserie oferece uma série de vantagens que a tornam uma escolha popular para a
decoração de interiores:

Valorização do imóvel

Saiba que esse elemento decorativo pode aumentar significativamente o valor percebido de um imóvel. Sua presença sugere cuidado e atenção aos detalhes, características que podem atrair compradores em potencial.

Isolamento acústico e térmico

Dependendo do material utilizado, a boiserie pode ajudar a melhorar o isolamento acústico e térmico de um ambiente. Isso pode contribuir para um ambiente mais confortável e econômico em termos de energia.

Personalização

Esse elemento oferece uma ampla gama de opções de design, isso permite que você crie um espaço único e personalizado. Desde padrões simples até designs mais elaborados, com a boiserie é possível adaptar diversos estilos e preferências de decoração.

Durabilidade

Com os cuidados adequados, a boiserie pode durar por muitos anos, mantendo sua beleza e elegância. A madeira de boa qualidade, por exemplo, pode resistir ao teste do tempo e ainda assim parecer tão impressionante quanto quando foi instalada.

Camuflagem de imperfeições

Essa pode ser uma ótima solução para camuflar imperfeições nas paredes, como rachaduras ou desníveis. As molduras podem ser estrategicamente colocadas para esconder esses problemas, ao mesmo tempo em que adicionam um elemento decorativo ao ambiente.

Fácil manutenção

Dependendo do material escolhido, a boiserie pode ser fácil de limpar e manter. Por exemplo, molduras de poliuretano podem ser limpas com um pano úmido, enquanto a madeira pode exigir um pouco mais de cuidado, mas ainda assim é relativamente fácil de manter.

Versatilidade

A boiserie é uma técnica versátil que pode ser aplicada em uma variedade de ambientes e estilos de decoração. Desde salas de estar e jantar até quartos e escritórios, a boiserie pode adicionar um toque de elegância e sofisticação a qualquer espaço.

Transforme seu ambiente

Experimente a boiserie na decoração da sua casa, pois ela é muito mais do que uma simples técnica de decoração de interiores. Sem dúvida, é uma forma de arte que pode transformar completamente um ambiente, adicionando elegância, charme e personalidade. Com sua variedade de materiais e estilos, essa é uma ótima escolha para quem deseja criar um espaço único e acolhedor.

Se você está pensando em renovar sua casa, considere adicionar boiserie às suas paredes. O resultado certamente será impressionante. Gostou das dicas? Então siga-nos no Instagram para mais conteúdos sobre marcenaria, bricolagem, decoração e design de interiores!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.