O que é bricolagem e como funciona? Entenda!6 min leitura

A bricolagem envolve inúmeras atividades que dispensam a contratação de um profissional, de pequenos reparos residenciais à fabricação de móveis e objetos de decoração. Se você gosta de colocar a mão na massa, este post é para você. Entenda a seguir o que é bricolagem e como fazer!

Assim como outras práticas, a bricolagem requer iniciativa e criatividade. Ela está totalmente ligada ao DIY — ou seja, faça você mesmo — e pode ser feita em casa sem complicações, com materiais e ferramentas acessíveis.

Para ajudar você a saber mais sobre o assunto, preparamos este artigo com as principais informações sobre o tema, desde o que é bricolagem até os principais exemplos e dicas para executar tarefas por conta própria. Acompanhe!

Entenda o que é bricolagem

A palavra bricolagem vem do francês bricolage, termo que define a prática de fazer pequenos trabalhos sem a ajuda de um profissional. O conceito se tornou bastante popular nos Estados Unidos na década de 1950, quando foi incorporado ao movimento Do It yourself, ou seja, “Faça Você Mesmo” — ou DIY.

Naquela época, poucos anos após a Segunda Guerra Mundial, o país norte-americano era marcado pelo encarecimento e a falta de mão de obra. Como solução, as pessoas passaram a fazer pequenos reparos e manutenções em casa, dispensando a atuação de um profissional.

Com o passar dos anos, a arte de fazer peças por conta própria ganhou cada vez mais espaço na sociedade e se tornou uma tendência, que continua forte até a atualidade. Assim, mesmo sem experiência, basta que a pessoa tenha interesse no segmento e busque novos conhecimentos para praticar a bricolagem.

Conheça exemplos de bricolagem

A bricolagem pode ser aplicada em diferentes atividades do dia a dia, sendo adaptável a trabalhos variados. Independentemente do projeto, suas principais características são o uso de poucas ferramentas, a criação de peças personalizadas e, sobretudo, a atuação sem a ajuda de um profissional especializado.

A seguir, listamos alguns exemplos de bricolagem para você se inspirar.

Montagem de móveis

Uma das práticas mais populares de bricolagem é a criação de móveis simples de fazer, baratos e muito charmosos. Dessa forma, você não vai precisar gastar horas e centenas de reais para realizar um projeto. Veja alguns exemplos de móveis que podem ser feitos com facilidade:

  • mesas de toras de madeira;
  • suporte para plantas;
  • bandejas;
  • prateleiras;
  • mesa de cavalete;
  • porta-retratos;
  • horta vertical;
  • armários.

Reformas

Adeptos da bricolagem fazem pequenas reformas em casa de maneira simples, prática e econômica. Afinal, é possível realizar reparos gastando muito menos dinheiro do que seria possível recorrendo a um profissional especializado.

O grande diferencial da bricolagem associada à reforma são as infinitas possibilidades. Isso porque você pode utilizar materiais que estão esquecidos em casa — como serragem, ripas ou pequenos pedaços de madeira que sobraram de outros projetos — e criar peças únicas.

Além disso, vale utilizar outras práticas para deixar os móveis ainda mais incríveis, abusando das cores e da criatividade.

Pinturas

Muitas pessoas tendem a descartar móveis antigos por acharem que eles estão velhos demais e com uma aparência ruim. Mas sabia que, na maioria dos casos, basta dar uma nova mão de tinta para garantir uma nova vida às peças? Sim, essa atividade também está associada à bricolagem!

Com essa prática, você pode customizar peças de forma criativa, bastando apenas utilizar as cores que deseja. Quer algumas ideias para inovar na hora da pintura? A pátina, o stencil e o dip dye são ótimas opções!

Dicas para praticar a bricolagem

Como você conferiu, a bricolagem é um conceito simples, pois basta que você abuse da criatividade e faça os projetos por conta própria. No entanto, isso não significa que você não deve se preparar. Veja algumas dicas para colocá-la em prática.

Compre as ferramentas certas

Uma das orientações mais importantes para fazer projetos de bricolagem consiste em ter um kit de ferramentas diversificado, para ser usado em diferentes projetos. Veja os itens indispensáveis que você deve sempre ter em mãos:

  • martelo;
  • chave de fenda, Philips e de grifo;
  • alicate;
  • furadeira;
  • serra;
  • pincel e rolo de pintura;
  • colas;
  • estilete;
  • trena;
  • lixa.

Com a ajuda desses itens, você vai conseguir realizar quase qualquer trabalho em casa, desde os mais simples até os mais complexos. E, caso apareça algum projeto que demande equipamentos específicos, adicione-os ao seu kit de ferramentas para deixá-lo ainda completo.

Como a sua segurança é fundamental durante o trabalho, não se esqueça também dos equipamentos de segurança, que incluem luvas, máscara, óculos de proteção, entre outros (a depender do tipo de trabalho a ser realizado).

Utilize os produtos adequados

Da mesma forma que você vai precisar das ferramentas certas, também é preciso contar com materiais adequados para um projeto de bricolagem. No caso de trabalhos em madeira, madeiras de qualidade são essenciais, pois apenas assim é possível garantir um acabamento impecável para suas peças ou reformas. 

Além da qualidade, tenha atenção ao tipo de produto ideal para cada projeto. Alguns exemplos são: MDF, MDP, compensado, madeira de demolição, pallet, entre diversos outros.

Pesquise sobre o conceito e as técnicas

Quer aprofundar seus conhecimentos sobre bricolagem? Há diversos materiais disponíveis na internet para isso! Vídeos no YouTube, por exemplo, são uma ótima forma de conferir um passo a passo completo para ter sucesso ao fazer trabalhos manuais.

Mas se você quer se especializar ainda mais, é importante buscar cursos para aprender técnicas e desenvolver habilidades. Hoje em dia, é possível recorrer a treinamentos até mesmo online, mas é importante buscar por empresas que ofereçam experiência, confiabilidade e qualidade.

Agora que você entende o que é bricolagem, lembre-se de ficar atento às tendências e buscar novos conhecimentos, além de contar com as ferramentas e os materiais certos para realizar um bom trabalho.

Gostou deste artigo e quer conferir mais informações para ajudar em seus próximos projetos? Siga os nossos perfis nas redes sociais e não perca nenhuma novidade — estamos no Instagram, Facebook e YouTube!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.