Acabamento para madeira: 15 tipos para utilizar no seu projeto11 min leitura
Os detalhes fazem toda a diferença quando o assunto é acabamento para madeira, não é mesmo? Da escolha do material ao design do móvel, todos os pormenores devem ser pensados para garantir a autenticidade e a personalidade única de um projeto.
Se preferir, utilize o player acima para ouvir o conteúdo do post!
Além da qualidade da matéria-prima, é preciso atentar-se à escolha do acabamento para finalizar a sua peça, uma vez que esse elemento é responsável por tornar um móvel mais rústico ou mais moderno, destacando ainda mais suas linhas e matizes únicas.
Hoje é possível encontrar diversos tipos de acabamento para madeira, sendo que cada um deles oferece diferentes cores, brilhos e nível de resistência ao sol e à chuva. Para escolher o acabamento, também é preciso observar a madeira que será usada no seu projeto.
Diante de tantas opções, você deve estar se perguntando qual acabamento para madeira escolher. Confira a seguir as características de alguns desses produtos e faça a melhor escolha para o seu projeto! Vamos lá? Acompanhe!
15 tipos de acabamento para madeira
Antes de escolher qual o tipo ideal de acabamento para madeira para seu projeto de marcenaria, é preciso estar atento às necessidades do cliente e às condições em que seu produto ficará exposto. Para isso, vale a pena ter uma conversa e, até mesmo, visitar o local em que sua peça será colocada.
É importante também prestar atenção a condições como cores e texturas desejadas ou desaprovadas, caso contrário, seu cliente ficará insatisfeito. Por isso, apresentamos agora os tipos de acabamento para madeira mais populares, suas características e como você pode utilizá-los em seu projeto. Confira!
1. Acabamentos à base d’água
Acabamentos à base d’água são fabricados com resinas que também podem ser encontradas em vernizes e lacas, no entanto, esse material não exibe ingredientes inflamáveis, tóxicos ou poluentes — todos foram substituídos pela água.
São fabricados, principalmente, com resina acrílica e uretânica, material muito durável e resistente a riscos e à umidade. Mas cuidado: quando expostos ao sol, os acabamentos à base d’água podem fazer com que o móvel desbote. São aplicáveis a qualquer tipo de madeira.
2. Cera
Deseja que o seu móvel tradicional exiba um acabamento natural ou prefere um visual mais rústico? Para tudo isso, existe uma ótima opção: a cera.
A cera é um material barato e muito acessível. Pode ser aplicada em móveis de madeira ou de pedra, como ardósia e quartzo que, depois da aplicação do produto, passam a exibir uma superfície acetinada. É possível encontrar diferentes tipos de cera no mercado, tanto naturais como sintéticas.
As ceras sintéticas são indicadas para peças decorativas, já as naturais, para utilitários de cozinha, como em cabos de talheres, vasilhames e tábuas de corte decorativas. Ao finalizar um projeto, muitos marceneiros combinam diferentes tipos para criar um acabamento personalizado.
Também é possível criar uma cera exclusiva ao combinar alguns ingredientes simples como a parafina, o breu e a cera de abelha. Conhecida por ser um ótimo impermeabilizante, a cera exige certos cuidados durante a aplicação. Além disso, após essa etapa, é preciso lustrar o móvel com atenção.
Fique atento! Móveis encerados precisam receber manutenção periódica. Além disso, a cera não protege o material contra os efeitos nocivos do sol e nem da oxidação, o que pode fazer com que a madeira do móvel mude de cor com o passar dos anos.
3. Goma laca
A goma laca, também conhecida como casca de barata, é um tipo de acabamento para madeira muito semelhante ao verniz. Pode ser usada em móveis, esquadrias e pisos que não ficarão expostos ao sol e à chuva.
Apresenta propriedades impermeabilizantes e exige certa habilidade para ser aplicada. Além disso, a goma laca pode exibir manchas caso a superfície do móvel entre em contato com solventes, perfumes e até mesmo bebidas como vinho e café.
4. Óleo de linhaça
Muito usado na fabricação de massa de vidraceiro ou na proteção de utensílios de cozinha, o óleo de linhaça pode ser aplicado em móveis, portas, janelas e pisos, que passam a ter um acabamento levemente acetinado.
O material ressalta os veios da madeira e é de fácil aplicação, mas ele também torna a superfície amarelada com o passar do tempo. É muito resistente à chuva, mas a exposição ao sol torna o material mais escuro.
5. Óleo de peroba
Um dos tipos mais populares de acabamento para madeira, o óleo de peroba também é usado como lustra móveis. Tem um cheiro levemente adocicado, é muito fácil e rápido de aplicar.
Ao contrário de outros óleos como o tungue, é pouco gorduroso. É importante lembrar que esse tipo de acabamento não protege contra os raios solares e intempéries, portanto é recomendado para móveis internos.
6. Óleo mineral
Muito usado em móveis e utensílios de cozinha, é fácil e rápido de aplicar. Não altera a cor da madeira e oferece uma boa impermeabilização. Para um melhor acabamento, é preciso passar de duas a três demãos.
7. Óleo tungue
Ideal para móveis que possuem um acabamento acetinado e cortes limpos, pode ser usado tanto em peças de madeira quanto em esquadrias ou utilitários de cozinha.
O óleo tungue é um tipo de acabamento para madeira fácil de aplicar. No entanto, caso seja aplicado em excesso, pode deixar o móvel com uma textura pegajosa. Exige pouca manutenção e é muito resistente à chuva e ao sol. Altera sensivelmente a tonalidade da madeira e tem um cheiro desagradável, muito semelhante ao óleo de cozinha usado.
8. Resina acrílica
Ideal para móveis e objetos de madeira de linhas retas, é um tipo de acabamento para madeira de alto rendimento. Existem duas versões: uma solúvel em solvente e outra solúvel em água, que não tem cheiro forte e é menos espessa.
Protege bem contra a umidade, no entanto, não é o acabamento para madeira ideal para móveis que ficarão expostos ao sol. Pode ser usada em qualquer tipo de madeira, mas apresenta melhor resultado em materiais pouco porosos.
9. Resina epóxi
Proporciona um resultado moderno — peças com acabamento em resina epóxi exibem uma superfície extremamente brilhante, semelhante a um espelho. Ideal para peças lisas e planas como mesas, prateleiras e bancadas.
Também pode ser usada no acabamento de instrumentos musicais, como guitarras, violinos, violoncelos e pianos. É muito resistente à umidade, no entanto, assim como a resina acrílica, se desbota ao ser exposta aos raios UV do sol. Justamente por sua resistência à umidade, depois de seca, só é possível retirá-la através de raspagem mecânica – então é preciso ter muito cuidado e atenção na hora de aplicar.
10. Seladora e fundo transparente (PU)
Tintas e primers de poliuretano – PU – são muito usados na pintura automotiva, principalmente em restaurações ou retoques de carros e peças antigas.
Na marcenaria, esse tipo de acabamento para madeira pode ser usado tanto como base para o verniz transparente de poliuretano quanto como acabamento. Possui brilho acetinado. Em regra, fecha totalmente os poros da madeira que, depois da aplicação,exibe uma superfície lisa. Ideal para móveis clássicos, de linhas retas ou orgânicas. Além disso, peças de fundo PU podem ser polidas facilmente.
11. Seladora nitrocelulose
A seladora nitrocelulose é um tipo de acabamento para madeira que pode ser usado para finalizar a peça ou como base para a aplicação do verniz nitrocelulose. É fácil de aplicar e tem um rendimento bastante elevado, mas não é indicada para móveis que ficarão expostos às intempéries.
Deve ser usada somente em móveis e objetos de uso interno. É um bom impermeabilizante, contudo, móveis com esse acabamento podem exibir manchas caso entrem em contato com solventes, perfumes e bebidas. Pode ser usada em qualquer tipo de madeira maciça.
12. Stain
Também conhecido como impregnante, o stain é um tipo de acabamento ideal para madeiras que têm poros abertos.
Após a aplicação, o stain penetra na madeira, selando a peça. É de fácil manutenção, já que uma nova camada pode ser aplicada diretamente sobre a antiga sem necessidade de remoção.
É muito resistente às intempéries, por isso é mais comum no acabamento de móveis para a área externa da casa. Pode desbotar com o passar dos anos. Existem duas versões: a translúcida e a colorida, que permite modificar sensivelmente a tonalidade da madeira.
13. Verniz marítimo
Como o nome indica, é um tipo de acabamento para madeira usado, principalmente, em barcos e em produtos de uso náutico.
Também é muito utilizado no acabamento de móveis para uso interno, como bancos, janelas, mesas, bases de sofás, racks e cadeiras que exibam acabamento mais natural, mas é visualmente pouco atraente.
A aplicação é fácil e rápida, no entanto, o verniz marítimo altera sensivelmente as cores da madeira. Sua manutenção é mais complexa, uma vez que uma nova aplicação exige que se lixe toda a superfície até que a primeira camada desapareça.
14. Verniz nitrocelulose
Deseja um móvel levemente fosco? Brilhante? Ou quem sabe incolor? O verniz nitrocelulose possibilita todos esses acabamentos. É barato e fácil de aplicar.
É mais comumente usado em móveis e objetos de uso interno já que é pouco resistente ao sol e à umidade. Além disso, superfícies envernizadas passam a exibir manchas quando entram em contato com alguns tipos de solventes como álcool ou perfume.
15. Verniz PU
O verniz PU serve de base para tintas de pintura automotiva. Pode ser usado sobre qualquer madeira. Valoriza ainda mais as qualidades da peça, destacando suas linhas e texturas.
Ideal para projetos de móveis que exibam acabamento moderno e que precisam resistir a arranhões ou à exposição a produtos químicos como mesas, cadeiras e bases de sofás. Não mancha e não altera a cor da madeira, mesmo quando o móvel permanece exposto ao sol por longos períodos.
A aplicação desse tipo de acabamento para madeira, no entanto, exige certa habilidade e o uso de equipamentos específicos. Não deve ser aplicado com pincel, pois o melhor resultado é obtido com uma pistola de tinta. Também exige o uso de equipamentos de proteção individual.
Pode ser lixado ou polido. Já a manutenção é mais cuidadosa, uma vez que exige que toda o verniz seja retirado antes de uma nova aplicação.
Agora você já conhece melhor os diferentes tipos de acabamento para madeira. Já sabe qual é a melhor opção para o seu projeto? Continue lendo o nosso blog e fique por dentro das últimas as novidades sobre o assunto!