Sua marcenaria nas redes sociais!11 min leitura

Tá na dúvida sobre como montar seu perfil, o que postar, como usar as redes sociais para conseguir mais clientes? Então vem conferir essas dicas de ouro!

Sem tempo para ler? Dê o play e escute o áudio do texto 😉

16 dicas para suas redes sociais

O que fazer

O que fazer:

1 – Escolha uma boa foto de perfil

Use uma imagem que mostre da região dos ombros pra cima – usando uma roupa profissional, que pode ser um uniforme, ou mesmo uma camisa social. Imagine que essa é a imagem que você gostaria de passar numa entrevista de emprego.

Não precisa, nem deve, ser formal demais, mas deve transmitir profissionalismo e segurança. Diversas pesquisas mostram que as pessoas tendem a interagir e se envolver mais com marcas pessoais, que têm uma pessoa como imagem principal. Porém, se você tem ou quer ter um perfil 100% comercial, então pode colocar o logotipo na foto de perfil.

2 – Monte seu Showroom digital

Uma das vantagens das redes sociais é ter uma vitrine para os seus trabalhos. Independente do espaço físico da sua marcenaria, todas podem ter uma espécie de “showroom online”, onde você exibe os seus melhores trabalhos. Fique atento, pois pode ser necessário pedir autorização.

Uma boa dica é separar as fotos por ambiente e fazer um “destaque” para cada um nos stories. Dessa forma, possíveis clientes conseguirão ter uma noção da sua experiência para cada cômodo!

3 – Tenha um perfil separado para seu trabalho

Ter um perfil para sua vida pessoal e um para expor seu trabalho, tanto preserva a sua vida pessoal, quanto promove melhor o seu trabalho. Você fica livre para postar conteúdos pessoais e descontraídos no seu perfil pessoal e consegue criar uma imagem profissional mais limpa num perfil separado.

Os trabalhos e novidades da sua marcenaria estarão reunidos no feed, que é a página do seu perfil no Facebook ou Instagram. Sua página ficará mais limpa e uniforme. Assim você transmite uma imagem profissional, comprometida e confiável.

4 – Use e abuse de vídeos e imagens

Os conteúdos que mais chamam a atenção são imagens e vídeos curtos. Crie o hábito de registrar as etapas dos trabalhos, principalmente as etapas finais de acabamento, montagem e instalação. Além disso, registre acontecimentos importantes e positivos no dia-a-dia da marcenaria.

Os vídeos não precisam ser super profissionais e editados. Certifique-se de que a câmera tenha uma boa resolução e crie vídeos rápidos – tanto para os stories quanto para o feed. Se quiser produzir algo mais elaborado, pode gravar a produção de alguma peça específica e depois acelerar o vídeo. É possível fazer isso com um aplicativo simples de edição, pelo celular. Durante a gravação, se certifique de que a câmera está pegando um bom ângulo de todo o processo.

https://www.instagram.com/p/B64cPjVlWhK/?utm_source=ig_web_copy_link

5 – Tome cuidado com o “tom”

Acertar o jeito de falar com seu público é essencial para a boa comunicação da sua marcenaria nas redes sociais. Ser muito formal pode fazer com que seus conteúdos pareçam chatos. Ao mesmo tempo, ser descontraído demais pode passar a impressão de que não se trata de um profissional sério. O equilíbrio, aqui, é a chave para a boa comunicação: use uma linguagem comum, do dia-a-dia, seja simpático mas não faça piadas demais.

6 – Use e siga algumas hashtags

As hashtags, ou tags, são marcações que os usuários podem colocar em suas postagens para divulgar que estão falando sobre determinados assuntos.

Quem gosta de surfar, por exemplo, segue a #surf. Quando alguém publica uma foto e coloca #surf na legenda, quem segue a hashtag pode ver a publicação – mesmo que não siga a pessoa que fez a postagem.

Por isso, as hashtags são extremamente úteis para quem quer divulgar seus trabalhos e conseguir mais seguidores (além de convertê-los em clientes!). Lembre-se de que: todas começam com o símbolo do jogo da velha, escrevendo #tudojuntosemespaco e sem caracteres especiais, rs.

Alguns exemplos de hashtags interessantes são #marcenaria #marcenariamoderna #marcenariacriativa.

https://www.instagram.com/p/B71OjCqFYrE/

7 – Incentive e responda os comentários

Essa dica não só ajuda a interagir melhor com seus seguidores, mas também a ser notado pelos algoritmos do Instagram, Facebook, ou Pinterest. O algorítimo é um pedaço do código de programação que define o que será exibido. Saber como usá-lo a seu favor é um grande diferencial!

Quando suas postagens têm bastantes curtidas, comentários e compartilhamentos, o algoritmo entende que trata-se de conteúdo interessante. Sendo assim, o algoritmo exibe o post para mais pessoas que seguem o seu perfil.

Então, incentive comentários e compartilhamentos. Você pode colocar a legenda “marque aqui aquele amigo que tem que reformar a cozinha urgente”, por exemplo. Responda comentários positivos e negativos e as dúvidas também, sempre da forma mais educada possível. Essa é uma das dicas que mais destaca o perfil da sua marcenaria nas redes sociais.

8 – Siga outros perfis semelhantes

É sempre bom seguir outros perfis do mesmo segmento que o seu. Você pode seguir concorrentes diretos, marcas de produtos que você usa e fornecedores como a Leo Madeiras. Além de contribuir para aumentar seu conhecimento naturalmente, também é uma excelente forma de se manter atualizado sobre as novidades do mercado!

9 – Divulgue os materiais, marque os fornecedores e parceiros

Já imaginou ter seu conteúdo divulgado por grandes empresas como a Leo Madeiras? Se vai postar a foto da nova esquadrejadeira que comprou para sua marcenaria, que tal marcar a loja onde você comprou a máquina?

O resultado final do closet ficou show usando um MDF Duratex? Que tal postar a foto falando qual o padrão do MDF e marcando a Duratex?

Além de informar seus seguidores sobre quais produtos e marcas você usa, você interage com esses parceiros. Eles podem até compartilhar seu conteúdo no perfil deles, atingindo muito mais pessoas e divulgando seu trabalho em larga escala!

10 – Mantenha uma frequência de postagens

Essa é mais uma dica que serve tanto para manter uma boa relação com seus seguidores, quanto com os algoritmos das redes sociais. Escolha um dia e um horário da semana para postar seus conteúdos sempre. Isso ajuda a consolidar a presença da sua marcenaria nas redes sociais.

Você pode fazer postagens de última hora, mas é bom definir um dia em que vai haver sempre uma publicação, faça chuva ou faça sol. Se ficar muito tempo sem atividade, os algoritmos entendem que seu conteúdo não interessa mais para seus seguidores. Sendo assim, passará a exibir suas postagens para cada vez menos pessoas. Por isso fique atento e mantenha um ritmo – lembrando que quanto mais frequente melhor 😉

11 – Deixe a forma de contato fácil de visualizar

Imagine essa situação. Um lojista que estava pensando em reformar seus expositores viu seu trabalho pelo Instagram e ficou interessado em te contratar. Mas nem no seu perfil nem nas postagens havia um telefone ou e-mail para contato, então deixou uma mensagem. Você demorou alguns dias pra responder, porque não entra sempre no perfil. Quando entrou em contato, ele já tinha fechado o projeto com outro profissional.

Depois de seguir todas as nossas dicas, não dá pra deixar que situações como essa aconteçam! Por isso, coloque na descrição do seu perfil, lá no topo, a forma de contato mais eficiente. Não precisa colocar telefones e endereços expostos ao público, se não quiser, mas indique um e-mail ou forma de contato que seja acessado com frequência.

12 – Mude a conta para comercial

Tanto o Instagram quanto o Facebook têm uma modalidade de perfil chamada comercial, ou profissional. Com ele você consegue acompanhar os resultados das suas postagens, stories, visitas na sua conta, etc. Para mudar, é só ir para o seu perfil, clicar em “editar perfil” e em seguida clique em “Mudar para conta profissional”. Dessa forma você conseguirá saber como está indo sua marcenaria nas redes sociais.

Caso já tenha aberto a conta como um perfil profissional, então não precisa fazer a alteração 😉

13 – Peça para seus clientes divulgarem seu trabalho

Melhor do que você divulgar seu trabalho, só seus clientes divulgarem pra você! Aumenta a credibilidade do seu trabalho e amplia o leque de possíveis clientes para pessoas que ainda não te conhecem.

Para funcionar, o atendimento de ponta a ponta do seu trabalho deve ser excelente, assim o seu cliente estará satisfeito e mais do que disposto a divulgar um bom resultado – clica aqui se quiser conferir dicas sobre atendimento, em outro post do Blog da Leo.

Dê play e escute as dicas bônus!

O que não fazer:

O que não fazer

14 – Não poste imagens tremidas, desfocadas ou com baixa qualidade

Por motivos práticos, usando imagens desfocadas, com baixa iluminação ou de baixa resolução, não será possível visualizar seus trabalhos direito. Além disso, ao nos depararmos com imagens de qualidade baixa, a tendência é desviar o olhar, pois é incômodo ficar olhando para imagens desfocadas. A qualidade das imagens que você posta está diretamente ligada a imagem que seus clientes têm de você e do seu negócio. Isso se aplica tanto ao conteúdo da imagem, quanto à definição dela.

15 – Evite usar filtros

Os filtros que alteram a cor, brilho, saturação e contraste da imagem não são indicados para registrar trabalhos e ambientes. Como mudam boa parte da configuração da imagem, alteram a identidade do projeto e mostram algo muito diferente do resultado final. O que pode dar bastante dor de cabeça no futuro.

Por isso, quando for tirar fotos e fazer vídeos, preste atenção especial à iluminação – a luz do sol da manhã costuma ser a melhor! Dê preferência para registrar as imagens de manhã e postar depois, ou no dia seguinte.

16 – Não deixe a conta privada!

Se o seu foco é conseguir mais clientes, compartilhar seu conteúdo, ter seu perfil divulgado e crescer, então coloque seus perfis como públicos. Dessa forma todos conseguem ver suas publicações, stories, destaques e tudo o mais que você quiser divulgar para o grande público.

Como mudar sua conta do Instagram para comercial
Dessa forma você consegue mudar o perfil da sua conta no Instagram.

Se houver alguma publicação que você queira mostrar apenas para alguns seguidores, é só trocar a privacidade nas configurações da própria publicação.

Dica extra!

Nem sempre temos conteúdo para manter a mesma frequência de publicações, ISSO É NORMAL. Não pense que quem posta conteúdo novo todos os dias faz uma cozinha inteira do dia para noite, rs! O truque está em tirar fotos diferentes de um mesmo trabalho/ ambiente. Tente outros ângulos, iluminações diferentes, imagens com e sem pessoas, use sua imaginação! A ideia é guardar o conteúdo e não postar tudo de uma vez. Assim você tem um conteúdo extra para ir postando aos poucos, ou para postar quando a marcenaria estiver parada.

Gostou das dicas que separamos para destacar a sua marcenaria nas redes sociais? Então comente aqui embaixo e deixe sua opinião 😉

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4 Comentários

  1. Dicas de excelente visão sobre o mercado é que vai ajudar muitos que estão começando a alavancar sua carreira muito obrigado #top!!!

    1. Muito obrigada, Kleber! Fique de olho no nosso site e nas redes sociais, porque vem mais conteúdo bom por aí 😉

  2. Muito obrigado Leo pelas dicas,tenho certeza de que irá me ajudar muito na divulgação do meu trabalho.

    1. Olá Josenilton.
      Agradecemos a sua visita e o seu comentário! 🙂
      Continue acompanhando as nossas atualizações para saber mais sobre o universo da marcenaria.
      Até a próxima!

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