Saiba como aumentar a produtividade da sua marcenaria10 min leitura
Entre as estratégias de como aumentar a produtividade da sua marcenaria, assumir uma postura proativa é uma das mais essenciais. Para isso, é necessário apostar em um layout inteligente, na organização adequada das ferramentas de trabalho e, se possível, investir em um controle de estoque eficiente.
Além disso, é interessante que sua marcenaria conte com novas tecnologias que garantam maior lucratividade, possibilitando cortes mais precisos e um melhor aproveitamento da mão de obra. Também é preciso promover a manutenção preventiva de máquinas e equipamentos.
Complicado? Nem tanto! Estamos aqui para te ajudar! Neste post, daremos 7 dicas de como aumentar a produtividade da sua marcenaria! Vamos lá? Acompanhe!
7 dicas de como aumentar a produtividade da sua marcenaria
1. Aposte em um layout inteligente
A primeira dica de como aumentar a produtividade da sua marcenaria é apostar em um layout inteligente e funcional. Isso quer dizer que, para montar a configuração da linha de produção da sua marcenaria, é preciso considerar o processo produtivo, as máquinas e os equipamentos disponíveis.
Você não deve considerar apenas o tamanho das máquinas ao montar o layout, mas também deve observar a funcionalidade de cada equipamento e a necessidade de uso dessas máquinas nas operações do dia a dia da empresa.
Quais máquinas são usadas todos os dias? Quais são usadas apenas em alguns projetos? Quais equipamentos são muito pouco ou quase nunca usados?
Somente após analisar todas essas informações será possível planejar e dimensionar a linha de produção da sua marcenaria. Organize as máquinas e equipamentos em uma sequência lógica: se a madeira deve ser cortada e, depois, parafusada, o ideal é posicionar a serra elétrica antes da parafusadeira.
Ao pensar no layout da sua marcenaria, é importante considerar o fluxo de trabalho dos seus funcionários. Isso é fundamental para evitar que corredores e áreas de acesso a máquinas e equipamentos fiquem sempre congestionados, impedindo a realização do trabalho.
Também é preciso levar em conta os momentos de maior movimentação de pessoas em um espaço e a quantidade de colaboradores que pode transitar em locais de alta produtividade. Não esqueça que muitos de seus funcionários passam grande parte do dia carregando equipamentos e produtos.
Como você viu, esse planejamento demanda tempo. No entanto, vale a pena: o layout inteligente garantirá que sua marcenaria cumpra todo o cronograma de trabalho e, provavelmente, reduza o tempo de fabricação de todos os projetos, tornando sua empresa mais competitiva.
2. Faça um controle de estoque eficiente
Um controle de estoque eficiente é fundamental para evitar que a falta de materiais ou de matéria-prima diminua a produtividade da sua empresa, o que poderia acarretar no descumprimento de prazos combinados com os clientes e causar muitos prejuízos.
Esse controle também evita o desperdício de recursos, impedindo, por exemplo, que insumos fiquem encalhados no estoque ou acabem estragando. Pense no estoque da sua marcenaria como parte integrante da linha de produção. O ideal é que as chapas de madeira ou MDF fiquem próximas à área de corte, garantindo que o trabalho seja efetuado de forma mais rápida e organizada.
Essa solução também elimina a necessidade de transportar várias chapas de madeira de um lado para o outro da marcenaria, diminuindo o tempo de produção.
3. Organize as ferramentas da sua marcenaria
A organização é fundamental para empreendedores que estão buscando como aumentar a produtividade da marcenaria. Como você sabe, as ferramentas de trabalho devem estar sempre próximas da bancada ou do local onde o projeto está sendo executado. Isso facilita o dia a dia e torna o processo mais eficiente, não é mesmo?
Pense em cada projeto que a sua empresa tem que executar e no seu processo de produção. Quais ferramentas serão usadas para montar cada móvel? E quais não serão utilizadas? Monte uma lista de verificações de cada projeto. Isso ajuda a evitar o manuseio excessivo e a perda de itens, além de permitir que seu trabalho seja executado com mais rapidez.
Organize as ferramentas de acordo com as suas características, funções, tamanhos e trabalhos em que seu uso será necessário. Para isso, você pode optar por usar armários, painéis e bancadas com painéis.
4. Use a tecnologia a favor da sua empresa
Como você sabe, investir em novas tecnologias é um diferencial para quem deseja saber como aumentar a produtividade de uma marcenaria.
Ferramentas tecnológicas permitem que o passo a passo da produção seja entendido e efetuado por sensores inteligentes que conectam o setor de projetos à linha de produção em tempo real. Estão muito presentes em marcenarias de grande porte, que oferecem o serviço completo: desde o projeto até a montagem e instalação do móvel no local.
Investir em novas tecnologias também permite que a sua marcenaria reduza o desperdício de materiais ao aplicar, em cada projeto, planos de corte mais precisos, que possibilitam o total aproveitamento da madeira ou do MDF.
Ferramentas e máquinas tecnológicas são capazes, inclusive, de identificar e corrigir erros em tempo real, o que é muito importante quando se deseja obter a maior produtividade possível.
Além disso, novas tecnologias são capazes de tornar a gestão de projetos da empresa mais eficiente e versátil. Os softwares multifuncionais vêm com recursos poderosos que eliminam a necessidade de investir em ferramentas diferentes para administrar seu negócio. Isso quer dizer que o departamento de vendas, estoque e projetos funcionarão de forma integrada.
Tudo isso pode tornar a dinâmica da sua empresa muito mais dinâmica, ágil e eficiente.
5. Descarte o que não usa
Quer outra dica de como aumentar a produtividade da sua marcenaria? Descarte tudo o que a sua empresa já não usa!
Você com certeza já se deparou com materiais danificados ou ferramentas quebradas durante o seu dia a dia de trabalho, não é mesmo? Quando isso acontece, o que você faz?
Embora seja muito comum adiar o descarte desses itens, imaginando que mais cedo ou mais tarde você irá precisar deles, a verdade é que esses objetos, na maioria das vezes, não têm mais utilidade e, assim, acabam entulhando o chão da marcenaria e ocupando um espaço precioso que poderia ser melhor utilizado.
Além disso, esses itens dão um ar de desleixo ao local de trabalho e, mais que isso, podem prejudicar a produtividade de toda a equipe.
6. Invista na manutenção preventiva de máquinas e na qualificação da mão de obra
Pensando em como aumentar a produtividade da sua marcenaria, é importante que haja a manutenção preventiva das máquinas. Isso garante que todos os equipamentos estejam sempre funcionando bem para assegurar a continuidade da produtividade da empresa.
Além disso, é preciso investir na qualificação da sua mão de obra, tornando mais provável que o processo de montagem seja ágil e livre de percalços. Que tal incentivar seus funcionários investindo em um curso de reciclagem? Ou quem sabe em um curso que os torne aptos a usarem novas máquinas, equipamentos e metodologias de trabalho?
Também é interessante estimular sua equipe a ler as mais recentes publicações do setor, fazer visitas técnicas, ir a feiras do setor marceneiro e participar de palestras e workshops, importantes ferramentas para quem deseja melhorar o processo produtivo e modernizar o negócio.
7. Invista na gestão do tempo
Saber como aumentar a produtividade da sua marcenaria, sem sombra de dúvida, exige um gerenciamento eficiente de tempo. Mas o que isso significa?
A gestão do tempo visa organizar e planejar o tempo que deverá ser gasto na execução de todas as tarefas da sua empresa, sejam esses trabalhos integrantes da linha de produção, do setor de projeto ou do setor administrativo da empresa.
Além disso, a gestão de tempo garante que mais tarefas sejam realizadas em menos tempo, e evita erros ao focar em projetos mais importantes. Existem aplicativos que podem auxiliar a sua marcenaria a gerenciar melhor o tempo. Essas ferramentas são essenciais para você que já está acostumado a usar o smartphone no dia-a-dia, e para você que não está familiarizado com essas ferramentas e aplicativos, vale a pena experimentar! Conheça alguns a seguir.
1. Evernote
O aplicativo permite que o usuário crie uma lista de tarefas, um bilhete ou uma anotação, além de anexar fotografias e esboços. Após criar cada nota, é possível acessá-la por meio de qualquer dispositivo conectado à Internet, como notebooks, smartphones ou tablets.
2. Google Drive
O famoso aplicativo do Google permite compartilhar arquivos na nuvem e acessá-los sempre que precisar.
Além disso, o Google Drive conta com os documentos do Google – versão online do Office do Windows – que permite editar qualquer documento de texto, apresentação ou planilha.
3. Clear
O Clear permite organizar uma agenda de trabalho e criar uma lista de tarefas organizadas por categorias distintas e listas temáticas. Possui design moderno e fácil de usar.
4. Waze
Você, com certeza, conhece o Waze, um dos aplicativos de trânsito mais famosos do mundo, não é mesmo? A nova versão exibe uma agenda que envia um alerta para lembrá-lo de todos os compromissos da semana.
5. Timely
O Timely permite montar listas de tarefas e definir os prazos de todos os seus projetos. Além disso, o aplicativo consegue determinar quanto tempo será necessário para terminar cada trabalho.
Esse monitoramento permite que toda a sua agenda pessoal seja cumprida e que as tarefas mais importantes do dia sejam priorizadas.
Como você viu, saber como aumentar a produtividade da sua marcenaria é fundamental para que a sua empresa ocupe um lugar de destaque em um mercado cada vez mais competitivo, sem ter que cortar gastos ou aumentar constantemente os preços do seu produto.
Para isso, a dica é apostar na qualidade, investir no treinamento de seus funcionários e na manutenção preventiva de máquinas e equipamentos, além de abrir espaço para novas tecnologias para garantir a sustentabilidade e a longevidade de sua marcenaria.
Gostou de saber sobre como aumentar a produtividade da sua marcenaria? Continue acompanhando o nosso blog e fique por dentro de todas as novidades sobre marcenaria!
19 de fevereiro de 2020 às 08:22
🤝 obrigado pelo dicas!