Como renovar móveis? Confira 7 inspirações!7 min leitura

Quer saber como deixar um móvel velho com cara de novo? É comum termos em casa um móvel antigo que já não combina com o restante da mobília ou uma peça quebrada que perdeu a função principal. No entanto, isso não é motivo para descartá-los. Para saber como renovar móveis de diferentes formas, continue por aqui e veja as 7 ideias que listamos para você!

inspirações de como renovar móveis

Sem dúvida, restaurar ou reformar móveis é a maneira mais econômica de transformar a decoração de um espaço. Além disso, há peças que atravessam gerações e carregam significados importantes para aqueles que as possuem.

Seja qual for a razão para manter uma mobília ao invés de descartá-la, existem inúmeras alternativas para repaginá-la. Através de materiais e técnicas diversas, é possível modificar o aspecto visual e até mesmo a funcionalidade da peça, se assim desejar.

Neste post, confira 7 ideias de reforma de móveis que você pode aplicar em objetos que já tem em casa para renovar a mobília sem gastar quase nada. Boa leitura! 

7 ideias práticas e criativas de como renovar móveis  

Alguns elementos da sua decoração podem ter pertencido a outras pessoas da família e já terem anos de uso. Ou, ainda, você pode ter garimpado em uma loja de móveis usados, por gostar de antiguidades ou por querer economizar.

Independentemente da origem, sempre tem algo em casa que você olha e pensa que poderia ficar melhor, não é mesmo? Por isso, vale a pena apostar na reforma de móveis, em vez de descartar essas peças que têm muita história e podem ser perfeitas para o seu lar.

A seguir, confira alguns exemplos do que você pode fazer com elas! 

1. Fazer uma pintura nova e moderna 

Você tem um guarda-roupa bem característico, de 40 anos atrás, que gostaria de renovar? Ou um armário do quarto de bebê do seu filho que já cresceu? Então, você pode aproveitá-los para as suas necessidades atuais de forma bem simples. Para isso, é só apostar na pintura. 

Com várias opções de cores, você pode renovar móveis antigos para se adequar perfeitamente a um novo ambiente, ou, ainda, se atualizar às novas necessidades. Por exemplo, no caso do guarda-roupa, com uma pintura vibrante, o seu quarto pode ficar com outro estilo. Já o armário do seu filho pode ser pintado com cores escuras para um visual menos infantil. 

Para isso, basicamente os cuidados vão ser limpar e lixar bem a peça, além de escolher uma tinta apropriada para o material dela, como a de madeira. Depois, é só passar algumas demãos e esperar secar. 

2. Criar uma bancada rústica 

As bancadas são móveis úteis, que podem ser criados a partir de várias outras peças. Por exemplo, uma mesa antiga de cozinha pode ser pintada e virar a bancada de preparos.

Já uma cômoda pintada e sem gavetas, pode dar lugar a cestos de organização e ser colocada no banheiro

3. Usar gravura em uma cômoda 

Quem tem uma cômoda ou rack pode renovar essa peça para um visual mais artístico e pessoal por meio das gravuras. Dessa forma, as peças podem deixar de ser antigas ou básicas e ganhar uma nova personalidade. 

Para isso, quem entende de arte pode desenhar gravuras diretamente no móvel. Outra opção é usar um estêncil e criar as figuras a partir de moldes. Depois, é só pintar com as cores de sua preferência. Aliás, essa técnica também é ótima para guarda-roupas e armários de cozinha. 

4. Criar uma mesa de cabeceira espelhada 

A reforma de móveis permite atualizar a mobília sem gastar muito. Por isso, outra ideia simples de como renovar móveis, mas que fica moderna e atual, é apostar nas peças metalizadas, com um aspecto futurista. 

Nesse caso, para a mesa de cabeceira do quarto, seja de madeira ou outro material, você pode usar tinta em tom prateado — ou dourado, se a ideia é deixá-la mais luxuosa —, e depois criar superfícies espelhadas, seja no tampo ou nas gavetas. 

Aliás, essa peça não só fica legal no quarto, inclusive de jovens, com um visual mais “galáctico”, mas também em banheiros, se você quiser colocar a mesa de cabeceira para guardar escovas e objetos pequenos, ao lado da pia. 

5. Usar tinta e tecido em aparador 

O aparador é uma peça legal de ter em casa. Mais do que ser um lugar onde você deixa as chaves do carro, ele é uma peça importante da decoração e, se tiver gavetas, pode guardar muitos objetos e ajudar a eliminar a bagunça da sala ou do hall de entrada. 

Sendo assim, para renová-lo, uma das ideias mais comuns é aplicar tinta e tecido. Dessa forma, você pode escolher tonalidades que mais combinam com o ambiente em que a peça vai ser usada. Além disso, pode usar estampas interessantes a partir do tecido, ou até apostar em papel de parede. Assim, é fácil trocá-lo depois, se quiser mudar o desenho. 

6. Transformar um rack em gaveteiro 

Precisou criar um escritório para trabalhar de home office em casa? Ou, ainda, quer um gaveteiro para os brinquedos ou roupas das crianças? Então, você pode aproveitar aquele rack velho que tem em casa. 

Dependendo do modelo, você pode remover estantes e prateleiras da peça, deixando apenas as partes retas dela. Depois de limpar e lixar, é só pintar o móvel e está pronto. Aliás, para completar os espaços, você pode fazer novas gavetas ou deixar alguns espaços abertos como nichos. 

Já quanto à madeira descartada, vale a pena pintar da mesma cor e usar como prateleiras na parede atrás do móvel. Assim, você pode colocar plantas, fotos e livros e criar um canto específico de estudos, leitura ou trabalho. 

7. Restaurar uma penteadeira 

As penteadeiras já foram muito valorizadas há décadas atrás. Depois, perderam a popularidade, mas agora transformaram-se em uma peça vintage e útil, podendo ser usadas em um quarto ou banheiro. Por isso, na reforma de móveis, também vale a pena modernizá-las. 

Para isso, se a estrutura da peça estiver boa, basta fazer pequenas mudanças. Por exemplo, trocar o estofado do banquinho e pintá-lo já garante um novo visual. Na penteadeira em si, lixar e mudar a cor com tinta, seja um tom vibrante ou clássico, também pode ser suficiente. Por fim, trocar o espelho por um novo a deixa completamente restaurada. 

Além dessas pequenas mudanças, também é possível apostar na decoração, com a instalação de luzes e acessórios, para torná-la mais pessoal. 

A reforma de móveis de casa é um processo de criação divertido e muitas vezes prático. Para quem não quer descartar uma peça antiga, ou pretende economizar e não comprar uma nova, fazer essa renovação é o ideal. Aliás, também é uma maneira de mudar o visual da sua mobília de forma pessoal e estilizada, além de preservar a história. Para isso, é só escolher as peças que você quer transformar em casa, seguir as nossas dicas para adaptá-las ao seu móvel e colocar suas ideias em prática

Gostou do post? Siga a gente no Instagram, Facebook, LinkedIn e YouTube e veja mais dicas como essas!  

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.