O que todo dono de marcenaria precisa fazer para definir os processos do seu negócio e obter excelentes resultados?5 min leitura

No último post da série sobre Organização da Marcenaria, produzido em parceria com a Plataforma Gabster você viu quais são os principais sinais para começar a investir na implantação de processos. Além disso, falamos sobre o quanto é prejudicial para o seu negócio dedicar tempo e esforço para apagar os incêndios ocasionados pelos problemas do dia a dia.

No post de hoje, vamos te mostrar na prática o que é preciso fazer para eliminar as causas dos problemas diários da sua marcenaria, aliando gestão, tecnologia e a implantação de novos processos. Vamos nessa?

O foco em estabelecer uma operação estável é o grande objetivo nessa fase e, por isso, é preciso trabalhar na contramão dos problemas. Mas e como fazer isso?

Se você já leu o eBook sobre Processos na Marcenaria (clique aqui para acessar o material), compreendeu que, ao desenhar o macroprocesso do negócio, será possível descobrir as principais funções dos seus funcionários, além de entender a estreita relação que existe entre o processo de venda e fabricação dos móveis.

Aliando Tecnologia e Processos

Sabemos que um dos principais motivos para a ocorrência de problemas na marcenaria é a falta de especificações em um projeto. Em muitos casos, o setor produtivo interrompe a linha de produção para interpretar ou definir como o móvel será produzido. Essa prática pode ocasionar uma série de problemas, pois além de gerar uma enorme perda de tempo, atrasando a entrega de projetos importantes, compromete a qualidade do produto final.

Uma ótima solução para evitar perdas e dores de cabeça com problemas ocasionados pela falta de informação é contar com um sistema informatizado no qual, através da definição de um sistema construtivo (chamado engenharia do produto), todas as informações necessárias para produção do móvel estarão inseridas no seu desenho 3D.

Sistema Construtivo é o conjunto de elementos devidamente organizados, como regras, materiais, parâmetros ou atributos utilizados na engenharia do mobiliário. Em outras palavras, torna-se a identidade da marcenaria, define a estrutura do móvel, as matérias primas a serem utilizadas, os sistemas de fixação, medidas máximas e mínimas para cada peça, entre outros atributos.

Oportunidade de Crescimento: Aplicando o conceito de Sistema Construtivo na sua marcenaria, você terá total condição de disponibilizar a sua biblioteca de produtos para arquitetos e parceiros. O processamento dos projetos será totalmente de acordo com as regras definidas pela sua engenharia.

Mais Liberdade para personalização de orçamentos e rica Biblioteca 3D

Existem outras vantagens que a sua marcenaria pode obter ao contar com um sistema informatizado, que entrega mais agilidade para produzir e vender móveis sob medida.

Você já parou para pensar quanto tempo dedica para fazer orçamentos durante a semana? Saiba que esse é um dos principais vilões de tempo nas marcenarias, sem considerar que, em muitos casos, somente o proprietário do negócio possui conhecimento para fazer tal atividade. Contudo, você sabia que através de um sistema de cálculo automático, desenvolvido pela Gabster, é possível gerar orçamentos de forma simples e rápida, considerando markups, quantidades e preços livremente a partir dos custos de um projeto?

Em poucos cliques o usuário poderá concluir as modificações. E ainda, adicionar ou retirar insumos do orçamento e gerar documentos personalizados para seu cliente. É mais liberdade para a personalização do seu orçamento

Outra vantagem de contar com uma solução automatizada para a produção dos móveis da sua marcenaria, é ter a disposição uma super biblioteca com módulos 3D ricos em detalhes e habilitados para a produção. A Biblioteca CE 2801, desenvolvida pela Gabster, conta com 37 componentes para mobiliário, entre aéreos, balcões, gaveteiros e armários. Com essa super biblioteca é perfeitamente possível:

  • Alteração de laminação, peças e profundidade
  • Alteração de tamanho, acabamento e espessura
  • Prateleiras com opções de ferragens e recuo
  • Corpo de gaveta e o vão do móvel configurável
  • Recobrimentos de portas e frentes de gavetas
  • Alterar dobradiças e rotação de batentesas com opções de ferragens e recuo

Então, o que todo dono de marcenaria precisa fazer para definir os processos do seu negócio e obter excelentes resultados? Precisa saber que já existe um sistema informatizado que entrega todas as especificações dos projetos, que tem todas as informações necessárias para produção no desenho 3D, que disponibiliza bibliotecas personalizadas, que faz orçamentos e dispara comandos para as máquinas na execução do móvel. A plataforma Gabster facilita os fluxos de gestão e de produção da sua empresa e garante mais eficiência no dia a dia. Clique aqui para saber mais.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.