O que é deck modular e como montar?4 min leitura

Tem dúvidas sobre o que é deck modular e como montar a estrutura corretamente de forma prática e rápida? Então este conteúdo é para você! Continue por aqui para saber mais sobre esse item que está transformando a decoração de áreas internas e externas, além de conferir as nossas dicas para realizar uma instalação impecável.

O que acha de ouvir o conteúdo enquanto conclui outras tarefas do seu dia a dia? Aperte o play e aproveite!

deck modular para piso em áreas internas e externas

Deck modular: o que é?

O deck modular é uma estrutura que permite a instalação do piso em módulos, ou seja, peça por peça. Geralmente fabricada em madeira ou plástico, a placa de quatro ângulos e lados de medidas iguais permite o encaixe de modo paralelo ou perpendicular, criando o padrão que o usuário deseja. Devido à praticidade e versatilidade que oferece, ganhou espaço em projetos de decoração, especialmente em áreas com piscina.

Além de ser esteticamente bonito, o deck modular é resistente, durável e econômico, características que o tornam um excelente investimento, com ótimo custo-benefício. Como se não bastassem todas essas vantagens, o produto dispensa mão de obra especializada. Em outras palavras, você não precisa de um profissional para realizar a instalação do deck modular e pode concluir o trabalho em poucos passos.

Dicas de como montar deck modular

Antes de comprar um modelo de deck modular, planejar cada etapa é fundamental para obter o resultado desejado. Essa organização contribui para o sucesso da instalação, pois garante uma estética harmoniosa, preserva a funcionalidade do ambiente e evita desperdícios.

Portanto, se você está pensando em instalar a estrutura em uma área residencial, comercial ou corporativa, leia com atenção as dicas abaixo para entender como montar deck modular em espaços internos ou externos, como banheiros, lavanderias, varandas, quintais, piscinas, entre outros. Acompanhe!

1. Tire as medidas do ambiente

Antes de tudo, você deve medir o ambiente onde deseja aplicar o deck modular com uma ferramenta de medição apropriada. O item é uma escolha popular para áreas externas e/ou molhadas, como: varandas, jardins de inverno, quintais, banheiros, lavanderias, áreas de lazer e piscina, entre outros.

Certifique-se de tirar todas as medidas, incluindo as reentrâncias e saliências presentes no ambiente. Você pode desenhar o rascunho em uma folha sulfite, a fim de facilitar a visualização da planta e anotar as dimensões, ou utilizar um programa específico para projetar o cômodo.

2. Calcule a quantidade necessária de peças

Para calcular a quantidade de peças necessárias, você precisará ter em mãos a metragem quadrada do seu ambiente. A partir dessa informação, verifique as opções de deck modular à sua disposição e avalie qual é a mais vantajosa para você. Ao utilizar um software que permita a aplicação dessas peças sobre o solo, você terá mais facilidade para realizar esse cálculo.

Isso é importante porque existem modelos de diferentes tamanhos no mercado. Na Leo, por exemplo, você encontra um deck modular de madeira pinus liso com 20x20cm, mas esse mesmo exemplar está disponível nas medidas 30x30cm, 40x40cm e 50x50cm. Os tamanhos certamente têm influência sobre o efeito visual, mas você também deve levar em consideração o custo-benefício de cada um.

3. Prepare o deck para a instalação

A preparação do deck para instalação dependerá do tipo de material das suas peças, pois cada matéria-prima se comporta de uma maneira. Caso o seu deck modular já venha pronto para instalar, você provavelmente só terá que realizar alguns cortes a fim de garantir o encaixe perfeito no seu ambiente.

Agora, se optar pelo deck modular de madeira, ele possivelmente precisará de um tratamento prévio que o torne mais resistente à umidade, ao sol e ao ataque de cupins e outros insetos. Você pode oferecer essa proteção através de produtos de acabamento, como seladoras, vernizes e tingidores.

4. Faça o encaixe das peças no piso

Depois de cortar e tratar todas as peças, é hora de instalar o seu deck de fato. Inicie o processo pelos cantos, dispondo as peças lado a lado até cobrir todo o espaço. Uma das grandes vantagens desse tipo de estrutura, sem dúvida, é que você não precisa remover o seu piso original para instalá-lo!

Alguns modelos que o mercado comercializa já possuem uma base plástica com encaixe do tipo macho-fêmea. Embora esse sistema proporcione uma estrutura mais firme, garantindo que nenhuma peça se solte ao caminhar sobre ela, ele exige maior atenção durante a instalação.

Confira as opções de deck modular disponíveis na Leo Madeiras e renove o ambiente que desejar! Se gostou do conteúdo, compartilhe para que ele alcance mais pessoas. Fique de olho nas nossas atualizações para não perder nenhuma novidade sobre marcenaria, bricolagem, decoração e muito mais. Até logo!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.