Mandril para furadeira: saiba quando trocar a peça3 min leitura
Para que as suas ferramentas elétricas funcionem corretamente, garantir a manutenção regular e a troca de peças, quando necessário, é fundamental. Por isso, hoje, vamos falar sobre o mandril de furadeira. Afinal, esse é um equipamento que está presente em diferentes tipos de tarefas, profissionais ou domésticas, das mais simples às mais complexas.
O mandril é um acessório que permite, principalmente, engatar brocas e bits com firmeza, estabilidade e segurança. Com a utilização frequente, no entanto, é natural que a peça comece a apresentar sinais de desgaste, exigindo a substituição. A seguir, você vai descobrir quando trocar o mandril para furadeira e conferir dicas básicas para realizar essa troca. Vamos lá?
Quando trocar o mandril para furadeira?
Se você tem dúvidas sobre o momento certo de realizar a troca do mandril da sua furadeira, continue lendo porque este post vai ajudar. Embora o acessório seja bastante resistente e durável, você deve ficar atento a qualquer sinal de desgaste na peça.
Mesmo que você utilize a sua ferramenta elétrica corretamente, é natural que o mandril da furadeira se deteriore com o tempo. O surgimento de ferrugem, por exemplo, é um indicativo de que chegou a hora de substituir o acessório.
Além disso, observe a integridade dos dentes da peça e da chave de abertura e fechamento. Afinal, são eles que garantem a fixação correta e segura de brocas e bits. Por fim, travamentos constantes durante o uso, assim como empenamento do acessório ou ruídos excessivos, são indícios de que a troca é necessária.
Dicas de preparação para a troca do mandril
Agora que você já sabe como identificar o momento mais adequado para substituir o mandril da sua furadeira, daremos algumas dicas de como realizar essa troca de forma segura. Com os passos abaixo, será mais fácil concluir todas as etapas com confiança e precisão. Seja cauteloso para não danificar peças pequenas e delicadas durante o processo!
Veja o que você precisa fazer para substituir o seu mandril com segurança.
1. Certifique-se de que a furadeira está desligada da tomada
Sem dúvida, o primeiro passo é retirar a ferramenta elétrica da tomada, desligando-a totalmente. Jamais inicie o processo de troca do mandril com a sua furadeira conectada à fonte de energia, pois isso pode causar acidentes.
2. Separe todas as ferramentas necessárias para a troca
As ferramentas que você utilizará para fazer a manutenção da sua furadeira podem variar, de acordo com o tipo de mandril. De modo geral, você precisará de: uma chave Allen 1/4″, uma chave inglesa e uma chave de mandril.
3. Posicione o equipamento em uma superfície reta e estável
Para segurar a ferramenta com firmeza e realizar todas as etapas com segurança, é fundamental providenciar uma superfície reta e estável. Certifique-se também de ter uma iluminação adequada para essa atividade.
4. Utilize equipamentos de proteção individual
Assim como as atividades do dia a dia, as tarefas de manutenção pedem o uso de equipamentos de proteção individual (EPIs). Óculos de proteção, por exemplo, impedem que peças soltas atinjam os olhos durante o manuseio da ferramenta e a troca do mandril.
5. Utilize lubrificantes para instalar o novo acessório
Para tornar a instalação do novo mandril ainda mais fácil e prática, utilize lubrificantes indicados para essa finalidade. Esse tipo de produto evita o atrito desnecessário entre o acessório e a furadeira no momento do encaixe.
Este conteúdo foi útil para você? Se você conhece alguém que tem dúvidas sobre quando trocar o mandril para furadeira, não deixe de compartilhar este post. Na Leo Madeiras, você encontra ferramentas e acessórios de alta qualidade para turbinar os seus projetos. Acesse o nosso site e confira!