Ideias de promoção para atrair clientes para a sua marcenaria!9 min leitura

Em busca de ideias de promoção para atrair clientes para a sua marcenaria? Construir um negócio bem-sucedido exige mais do que criar belos projetos de móveis para casas e escritórios

Como você sabe, a maioria dos clientes compra móveis que usarão durante a vida inteira, o que significa que seus produtos precisam alcançar as pessoas certas, no momento certo. Além disso, precisam causar uma impressão positiva e duradoura. Mas é claro, isso não acontece por acidente.

Quer saber mais sobre o assunto? 

Neste post, trouxemos 10 ideias para ajudar a atrair clientes para a sua loja. 

Vamos lá?

9 ideias para atrair clientes para a sua marcenaria

Uma estratégia de promoção desenvolvida para uma loja de móveis deve fazer com que os clientes em potencial pensem na sua marca quando estiverem prontos para reformar a sua casa e mudarem toda a decoração e os móveis do espaço. 

Quer saber a melhor forma de impactá-los? Confira nossas dicas:

1. Conheça o seu cliente

Para projetar ou vender móveis que atendam as necessidades dos seus clientes é preciso conhecê-los muito bem, não é mesmo? O fato é que algumas pessoas vão amar seus produtos mais do que outras e, para o sucesso do seu negócio, é fundamental identificar quem faz parte do primeiro grupo.

Não sabe exatamente como descrever seus clientes? Faça pesquisas on-line ou distribua questionários na loja para ajudar a definir a imagem do seu cliente ideal, o que inclui descobrir sua idade, sexo, profissão, renda e passatempos.

Isso permitirá que você também descubra qual estação de rádio eles escutam, quais revistas e jornais lêem e quais canais de televisão assistem.

Depois de conhecer o perfil do seu público-alvo você poderá traçar promoções que o atinjam mais facilmente. Existem várias maneiras de alcançá-lo no ambiente omnichannel de hoje.

Marcenaria nas redes sociais 

Use sua pesquisa para determinar quais redes sociais seus clientes mais usam:

  • Se o seu consumidor padrão for da geração do milênio, você deve focar a sua estratégia de marketing digital no Instagram. Isso permitirá exibir projetos de móveis sob medida ou lançamento de produtos e serviços;
     
  • Se seu público for mais velho, é provável que você o encontre no Facebook;
     
  • O seu consumidor ideal é formado por pessoas que amam decoração? Nesse caso você deve criar uma página no Pinterest.

Publique imagens bonitas dos seus projetos, vídeos compartilháveis nas redes sociais e conteúdos que sejam relevantes para a sua marcenaria.

A imagem apresenta um lojista de uma marcenaria fechando uma venda que veio por meio do bom relacionamento.
Se os clientes se identificarem com o que você publica nas redes sociais, eventualmente, quando forem comprar móveis, lembrarão da sua marcenaria.

O marketing via mídias sociais é ideal para a construção de um relacionamento entre sua empresa e as pessoas que compartilham os mesmos valores. Aqui, o objetivo é engajar, não vender.

Por isso, procure cultivar seguidores que amam móveis e gostam de investir na decoração da sua casa. 

2. Aumente o apelo visual da sua loja

É certo que muitos clientes compram “por impulso”. Ou seja, se sentem imediatamente atraídos por um produto exposto em uma loja. Esse é um fenômeno que você não pode ignorar.

No entanto, para que se sintam atraídos pelo design das peças que você expõe, os clientes precisam entrar na loja. Como fazer isso?

Crie uma vitrine chamativa, que convite os consumidores a entrarem. Apostar em decorações em datas temáticas é uma ótima ideia. No Natal, por exemplo, optar por uma decoração temática com árvores e luzes é uma ótima maneira de fazer isso. 

3. Aposte em outdoors, folhetos e na mídia tradicional

Quer mais ideias de promoção para atrair clientes para a sua marcenaria? Às vezes, a melhor maneira de chamar a atenção é investindo na mídia tradicional. Outdoors, panfletos e outros materiais impressos são capazes de chamar a atenção dos clientes para a sua loja.

Outros canais que não devem ser subestimados são os anúncios em jornais do bairro ou nas rádios da sua cidade. Essas estratégias podem oferecer um retorno surpreendentemente.

4. Ofereça descontos na próxima compra

Oferecer descontos é uma das ideias clássicas de promoção para atrair clientes para a sua loja. Cupons que podem ser usados na primeira compra, por exemplo, são capazes de atrair novos consumidores.

Outra ideia é oferecer descontos para clientes que indicam outros, estratégia que além de apresentar seus produtos e serviços para novos consumidores agrada quem já compra na sua loja.

Para atrair a atenção dos consumidores, você pode oferecer:

  • Descontos especiais em produtos selecionados;
  • Cupons;

  • Troca de pontos;

  • Recompensas. 

Cartão fidelidade

Também é possível optar por cartões fidelidade que se parecem com cartões de crédito e contam com um código de barras ou com uma faixa magnética que permite que a empresa colete dados sobre os clientes. 

Com o programa de cartões de fidelidade, uma empresa pode acompanhar e analisar os hábitos de compra dos clientes, o que ajudará a ajustar as ofertas para atender às suas necessidades.

As informações coletadas podem ser usadas para ajudar o empreendedor a entender e influenciar os hábitos de compra. Esses programas incentivam os clientes a voltarem sempre a sua loja.

Na imagem, uma mulher apresenta um cartão fidelidade, uma das ideias de promoção para atrair clientes para a marcenaria.
Os cartões fidelidade também incentivam os clientes a experimentarem novos produtos que podem ser comprados com desconto ou trocados por um certo número de pontos.

Por exemplo, para cada 3 compras, o cliente receberá um produto de brinde. Se ele gostar, haverá uma boa possibilidade de comprá-lo novamente. A alteração periódica das recompensas manterá os clientes interessados e permitirá que eles conheçam novos produtos ou serviços da sua empresa.

Os programas de cartões de fidelidade, portanto, são uma ferramenta de marketing eficaz que ajudará a divulgar a sua marca e atrair mais clientes.

5. Invista em uma estratégia de descontos progressivos

Entre as ideias de promoção para atrair clientes para a sua marcenaria também se destaca o desconto progressivo. 

  • Como essa estratégia funciona? 

A cada compra na sua loja, por exemplo, o cliente recebe 10% na primeira peça, 15% na segunda até conseguir 50% de desconto no valor final.

Vale observar que permitir o parcelamento das compras no cartão de crédito é fundamental para uma promoção de descontos progressivos. Ao oferecer esse tipo de promoção opte por máquinas que cobrem taxas reduzidas, o que fará que você não perca tanto dinheiro. 

A Leozinha, a maquininha da Leo é uma excelente ferramenta para facilitar esse tipo de estratégia de promoção da sua empresa. Especialmente desenvolvida para o profissional da marcenaria! Se interessou? 

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6. Crie concursos culturais

Entre as ideias de promoção para atrair clientes, essa é uma das que possuem maior adesão dos consumidores. Um concurso cultural pode ser usado para incentivar os clientes a criar novos produtos, embalagens ou um slogan para a sua marca.

A promoção também pode pedir que os clientes sugiram uma nova decoração para a vitrine ou frases para estampar seu cartão de visitas.

Utilizar as redes sociais da sua empresa é uma boa maneira de divulgar as promoções da sua loja, aumentar o engajamento e conquistar novos consumidores para os seus produtos.

7. Venda 2 produtos pelo preço de 1

Entre as ideias de promoção para atrair clientes para sua loja, essa pode ser usada para incentivar a venda de produtos que têm pouca saída ou de produtos mais sofisticados

Também é ideal quando o estoque de um produto está acima do esperado, quando você precisar de mais espaço da sua loja para receber novas mercadorias ou expor uma nova linha de móveis.

8. Check in e avaliações nas redes sociais

Você, com certeza, já fez check in em alguma loja, não é mesmo? Esse é um recurso muito usado nas redes sociais que configura entre as ideias para atrair clientes para a sua loja mais utilizadas pelos lojistas.

Essa é uma ótima forma de premiar seus clientes com descontos exclusivos e garantir que a sua marca se torne mais conhecida nas redes sociais ao conseguir mais seguidores.

Outra forma de promover a sua loja é incentivando a avaliação da sua página no Facebook, o que será ideal para melhorar a reputação da sua marca. Para que essa estratégia obtenha resultados, basta oferecer pontos, que podem ser trocados por brindes, a cada nova avaliação ou comentário dos clientes na página da sua loja.

9. Faça parcerias

Duas pessoas fechando um negócio, representando uma das ideias de promoção para atrair clientes para a marcenaria, formando parcerias.
Outra maneira de obter sucesso com ideias de promoção para atrair clientes é formando parcerias com outras lojas.

Muitos clientes chegam a sua loja por meio de indicações, o famoso boca a boca. Que tal incrementar essa propaganda informal? Firme parcerias com outros empreendedores e comece a divulgar o seu negócio. Em troca, obtenha a indicação deles.

O cliente obterá a indicação de uma pessoa que já conhece e confia, o que é muito bom para a sua empresa. Uma boa maneira de fazer isso é expondo seus móveis na loja dos seus parceiros – isso permitirá que os visitantes atestem a qualidade dos seus produtos e testem a funcionalidade das peças que você fabrica.

Claro, essa parceria pode ir além da troca de indicações. Você e seus parceiros podem criar eventos em conjunto e convidar os clientes de ambos para o lançamento de um produto ou serviço. 

Agora que você já conhece algumas estratégias criativas de como atrair clientes para o seu negócio, que tal saber um pouco mais sobre as marcenarias modernas?

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