Como fazer moldura de espelho com espuma expansiva?6 min leitura

Com poucos materiais e baixo investimento, é possível transformar totalmente a decoração de um ambiente. Um exemplo disso é o foam mirror – ou espelho de espuma. Se você quer renovar um espaço de uma maneira divertida e gastando pouco, veja a seguir como fazer uma moldura de espelho com espuma expansiva!

Para se arriscar no DIY, você não precisa de ferramentas complexas ou materiais caros. Com espelho e espuma expansiva, por exemplo, é possível colocar em prática um projeto de decoração fácil, criativo e muito divertido!

Continue acompanhando o conteúdo a fim de saber o que você precisa para fazer um espelho de espuma expansiva e quais cuidados você precisa ter durante e após a utilização do produto. Além disso, confira um breve passo a passo e confira algumas opções de produtos para criar o seu novo objeto decorativo. Vamos lá?

Moldura de espelho com espuma expansiva: por que fazer?

Espelhos são elementos presentes na decoração de diferentes tipos de ambientes, sejam eles residenciais, corporativos ou comerciais. Atualmente, você encontra facilmente diversos tipos de espelhos, com formatos e tamanhos variados, para compor espaços.

Por isso, hoje, na hora de decorar, é importante escolher um modelo de espelho que atenda às suas necessidades no dia a dia, mas que também harmonize bem com outros aspectos do cômodo, como a mobília.

É verdade que muitos deles já acompanham uma moldura, mas você não precisa mantê-la caso tenha outra preferência. Nesse sentido, a espuma expansiva pode ser uma excelente aliada para promover uma verdadeira transformação nos seus espelhos.

Quer saber por que usar a espuma expansiva para emoldurar os seus espelhos? Então veja os motivos que listamos a seguir.

Tem excelente custo-benefício

Talvez você esteja adiando a compra, a troca ou a reforma de um espelho por não ter como arcar com um alto investimento no momento. A boa notícia é que a espuma expansiva é um produto econômico e possui um ótimo rendimento.

O preço da espuma expansiva varia de acordo com o tipo de produto e o tamanho da embalagem, mas é possível encontrá-la nas lojas com valores a partir de R$14,00.

Quanto ao rendimento, uma embalagem de 500ml rende aproximadamente 25 litros de espuma expansiva. Contudo deve-se considerar as condições de aplicação, como a temperatura e a umidade do ambiente, a textura da espuma, entre outros fatores.

Estimula a criatividade

Com a espuma expansiva e um espelho em mãos, você pode deixar a criatividade fluir, desenhando a moldura da maneira que preferir. Além disso, caso disponha de um espelho grande, é possível utilizar a espuma expansiva para criar um novo desenho, dividindo-o em várias partes.

Essa é uma solução interessante, inclusive, para camuflar espelhos quebrados a fim de evitar o descarte da peça. Certifique-se, no entanto, de preencher os vãos existentes com material adequado antes de aplicar a espuma expansiva.

Possibilita a criação de um objeto único

Cada moldura de espuma expansiva cria um espelho totalmente diferente de qualquer outro, tornando-o uma peça exclusiva para a decoração da sua casa ou do seu negócio.

Como sua criatividade guiará todo o processo de aplicação do produto sobre o espelho, ao fim, você terá um objeto decorativo personalizado e único.

É acessível e fácil de usar

Para que o você alcance o resultado que espera, é muito importante escolher a espuma expansiva correta e utilizá-la conforme as instruções do fabricante. Leia todas as instruções e lembre-se de seguir com atenção as orientações de segurança antes de aplicar o produto.

Você encontra facilmente várias opções de espuma expansiva em lojas de materiais para construção.

Como fazer moldura de espelho com espuma expansiva: passo a passo

Agora que você já conhece as vantagens de decorar um espelho utilizando a espuma expansiva, vamos para o passo a passo? Em apenas algumas etapas e com poucos materiais, você terá um objeto totalmente novo para compor a decoração do seu espaço.

Passo 1: limpe o espelho

Para que a espuma expansiva tenha maior aderência à base, é muito importante que a superfície esteja livre de resíduos. Caso o seu espelho já possua uma moldura de madeira antiga, basta passar um pano úmido e aguardar a secagem completa.

Se você possui apenas o espelho, encontre uma base de madeira para fixá-lo com cola ou fita adesiva de alta fixação, deixando um espaçamento nas bordas para aplicação da espuma expansiva. Certifique-se de que a superfície está limpa antes de aplicar o produto.

Passo 2: prepare a espuma expansiva

Logo após preparar a superfície de aplicação, confira as instruções de uso na embalagem da espuma expansiva. Antes de utilizar o produto, você precisará agitar a lata pelo tempo indicado e conectar corretamente o tubo aplicador na válvula.

Em seguida, posicione o tubo de cabeça para baixo e mantenha-o nessa posição durante toda a aplicação.

Passo 3: aplique a espuma expansiva na base de madeira

Aplique a espuma expansiva com movimentos de vai e vem sobre a área de madeira, ou seja, na moldura preexistente ou na base escolhida. A fim de garantir o melhor resultado, mantenha o espelho na posição horizontal durante todo o trabalho.

No decorrer da aplicação, não se preocupe em preencher todos os espaços vazios e atente-se à quantidade utilizada, pois o produto expandirá de 3 a 4 vezes, criando bastante volume.

Passo 4: modele a espuma expansiva

Assim que finalizar a aplicação, você poderá modelar a espuma expansiva da maneira que preferir. Para isso, utilize uma espátula ou outro objeto adequado com o intuito de criar novos desenhos, formas e texturas.

Passo 5: aguarde a secagem total do produto

Como a espuma expansiva pode levar algumas horas para secar totalmente e endurecer, mantenha o espelho imóvel pelo tempo indicado pelo fabricante. Esse é, sem dúvida, um passo importante para garantir que a moldura tenha a aparência que você imaginou.

Caso deseje, depois de aguardar a secagem completa, você pode lixar algumas áreas e até mesmo aplicar tintas para personalizar ainda mais o seu espelho.

No e-commerce da Leo Madeiras, você encontra todos os materiais que precisa para criar o seu espelho com espuma expansiva. Lembre-se de compartilhar este post com outras pessoas que vão adorar essa ideia! Até a próxima.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.