Sala de estudos em casa: dicas para montar o ambiente ideal3 min leitura
Em busca de ideias e inspirações para ter uma sala de estudos perfeita na sua casa? Então continue por aqui, pois separamos dicas essenciais para você.
Se preferir, escute o conteúdo utilizando o player acima!
Com o surgimento da pandemia de Covid-19 e a impossibilidade de continuar com as aulas presenciais, estudar dentro de casa tornou-se uma atividade extremamente comum.
Crianças, adolescentes e adultos precisaram se adaptar à nova realidade, muitas vezes sem dispor de um espaço específico para o aprendizado.
A qualidade de um ambiente voltado exclusivamente para os estudos, no entanto, interfere diretamente no processo de aprendizagem, podendo favorecê-lo ou prejudicá-lo.
Por isso, listaremos alguns aspectos importantes que merecem toda a sua atenção na hora de montar um espaço de estudos dentro da sua casa.
Dica 1: Priorize a iluminação natural
Preferencialmente, escolha um cômodo que seja bastante iluminado e arejado naturalmente. Principalmente se você estuda durante o dia.
Pode não parecer, mas esses são fatores que afetam o nosso bem-estar e, consequentemente, o nosso foco e concentração.
Além disso, um ambiente com pouca iluminação influencia diretamente no esforço que depositamos na visão, o que pode causar dores de cabeça, entre outros problemas.
Caso você não disponha de um espaço com uma boa janela ou a iluminação natural seja insuficiente, invista em móveis e peças de decoração em tons claros.
Dica 2: Escolha um cômodo livre de ruídos
Os ruídos podem se transformar em um grande obstáculo para a aprendizagem, especialmente para pessoas que possuem dificuldade para se concentrar.
Alguns deles, porém, são inevitáveis e não há muito o que se possa fazer para eliminá-los, como é o caso de veículos transitando nas ruas ou obras em locais próximos.
No momento em que for definir o seu local de estudos, observe qual é o cômodo mais tranquilo e silencioso na sua casa.
Dica 3: Elimine possíveis distrações
Evite ao máximo as tentações de fazer muitas pausas durante o período dedicado aos estudos, como celular e videogame, por exemplo.
Dificultando o seu acesso a itens que remetem a momentos de descanso ou lazer, ficará mais fácil focar no que realmente precisa da sua atenção.
Para ajudar ainda mais, tenha um quadro ou lousa na parede para fazer o seu planejamento de estudos. Existem vários modelos disponíveis para harmonizar com a sala.
Dica 4: Certifique-se de ter o mobiliário adequado
Ao criar um ambiente de estudos ideal, tenha em mente que você passará uma boa parte do seu cotidiano nesse local.
Sendo assim, a ergonomia é um fator extremamente importante, tanto para a sua saúde quanto para o sucesso do seu aprendizado.
Além de ser funcional, todo o mobiliário escolhido deve contribuir para o seu conforto e bem-estar durante as atividades.
Caso você decida fabricar alguns dos móveis, como uma escrivaninha de compensado, por exemplo, certifique-se de que eles estejam com as medidas apropriadas.
Dica 5: Mantenha os materiais de estudo organizados
Outro fator que, sem dúvidas, influencia muito na qualidade dos estudos é a organização. Por isso, aposte em nichos, prateleiras e estantes para facilitar a sua rotina.
Hoje em dia, você encontra produtos finalizados no mercado, mas também há uma série de tutoriais disponíveis na internet para você fazer suas próprias instalações.
Dessa forma, você economiza e ainda garante tudo o que é necessário para manter os seus materiais do dia a dia organizados.
Os painéis de pinus são uma excelente opção, inclusive, para realizar esse tipo de trabalho, caso você decida se arriscar. Certamente valerá muito a pena!
Conhece alguém que precisa montar uma sala de estudos em casa, mas não sabe por onde começar? Compartilhe este conteúdo e, claro, deixe seu comentário contando o que achou das nossas dicas. Até!