Rodameio: o que é, onde usar e principais tipos6 min leitura

Se você acha que “falta algo” na decoração de um ambiente, saiba que o rodameio pode ser uma solução surpreendente. Mais do que uma simples moldura, ele é um verdadeiro aliado na decoração, pois esconde imperfeições, protege suas paredes e cria um visual impecável.

A instalação desse elemento pode ser o toque especial que suas paredes precisam! Por isso, neste artigo, vamos explorar o que é o rodameio, os diferentes tipos disponíveis e suas aplicações

Se preferir, clique no play e ouça o conteúdo enquanto realiza outras atividades!

rodameio o que é onde usar e principais tipos

Mas, afinal, o que é o rodameio?

O rodameio é um elemento decorativo que se posiciona estrategicamente entre o teto e o piso, adicionando charme e criando um acabamento elegante nas paredes. Ele possui não apenas uma função estética, como também protege a superfície contra impactos, umidade e sujeira.

É possível aplicar esse elemento como divisor entre dois tipos de revestimentos ou como um detalhe visualmente atraente. Ou seja, se você busca um toque de sofisticação e praticidade em seus projetos de decoração, considere adicionar um rodameio ao ambiente.

Onde aplicar?

Agora que você já sabe exatamente o que é um rodameio, surge a questão: afinal, onde usá-los? A resposta é simples: em qualquer ambiente que você deseja valorizar e proteger. Então vamos explorar as possíveis aplicações desse elemento?

  • Sala de estar: adicione o elemento abaixo do painel de TV com o intuito de dar um toque elegante. Ele também pode delimitar a área de destaque de um quadro ou espelho;
  • Quarto: instale rodameio na altura da cabeceira da cama a fim de criar um ambiente acolhedor. Você também pode usá-lo para destacar uma área com papel de parede ou pintura diferente;
  • Corredores e escadas: o elemento pode acompanhar a linha das escadas ou criar uma moldura sutil para os quadros ao longo do corredor;
  • Cozinha e banheiro: use o rodameio para separar azulejos e pastilhas diferentes, por exemplo, criando um visual harmonioso.

Com uma ampla variedade de materiais, designs e aplicações, o rodameio oferece infinitas possibilidades. Para isso, no entanto, você precisa conhecer os principais tipos existentes no mercado.

Tipos de rodameio

A variedade de materiais e estilos garante o rodameio perfeito para cada projeto:

  1. Autocolante: prático e fácil de instalar, ideal para reformas rápidas;
  2. Poliestireno: leve e resistente, ótimo para áreas úmidas;
  3. Madeira: clássico e atemporal, traz aconchego e sofisticação;
  4. EVA: flexível e macio, perfeito para quem busca segurança para crianças e animais;
  5. MDF: versátil e fácil de pintar, se adapta a diversos estilos;
  6. Cerâmica: resistente e durável, ideal para áreas de grande circulação;
  7. Gesso: opção clássica e versátil, ideal para adicionar detalhes ornamentais e elegantes às paredes;
  8. Pastilha: solução moderna e sofisticada para decorar e realçar o estilo dos ambientes;
  9. LED: proporciona uma iluminação suave e moderna, criando atmosferas acolhedoras e elegantes.

A seguir conheceremos cada um deles detalhadamente.

1. Rodameio Autocolante

O rodameio autocolante é a escolha perfeita para quem busca praticidade e rapidez na instalação. 

Basta retirar a película protetora e colá-lo na parede. Ele está disponível em diversos padrões e texturas, permitindo assim que você crie um visual personalizado sem esforço.

2. Rodameio de Poliestireno

O rodameio de poliestireno é leve e resistente. Disponível em uma variedade de designs, ele é perfeito para quem deseja criar detalhes arrojados e modernos nas paredes.

Além disso, sua instalação é descomplicada, tornando-o uma escolha popular entre os entusiastas da decoração.

3. Rodameio de Madeira

Se você valoriza a durabilidade e o aspecto natural, o rodameio de madeira certamente é uma ótima opção.

A madeira maciça oferece um toque clássico e sofisticado, além de resistir ao tempo. Escolha entre diferentes tipos de madeira, como carvalho, pinho ou mogno, a fim de combinar com o estilo da sua casa.

4. Rodameio de EVA

Sem dúvida, o rodameio de EVA é uma alternativa econômica e versátil. Esse material maleável é vendido em rolos e pode ser facilmente recortado e moldado conforme suas preferências. 

Ideal para ambientes mais simples, o EVA oferece uma aplicação suave e discreta.

5. Rodameio de MDF

O rodameio de MDF é uma escolha versátil e durável, pois é fabricado a partir de fibras de madeira prensadas com resina. Por oferecer uma superfície lisa e uniforme, é ideal para receber diferentes acabamentos. 

Sua instalação simples e rápida, aliada à resistência a impactos e umidade, o torna uma opção popular para criar detalhes personalizados e sofisticados nas paredes dos ambientes. 

6. Rodameio de cerâmica

O rodameio de cerâmica possui uma variedade de padrões e designs disponíveis e oferece uma opção versátil para realçar o visual das paredes sofisticadamente. 

Sua resistência à umidade e fácil limpeza o tornam uma escolha popular para áreas sujeitas a condições adversas, como cozinhas e banheiros

Seja em ambientes residenciais ou comerciais, a opção de cerâmica adiciona um toque de beleza e requinte, visto que garante um acabamento impecável por anos a fio.

7. Rodameio de gesso

O rodameio de gesso é uma opção clássica e versátil para decorar paredes e dar um toque de elegância aos ambientes. 

Com instalação simples e flexibilidade de design, permite criar detalhes ornamentais e sofisticados de forma rápida e econômica. 

Além disso, o gesso é um material leve e resistente, ideal para áreas internas onde se deseja adicionar elementos decorativos sem sobrecarregar a estrutura das paredes.

8. Rodameio de pastilhas

O rodameio em pastilhas é uma escolha moderna e sofisticada para quem busca um toque de estilo diferenciado na decoração. 

Com uma variedade de cores, texturas e tamanhos disponíveis, as pastilhas oferecem infinitas possibilidades de design. Ou seja, permitem criar efeitos visuais únicos e personalizados. 

Sua aplicação é simples e versátil, podendo ser utilizada em diversos ambientes, desde cozinhas e banheiros até salas de estar e áreas externas, adicionando um charme especial e um acabamento refinado às paredes.

9. Rodameio de LED

Por fim, o rodameio de LED é uma opção inovadora e contemporânea para iluminar e decorar ambientes elegantemente. Integrando tecnologia e design, esse tipo de elemento oferece uma iluminação suave e uniforme para que você crie atmosferas acolhedoras e sofisticadas. 

Sua versatilidade permite a instalação em diversas áreas, como salas, quartos e corredores, proporcionando não apenas um acabamento estético, mas também uma iluminação funcional e eficiente. 

Além disso, o rodameio de LED é uma escolha sustentável, pois consome menos energia e possui uma vida útil mais longa em comparação com outras opções de iluminação, tornando-se uma alternativa econômica e ambientalmente amigável para valorizar qualquer espaço com um toque de modernidade.

Conclusão

Agora que você já sabe o que é o rodameio, como usá-lo e os tipos existentes no mercado, escolha o que atende às suas necessidades e explore a sua criatividade e personalidade. Transforme seus espaços com sofisticação e elegância!

As informações do nosso artigo foram úteis para você? Deixe seu comentário e compartilhe suas ideias sobre o uso do rodameio na decoração para que outras pessoas se inspirem! Até a próxima.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.