Meu próprio negócio de marcenaria: qual caminho devo seguir?14 min leitura
Você com certeza já se perguntou “como administrar meu próprio negócio de marcenaria”, não é mesmo? Empresas que adotam um modelo de gestão eficiente são mais lucrativas, têm maior apelo junto ao seu público-alvo e, em geral, investem mais em novas tecnologias do que as que não adotam.
Investir em um gerenciamento eficiente também fará com que uma empresa apresente menor taxa de endividamento sobre o seu patrimônio líquido e se torne mais competitiva no mercado. Além disso, ao aprimorar a gestão de um negócio próprio é possível identificar suas principais necessidades e aumentar as suas chances de sucesso.
Quer saber mais sobre o assunto? A seguir daremos algumas dicas para responder à pergunta: “Como administrar meu próprio negócio de marcenaria?” Acompanhe!
11 dicas para administrar meu próprio negócio
1. Monte um planejamento estratégico
Você deve estar se perguntando: qual o primeiro passo para começar meu próprio negócio? Para alcançar os seus objetivos, é preciso traçar uma estratégia de negócios focada em informações relativas ao mercado de marcenaria, como fornecedores, colaboradores, clientes e na sua capacidade de produzir e vender.
Esse planejamento é fundamental para posicionar a sua empresa de forma competitiva no mercado e garantir a continuidade sustentável do seu negócio.
O passo seguinte é criar planos de ação, definir recursos e estabelecer prazos necessários para a execução das principais metas e estratégias do meu próprio negócio.
Se pergunte: Qual é o meu “pão quente”? Sabe aquele tipo de trabalho que você gosta de produzir e todo mundo comenta que você é bom nisso? Pois investir em uma linha de trabalho paralela, sem fugir do seu leque de trabalhos, torna possível abrir caminhos para um bom faturamento recorrente. Bons exemplos dessas produções paralelas são peças personalizadas com resina, ou uso de técnicas de acabamento diferenciadas, como o shou sugi ban (quando a madeira é queimada com o maçarico, uma técnica japonesa que carboniza levemente a superfície), ou mesmo segmentos nos quais você é especialista, como isolamento acústico para residências, etc.
2. Promova melhorias contínuas
Como garantir o crescimento do meu próprio negócio? Foque em produtos e processos inovadores de gestão e em metodologias de trabalho mais modernas.
Fique atento às ideias propostas pela sua equipe de trabalho e busque se informar sobre todas as novidades da marcenaria.
Como fazer isso? Pesquise sobre seus concorrentes, leia publicações de revistas e visite centros de pesquisa de escolas técnicas e universidades. Focar na melhoria constante dos processos de negócios e oferecer produtos e serviços de qualidade para os seus clientes tornará a sua empresa mais competitiva. Uma forma fácil de conseguir essas informações naturalmente é seguir algumas páginas e hashtags nas redes sociais. Por exemplo, se a sua especialidade é o ramo de eventos e stands, siga a tag de #eventossp (para quem é de são paulo e região), ou seguir a página dos principais espaços para eventos da sua região – dessa forma você sempre fica de olho no que está acontecendo, mesmo que eventualmente a informação não chegue até você através dos seus contatos.
3. Analise o desempenho
Como posso aplicar a análise de desempenho no meu próprio negócio? A análise de indicadores de desempenho da empresa é fundamental para quem deseja garantir uma gestão eficiente de um negócio. Os indicadores nada mais são do que números que indicam se o seu negócio está indo bem. Um bom exemplo é a relação entre o número de orçamentos entregues x o número de trabalhos feitos – nesse caso o número diz quantos porcento de trabalhos você conseguiu fazer, dentro dos orçamentos que você entregou. trabalhos. Por exemplo, se no mês de janeiro você entregou 15 orçamentos, mas conseguiu apenas 5 trabalhos, você teve 33,33% de taxa de conversão, já que conseguiu converter esses orçamentos em trabalhos. Neste exemplo o número de orçamentos, o número de trabalhos e a taxa de conversão são seus indicadorres.
O exame desses indicadores pode ser direcionado para o monitoramento da evolução dos resultados da empresa (comparando os meses, os anos, os trimestres, etc) e servir de base para a tomada de decisões ou para a criação de uma estratégia de melhoria.
Agendar reuniões regulares com toda a equipe de trabalho da sua marcenaria também é de fundamental importância quando se deseja encontrar e corrigir erros que podem ocorrer durante o processo produtivo. Escolha o melhor horário para conversar, crie uma rotina de conversas, mesmo quando considerar que não tem nenhum assunto a ser tratado, levante o ânimo da sua equipe e fale de coisas positivas, dos resultados do mês, etc.
Fique atento! Os indicadores de desempenho devem contemplar todas as áreas da empresa, como produção, vendas e atendimento ao cliente.
4. Tenha um controle financeiro eficiente
Estabeleça um plano orçamentário para sua marcenaria e fique atento ao fluxo de caixa. Essa estratégia garantirá que o seu negócio sempre tenha recursos disponíveis para comprar matérias-primas, para o pagamento de funcionários e aquisição de novos equipamentos.
5. Organize as informações administrativas
Administrando meu próprio negócio: todas as informações necessárias à administração da sua marcenaria devem ser registradas, documentadas e organizadas em um sistema digital de fácil acesso, como uma planilha de Excel ou mesmo um texto simples no Word, o que permitirá a continuidade das atividades caso algum colaborador precise ser substituído ou caso o responsável por determinado trabalho não esteja presente.
Esse compartilhamento de informações também garante que todas as atividades sejam executadas corretamente e dentro do prazo acordado com o cliente.
6. Analise a concorrência
Se você está pensando: ao abrir meu próprio negócio de marcenaria, devo analisar a concorrência? A resposta é sim! Verifique outros processos produtivos de outras empresas e analise seus erros e acertos. Onde é possível economizar? Onde há desperdício de material? Qual processo produtivo é mais eficiente?
Esse processo é fundamental para estimular uma marcenaria a adotar novas práticas e métodos capazes de melhorar o desenvolvimento dos seus produtos e o seu processo produtivo.
7. Ouça os seus clientes
Você conhece o perfil dos seus clientes? Entende as suas necessidades? Agrupar os clientes da sua marcenaria por perfis similares permitirá desenvolver produtos mais adequados aos seus gostos e desejos pessoais.
Ao entender as necessidades e os problemas cotidianos dos seus clientes, você tem a oportunidade de oferecer mais do que um móvel personalizado, mas sim a solução para problemas que, algumas vezes, seu cliente nem sabia que tinha. Esse é o verdadeiro sentido da marcenaria – não só o aproveitamento máximo do espaço e dos materiais, mas mais importante a fabricação de soluções sob-medida.
Além disso, ao considerar essas diferenças, será possível divulgar seus produtos e serviços de uma forma que desperte maior interesse. Promover avaliações periódicas e ouvir as reclamações e sugestões dos seus clientes também é importante. Isso permitirá identificar pontos que precisam ser melhorados para garantir a satisfação do seu público-alvo.
8. Gerencie os colaboradores
Como gerenciar meu próprio negócio de marcenaria? Estabeleça todas as atividades e funções que precisam ser realizadas por cada um dos seus colaboradores, isso garantirá o sucesso do negócio. Além disso, é preciso investir no treinamento dos colaboradores, o que assegurará a excelência no desenvolvimento das atividades da empresa.
9. Promova o bem-estar dos colaboradores
Crie um ambiente de trabalho focado no bem-estar de todos os seus funcionários. Para isso, se possível, invista em medidas que promovam o relaxamento e o bem-estar, como ginástica laboral (breves alongamentos que ajudam a tirar a tensão causada por movimentos repetitivos), ou pausas para o café e confraternizações.
Uma cultura que incentiva a participação e o bem-estar é essencial para garantir que seus funcionários se tornem mais motivados e realizados.
10. Invista em uma política de responsabilidade social
Uma empresa “amiga” do meio ambiente deve investir em práticas sustentáveis de produção, como a racionalização do uso da água e da energia, bem como no descarte correto das sobras da produção. Hoje, o descarte de sólidos feito de maneira incorreta, em terrenos baldios ou lixões, pode configurar crime ambiental e, se for constatado o flagra, os responsáveis podem ser multados em até R$ 12 mil reais.
Outras práticas “verdes” incluem reciclar todo o lixo gerado pela empresa, diminuir o uso do papel e investir em lâmpadas e máquinas inteligentes. Além disso, é preciso promover ações e projetos de conscientização que envolvam todos os colaboradores da empresa. Se quiser saber mais sobre as melhores formas de descarte de restos de madeira, químicos e outros materiais, indicamos a leitura dessa matéria da Formóbile.
11. Invista em ferramentas essenciais
Como você sabe, algumas ferramentas não podem faltar em uma marcenaria que está começando. Apresentamos agora uma lista das ferramentas manuais mais essenciais para dar início ao seu próprio negócio de marcenaria. Confira!
1. Esquadro
O esquadro garante que a montagem de um móvel fique, de fato, bem alinhada. É fundamental que a ferramenta escolhida seja de qualidade e possua os ângulos de 45o e 90o. Você encontra duas versões do esquadro: o simples e o combinado.
Além do esquadro de carpinteiro, é interessante saber que existe mais um tipo de esquadro: os japoneses, capazes de medir a altura das fresas em mesas de tupia.
Fique atento! Na hora de comprar não deixe de verificar se a escala é a que você deseja e se está gravada na régua, não impressa. Além disso, observe se esquadro está no ângulo correto.
2. Graminho
Se a sua marcenaria trabalha com madeira maciça, essa ferramenta é essencial. É um instrumento usado para transferir medidas e facilitar o desenho de encaixes, além de ser ideal para tirar medidas menores. Além disso, o graminho faz o sulco para acertar o formão no começo de um entalhe. O processo permite traçar linhas paralelas com a mesma distância e precisão em várias peças, sem a necessidade de medir uma por uma.
3. Grampos
Por que comprar grampos em meu próprio negócio de marcenaria? Saiba que eles servem para fixar as peças para colagem, cortes e marcações. O tipo de grampo mais comum é o C, também conhecido como sargento.
Outro tipo muito usado é o grampo de aperto rápido, que pode ser usado na posição tradicional ou de forma invertida, funcionando como um macaco simples. É importante ressaltar que hoje existem diversos tipos de matérias primas, que muitas vezes precisam de grampos específicos, por isso é muito importante investir na variedade de grampos.
4. Jogo de formões
São instrumentos capazes de fazer encaixes de precisão. Um jogo de formões conta com peças de três medidas de 6, 12 e 18 mm, o que permite realizar inúmeros trabalhos de marcenaria; ele é útil para cortar e esculpir madeira. Esse tipo de ferramenta é muito mais comum em marcenarias clássicas, que executam trabalhos artísticos de entalhes em madeira.
5. Malho ou maço de madeira
É uma ferramenta essencial quando se deseja entalhar peças de madeira. Também pode ser usado para finalizar encaixes, inserir cavilhas e insertos em uma estrutura. O malho é usado somente nas marcenarias que visam trabalhar apenas com madeira maciça.
Pode ser encontrado em diversos tamanhos, mas o mais usado é o médio. Além disso, é uma ferramenta que pode ser confeccionada por você mesmo.
6. Refilador
Conhecido principalmente pela sua velocidade, o refilador auxilia o profissional na operação de retirada do excesso da fita de borda. Uma das suas principais vantagens está na qualidade do acabamento e na segurança do profissional, evitando cortes que poderiam acontecer com o uso do estilete.
7. Plaina e raspador
São ferramentas manuais usadas para aplainar, arrendondar ou aparelhar a madeira. Também são muito usadas quando se deseja remover marcas de serras. São simples de usar, ajustar e afiar.
8. Régua de aço
A régua é um instrumento de medição que não pode faltar em um projeto de marcenaria. O modelo de aço é o mais indicado, por ser bastante resistente e possuir uma marcação muito precisa. O ideal é que a sua marcenaria conte com mais de uma régua com medidas que variam de 15 cm, 30 cm, 50 cm e 100 cm.
9. Destopador
Assim como o refilador, o destopador também tem, dentre suas principais vantagens, a praticidade de uso e a excelência no acabamento do topo das bordas. Seu principal uso é tirar o topo da fita de borda, evitando cortes e acidentes e garantindo um acabamento de qualidade.
A ferramenta também é ideal quando se deseja marcar peças de alumínio, latão ou aço. Além disso, o riscador é capaz de fazer a marcação de furos, desde que a ponta esteja bem afiada.
10. Serrote de Costas
As ferramentas de corte são as mais essenciais para seu negócio de marcenaria. Existem diferentes tipos de serra disponíveis no mercado. Alguns modelos são ideais para cortes cruzados, outros para corte em ripa, já outros para encaixes. O ideal é contar com uma ampla variedade de serras na sua marcenaria como o serrote de costas, a serra de caixilhos e o serrote de ponta.
11. Trenas
A trena é mais um dos instrumentos que não pode faltar em uma marcenaria. Uma boa trena deve ser leve, para facilitar o uso, e precisa, para evitar erros de medição -os modelos que possuem mais de uma escala são os mais precisos. Além disso, os modelos de até 3m são bastante eficientes. Existem também as trenas a laser, ótimas opções para medições de ambientes, na fase de desenho do projeto e na instalação e montagem do projeto no local da obra.
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