

As sobras de material são uma realidade em muitas marcenarias, mesmo quando há um planejamento minucioso para cada projeto. Muitos profissionais, no entanto, não conseguem reaproveitá-las no cotidiano de trabalho e acabam optando por descartá-las. Se esse é o seu caso, a meia chapa de MDF pode ser a solução que você procura para o problema.
Continue a leitura e confira os principais motivos para incluir esse corte nos seus trabalhos!
Prefere ouvir o conteúdo enquanto faz outras tarefas do seu dia a dia? Então aperte o play logo acima!
Sem dúvida, essa é uma das principais razões para utilizar a meia chapa de MDF em projetos moveleiros. Com 2740x910mm, a opção de meia chapa diminui consideravelmente o volume de sobras na marcenaria, evitando o desperdício de material. Afinal, nem sempre é possível utilizar as partes remanescentes em outros trabalhos. Quando isso acontece, muitos profissionais preferem descartá-las para que não ocupem espaço no ambiente de trabalho.
Por outro lado, além de comprometer a área útil do espaço, armazenar incorretamente o acúmulo de sobras aumenta o risco de acidentes, representando uma ameaça à integridade física dos colaboradores. Fragmentos de MDF no chão ou nas bancadas podem causar ferimentos nas mãos ou nos pés de um trabalhador, por exemplo, durante a execução de um projeto de móveis.
Talvez você já tenha precisado comprar uma chapa inteira de MDF apenas para finalizar uma pequena área, sem saber ao certo o que faria com o restante do material. Agora, com a meia chapa de MDF, isso não será mais necessário, já que é possível escolher a dimensão que deseja, de acordo com as suas necessidades em cada projeto. É ideal para a fabricação de nichos, frentes de gaveta, entre outros.
Como você pode imaginar, essa liberdade de escolha permite reduzir os custos de fabricação de um mobiliário, pois o valor da meia chapa representa uma boa economia. Com toda a certeza, outro aspecto muito positivo dessa redução é que, com um investimento mais baixo, você pode oferecer condições de pagamento e valores mais atrativos para os clientes.
Por fim, as dimensões da meia chapa de MDF favorecem tanto o manuseio quanto o armazenamento na marcenaria. Em outras palavras, você terá muito mais facilidade para movê-las de um setor para outro, acomodá-las sobre bancadas, entre outras atividades. Se você não dispõe de muito espaço livre para estoque de materiais, também vai se beneficiar com o tamanho dessa chapa.
Agora que você já sabe como a meia chapa de MDF oferece vantagens para a sua rotina profissional, o que acha de compartilhar o conteúdo nas suas redes sociais? Dessa forma, você ajudará a transformar o dia a dia de inúmeros profissionais que ainda não conhecem essa solução. Até logo!
Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.