Duas mulheres sentadas em dois sofás diferentes, uma de frente para a outra. Uma toca violão, ambas riem. Estão em uma área de madeira para área externa da casa

Móveis de madeira para área externa: qual madeira é mais indicada?9 min leitura

Móveis de madeira para área externa da casa focam na praticidade e no conforto dos moradores. Além disso, devem ter um design que une forma e função. Essas peças do mobiliário são capazes de modificar totalmente um ambiente tornando-o muito mais charmoso e acolhedor.

Como você sabe, a madeira é um material orgânico, bonito e versátil, usado na fabricação de mesas, cadeiras, decks, armários e revestimentos. O limite é a sua imaginação.

Na produção de móveis de madeira para área externa é possível escolher entre a madeira maciça, madeira de reflorestamento -ideal para projetos “amigos do meio ambiente” -e madeira de demolição. A seleção dependerá do design e da originalidade do seu projeto.

Ficou interessado no assunto? Neste post mostraremos algumas opções de madeira para área externa assim como as características de cada material. Acompanhe!

Madeira para área externa: qual escolher?

Madeira maciça

Não há dois pedaços de madeira maciça que sejam absolutamente iguais entre si. Mesmo quando se trabalha com a mesma espécie, uma peça pode variar ligeiramente da outra na cor ou na textura, o que depende da idade da árvore e das condições meteorológicas a qual ficou exposta.

A madeira maciça é um material de alta qualidade usado em estado bruto, e assim é possível apreciar as suas características naturais. Algumas madeiras são muito resistentes ao calor e à umidade, perfurações e arranhões.

Permite a criação de móveis em estilo rústico ou colonial devido a sua grande resistência e durabilidade. O material têm uma longa vida útil.

Com a madeira maciça é possível fabricar diversos tipos de móveis como mesas, cadeiras, bancos e armários. Além disso, o material pode ser utilizado na fabricação de revestimentos e na construção de telhados. Conheça alguns tipos de madeira maciça usados na fabricação de móveis para a área externa da casa:

Cumaru

É uma madeira aromática muito resistente e durável. Móveis fabricados de cumaru apresentam durabilidade superior a 12 anos.

Possui cerne que varia entre o castanho amarelado e o castanho esverdeado, ideal para projetos contemporâneos que exibem um toque de sofisticação. Pode ser usada na fabricação de mesas, cadeiras, espreguiçadeiras e bancadas.

Ipê

Um banco de madeira para área externa em meio a árvores e grama
A madeira para área externa de ipê é muito resistente aos insetos e ao fogo, além de ficar linda em ambientes rústicos. Fonte: Gardenista

Diferentes espécies de ipê crescem da América Central até o final da América do Sul, onde dominam a paisagem ao exibir lindas flores nos meses mais frios do ano.

É uma árvore extremamente dura e resistente ao ataque de insetos e fungos. Além disso, é naturalmente imune ao fogo. É ideal para a fabricação de móveis que ficarão em espaços mais rústicos e que podem ser combinados com outros materiais naturais como pedras e concreto.

Sua cerne apresenta tons que variam entre o castanho-claro e o castanho-esverdeado. Também pode ser usada na fabricação de pisos, decks, degraus e corrimãos, assim como na produção de móveis como espreguiçadeiras, mesas e bancos.

Maçaranduba

A maçaranduba é uma madeira para área externa nobre de tom avermelhado muito semelhante ao mogno. Ideal para projetos de peças mais arrojadas como cadeiras, bases de mesas e sofás. É muito resistente ao ataque de insetos e de fungos.

Muiracatiara

O muiracatiara é uma madeira para área externa de cor rosa avermelhada que, assim como o ipê, exibe listras ligeiramente mais escuras. É ideal para a produção de mesas, bancos e cadeiras de linhas retas e clássicas porque exibe um brilho moderado. É muito resistente ao sol, à umidade e ao ataque de insetos.

Pau-amarelo

É uma madeira clara de brilho amarelado. É macia e fácil de ser trabalhada através de ferramentas manuais, o que torna o material ideal para construções ao ar livre como decks, varandas e móveis para o jardim.

Além disso, é muito usada na confeccção de móveis para áreas com grama ou que possuam árvores e outras espécies de plantas. Como a maçaranduba, ela é muito resistente ao ataque de fungos e insetos. Móveis de madeira para área externa de pau-amarelo podem durar mais de 15 anos.

Tatajuba

As grandes árvores de Tatajuba atingem mais de 30 metros de altura, com diâmetros que variam entre 50 e 100 cm.

Exibe cerne amarelo de brilho intenso, ideal para a criação de móveis de madeira para área externa de linhas orgânicas, como poltronas e mesinhas de café-da-manhã em que o material pode se combinar com detalhes em cobre ou alumínio. É muito durável e resistente.

Madeira de reflorestamento

Uma mesa de centro produzida com madeira para área externa de reflorestamento.
Esse tipo de madeira para área externa é uma ótima opção, além de ser um material renovável e sustentável. Fonte: Forests Ontario

Como você sabe, a madeira de reflorestamento é um material infinitamente renovável quando o seu plantio e manejo é gerido de forma sustentável. Além disso, a fabricação de móveis desse material consome menos energia do que a fabricação de peças de plástico, ferro ou alumínio.

Para cultivar a madeira de forma sustentável, é preciso reflorestar áreas desmatadas e plantar mais árvores do que as que foram colhidas. Como o setor moveleiro exige a fabricação de produtos de excelência, as madeireiras de reflorestamento têm hoje uma qualidade inquestionável.

A madeira para área externa de reflorestamento é ideal para a fabricação de móveis únicos e maravilhosos, destinados a varandas e áreas de lazer. Além disso, o material pode ser usado na produção de portas, janelas e pisos. Confira algumas espécies usadas na fabricação de móveis para a área externa.

Cedro

Uma banheira sobre um deque, ambos produzidos com a madeira para área externa de cedro. Ideal para ambientes úmidos.
O cedro é uma madeira para área externa ideal para ambientes úmidos, é utilizada inclusive na fabricação de banheiras

Com certeza você já viu móveis de cedro, uma madeira muito popular. Ela é leve e naturalmente resistente ao ataque de insetos e fungos. Emite um aroma terroso, amadeirado e ligeiramente adocicado, tornando o material a escolha ideal para banheiras, saunas e áreas de descanso.

Apresenta uma cor vermelha acobreada que se ajusta perfeitamente a projetos clássicos nos quais o material pode se combinar com peças de tons mais sóbrios. É muito durável e resistente a mudanças de temperatura.

Eucalipto

O cerne do eucalipto varia de amarelo-pálido a castanho, que escurece conforme o tempo passa, exibindo um tom levemente arroxeado. Apresenta veios ligeiramente interligados, com padrões ondulados.

É moderadamente resistente a cupins e ao ataque de fungos. Usada na construção civil há mais de meio século, é forte e durável: muitas árvores de eucalipto com mais de 20 anos podem ser vistas em florestas úmidas sem que exibam nenhuma mancha ou rachadura.

No ramo da marcenaria, é usada na fabricação de objetos como tigelas, bandejas, garfos e colheres, é fácil de serrar, lixar, aplainar e polir. É comercializada como uma madeira industrializada, após passar por um processo de secamento artificial, basicamente encontrada em forma de painéis, que podem ser transformados  em projetos de mesas, cadeiras e bancos.

Jatobá

Móveis de madeira para área externa de jatobá são ideais para projetos mais sofisticados. Exibe uma cor castanha de brilho de avermelhado, muito valorizada por arquitetos, marceneiros e designers.

A madeira de jatobá é utilizada para fabricar mesas e cadeiras, além de produtos especiais como equipamentos esportivos, botes salva-vidas, suporte para lâmpadas, relógios e engrenagens.

Pinus

O pinus é uma madeira para área externa usada na fabricação de poltronas, sofás, cadeiras e mesas. Exibe uma cor esbranquiçada com um brilho suave. Pode ser trabalhada facilmente à mão ou à máquina. Sua superfície pode ser envernizada ou trabalhada com diferentes tipos de tintas.

Teca

A teca é uma madeira rústica e ao mesmo tempo elegante. Resistente à umidade e ao sol, é bastante usada em projetos de móveis para jardins e varandas. Além disso, é muito durável e resistente à deterioração e ao ataque de cupins.

Madeira de demolição

Móveis de madeira para área externa podem ser provenientes de casas de demolição, de móveis antigos ou até mesmo de antigas ferrovias.

Um móvel de madeira de demolição sempre se destaca em um ambiente, seja ele moderno ou rústico, uma vez que essas peças exibem muitas marcas causadas pelo tempo e pelo uso, o que as torna únicas. Esses detalhes destacam a origem do material e fazem com que o projeto se torne mais charmoso e aconchegante.

O material pode ser usado escadas e na fabricação de mesas, bancadas ou cadeiras. É muito versátil e se encaixa em espaços modernos, industriais ou rústicos.

Antes de ser reutilizada, no entanto, a madeira de demolição precisa receber um tratamento especial que devolve a beleza e o brilho natural do material.

Madeira MDF

Como você sabe, o MDF é uma placa formada pela aglutinação de fibras de madeira e resina sintética. É extremamente versátil e muito utilizada em projetos que exibem cortes retos, de design clean. Além disso, o material permite trabalhar relevos, cortes e entalhes.

É usada em projetos de portas, batentes e divisórias. Em projetos de para a área interna da casa pode ser usada em bancadas, molduras e em tampos de mesa.

Madeira MDP

O MDP é um composto de madeira aglutinada submetida a altas temperaturas, o que torna o material estável e resistente. É considerado um material “amigo do meio ambiente” já que utiliza apenas madeira de reflorestamento no seu processo de fabricação.

É ideal para projetos de móveis leves e resistentes de linhas retas e simples como armários, nichos e bancadas.

Agora ficou mais fácil escolher a madeira para área externa ideal para o seu projeto de marcenaria. Que tal aproveitar a visita conhecer a Leo Madeiras?

Encontre a Leo mais perto de você

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

1 Comentário

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.