Veja aqui as características e usos da madeira de ipê10 min leitura
Não sabe qual material escolher para o seu projeto de marcenaria clássica? Conhece a madeira de ipê?
A palavra “ipê” vem do Tupi-Guarani e significa duro. Extraída da árvore de mesmo nome, a madeira de ipê é ideal para quem deseja produzir móveis bonitos, resistentes e duráveis, que exibam um acabamento impressionante e suave ao toque.
O material também se ajusta muito bem na construção de estruturas que ficarão na área externa da casa, como treliças, abrigos, decks e pergolados. Além disso, pode ser usado na fabricação de portas, janelas e pavimentos para diversos projetos, sejam essas construções comerciais ou residenciais.
Ficou interessado no assunto? Nesse post vamos explicar melhor as principais características da madeira de ipê e quais são os usos desse material. Vamos lá?
Características da madeira de ipê
Como você sabe, a madeira de ipê é proveniente de uma árvore de tronco fino nativa das Américas do Sul e Central que pode atingir mais de 30 metros de altura. No inverno, a árvore perde todas as suas folhas antes de produzir flores espetaculares em cores que incluem o branco, amarelo, lavanda, rosa e vermelho.
Em projetos arquitetônicos mais sofisticados e exigentes, a madeira de ipê é muito usada na fabricação de pisos, tanto para áreas interiores quanto exteriores, e também na produção de móveis. O material é, de fato, muito resistente: os decks e revestimentos exteriores fabricados de ipê podem durar mais de 30 anos.
É extremamente bonito, denso e resistente. O ipê, também conhecido como pau-d’arco, peúva, piúna, ipê-do-cerrado, ipê-amarelo ou ipê-roxo, possui uma aparência muito semelhante ao mogno e pode ser usado em inúmeros projetos arquitetônicos na fabricação de pavimentos, escadas e corrimãos.
Tipos de ipê
O ipê é uma das espécies de árvore do gênero Handroanthus mais conhecidas. Conheça algumas variações:
Handroanthus impetiginosus: Popularmente conhecida como nogueira brasileira ou pau-brasil, é muito comum no México e no norte da Argentina. A espécie já foi muito usada na indústria têxtil para a coloração de tecidos.
Chrysotrichus Handroanthus: Exibe flores que variam entre o amarelo e o ferrugem. É a espécie de ipê predominante na América Central e nas maioria das cidades brasileiras.
Umbellatus Handroanthus: Conhecida como a árvore de trombetas amarelas, cresce por mais de 50 metros. Exibe pequenas flores amarelas ou brancas, em forma de trombeta.
Principais usos da madeira de ipê
A madeira de ipê é muitas vezes confundida com o Cumaru, uma árvore nativa da América do Sul. A principal diferença entre as duas espécies é que a primeira é escura e ligeiramente áspera ao toque. Além disso, o Cumaru possui um cheiro característico de canela.
A madeira de ipê é rica em óleos naturais capazes de proteger o material do ataque de insetos e da infestação de fungos. Ela também é extremamente dura e resistente. Isso fará com que um móvel de estilo clássico fabricado com essa madeira tenha uma longa vida útil: o material envelhece mantendo a sua beleza praticamente intacta.
O ipê é extremamente denso e muito resistente ao fogo. De fato, a madeira apresenta uma propriedade contra incêndio muito semelhante a alguns materiais usados na construção civil como o aço e o concreto.
O ipê não retém calor, o que significa que é possível andar descalço em um piso feito com essa madeira até mesmo nos períodos mais quentes do dia. Tudo isso torna o material ideal para muitos projetos. Veja alguns exemplos abaixo.
Construção de decks e varandas
Quando se trata de madeiras nobres, o ipê é um dos materiais mais usados pelos marceneiros para a construção de decks. Projetos com esse material duram por muitos anos, mesmo em cidades muito chuvosas.
Você sabia que grande parte dos decks dos Estados Unidos, como o de Coney Island na cidade de Nova York, é feita de madeira de ipê? Isso atesta a durabilidade e a grande resistência do material.
É importante observar ainda que a durabilidade da madeira está relacionada com as especificidades de cada projeto. Esforços transversais, assim como a tração da fibra, diminuem a durabilidade da peça. Além disso, o material tem grandes possibilidades de entalhe, o que torna possível criar encaixes próprios nas peças – uma propriedade que pode ser muito explorada na construção de decks e varandas, assim como na construção de estruturas ao ar livre.
Construção de estruturas ao ar livre
Você sabia que a madeira de ipê é três vezes mais forte que a madeira de cedro? É muito usada em construções ao ar livre, como treliças, abrigos e pergolados, estruturas decorativas muito usadas em áreas de lazer e feitas com vigas paralelas apoiadas em colunas.
Essas estruturas podem ser usadas para compor espaços de convivência bonitos e modernos. Combinadas com paredes de concreto e algumas árvores, são capazes de tornar quintais e jardins mais bonitos e harmônicos.
É importante observar que, na construção de estruturas externas, é preciso selar todas as extremidades da madeira após o corte: caso as fibras fiquem expostas, o material poderá se ressecar. A aplicação de selantes em cortes novos retardará o processo e evitará o surgimento de trincas ou de rachaduras.
Fachadas, forros e paredes internas
O miolo do tronco do ipê exibe uma cor que varia de marrom avermelhado a marrom amarelado, levemente acobreado. Além disso, a madeira apresenta pequenas listras pretas e marrons, o que garante a autenticidade de um projeto arquitetônico.
A madeira de ipê é ideal para o revestimento de fachadas, pois nesses espaços o material pode ser usado na forma de tábuas ou de mosaicos, o que deixará o visual da construção elegante e, ao mesmo tempo, aconchegante. O material também se ajusta bem na construção de telhados e coberturas de casas, já que é extremamente rígido.
Também é possível usar essa madeira na construção de portas e janelas, ideal em projetos tradicionais mais rústicos. Nesse caso, é importante que o ipê receba um tratamento final com selantes e vernizes, principalmente em esquadrias destinadas às áreas externas da casa.
Como você sabe, paredes de madeira tornaram-se muito populares na arquitetura moderna, tanto em projetos comerciais quanto em grandes construções comerciais que priorizem a sofisticação e a luxuosidade da madeira maciça.
A madeira de ipê também pode ser usada em toda a construção de uma casa ou como um elemento de destaque de uma construção. Também é possível usar o material na estrutura de obras, em projetos decorativos e na construção de vigas, forros, pilares e outras estruturas externas, o que torna o projeto mais bonito e visualmente mais harmônico.
Caso o seu projeto use a madeira de ipê 100% natural, é possível reciclar ou reutilizar o material no final do seu ciclo de vida.
Construção de pavimentos
Embora a madeira de ipê seja mais usada na construção de estruturas externas, o seu uso em pisos e escadas também é muito popular devido a sua beleza e granulação exótica.
O material é um pouco difícil de ser trabalhado, especialmente através de ferramentas manuais que perdem rapidamente o corte. O ipê é tão duro que precisa ser perfurado antes de ser parafusado. O aplainamento da madeira é regular, portanto, é fácil de lixar.
A madeira de ipê pode ser usada em projetos contemporâneos ou rústicos, nos quais pode ser perfeitamente combinada com outros materiais naturais como pedras e plantas. Além disso, é possível criar pisos exclusivos de ipê, o que torna os ambientes muito mais bonitos e cheios de personalidade.
Fique atento: na madeira industrializada com a tecnologia atual, os pavimentos de madeira de ipê precisam ser secos em estufa industrial antes de serem usados em projetos arquitetônicos de casas ou de empresas.
Fabricação de móveis
A madeira de ipê também é uma boa escolha para a fabricação de móveis, pois permite um acabamento impecável e produção de peças que durarão a vida inteira.
Por exibir uma tonalidade clara e levemente amendoada, as peças feitas com esse tipo de madeira, são facilmente combinadas em qualquer estilo de decoração, seja clássica, rústica ou contemporânea.
O material pode ser usado na fabricação de mesas, racks e bases de cadeiras e sofás. Também é uma ótima opção para construir as estruturas dos móveis.
Móveis de ipê são ideais para decorar decks ou outras estruturas externas fabricadas com o mesmo material, garantindo espaços bonitos e harmônicos.
Bancos de ipê são extremamente populares devido a sua durabilidade e resistência, por isso esse material é frequentemente usado na produção de móveis que serão expostos em parques, hospitais ou em outros espaços públicos.
O ipê também era usado na fabricação de dormentes das linhas de trem, em carros de boi, cabos de ferramentas e na construção de pontes e cercas.
Ao comprar o material que será usado no seu projeto é importante lembrar que a madeira de ipê, assim como a de outras espécies de árvores nativas das florestas brasileiras, deve ser devidamente certificada. Isso garante que o material que você está comprando não é fruto do desmatamento ilegal. Ao optar por madeiras certificadas você trabalha com produtos de qualidade sem contribuir para a extinção das nossas florestas e das espécies animais que nelas habitam.
Procurando por madeiras para o seu projeto de marcenaria? Você conhece a Leo Madeiras? Aqui você encontra tudo o que precisa para iniciar o seu projeto!