Leo Madeiras completa 81 anos: conheça a história!7 min leitura
No dia 13 de abril de 2024, a Leo Madeiras completa 81 anos de história com uma trajetória admirável de pioneirismo, empreendedorismo, dedicação e muito trabalho. Para celebrar mais um aniversário, preparamos este post comemorativo, relembrando onde tudo começou e como chegamos até aqui.
Quer mergulhar no nosso livro de memórias e saber como uma empresa familiar se transformou na principal marca de varejo de marcenaria do país? Então continue a leitura!
Este conteúdo está disponível em áudio para que você realize outras tarefas enquanto escuta. Aproveite!
Quando começou a história da Leo Madeiras?
Bernard e Rosa Seibel eram apenas dois jovens imigrantes quando chegaram ao Brasil. Originário da Polônia e com apenas 14 anos, Bernard desembarcou primeiro, na companhia do irmão, em 1925. Rosa, no entanto, chegaria da Moldávia somente cinco anos depois, em 1930, também com 14 anos.
Foi em solo brasileiro, mais precisamente na Bahia, em 1940, que os caminhos de Bernard e Rosa se cruzaram. Os dois se conheceram, casaram e tiveram filhos: Salo, nascido em 1946; Helio, nascido em 1953; e Samuel, nascido em 1954.
Trilhando caminhos e criando raízes
Antes de conhecer Rosa, em 1940, Bernard teve diferentes ocupações até trabalhar em uma loja de móveis em território baiano. Seis anos mais tarde, em 1946 – ano de nascimento do primogênito – foi convidado a gerenciar uma fábrica de móveis na cidade de Birigui, no interior de São Paulo.
Na época, o convite deu tão certo que Bernard se tornou sócio da empresa, com 50% do capital. Entretanto, alguns anos depois, o desejo de aumentar a família e progredir nos negócios falou mais alto, motivando-o a vender sua participação e partir para a capital do estado.
A venda de parte da sociedade permitiu que Bernard se tornasse sócio de um novo negócio: a fábrica de brinquedos de madeira e plástico Atlântica. Um incidente, no entanto, mudaria mais uma vez os rumos da história.
Isso porque, em 1953, ano em que nasceu o segundo filho, Helio, a fábrica foi consumida pelas chamas de um incêndio e Bernard perdeu todo o investimento que havia feito. Foi então que voltou a atuar como representante de móveis até o início da década de 60.
Qual foi a primeira loja da Leo Madeiras?
Em 1963, Bernard se deparou com a oportunidade de adquirir uma pequena loja. Inclusive, o estabelecimento era considerado o menor de toda a Rua do Gasômetro, no bairro do Brás com apenas 180 m². À frente do negócio desde 1943, o Sr. Leo Lowenthal tomou a decisão de passá-lo adiante logo após o falecimento da esposa.
Depois de juntar as economias, o patriarca da família Seibel deu um valor de entrada, à vista, e pagou o restante em um período de dois anos, passando a ser o dono do ponto. Em seis anos, a loja faria o primeiro movimento de expansão ao adquirir o imóvel ao lado, com 600 m².
O crescimento e a expansão da Leo Madeiras
No início da adolescência, por volta dos 13 anos, Helio Seibel adorava passar os períodos de férias na loja, observando o movimento dos balcões. Não demorou muito, porém, para que ele começasse a assumir a administração do negócio, em 1970.
Com ele, aos poucos, mudanças significativas voltadas para o crescimento e a modernização da empresa aconteceram. Assim, em 1978, a Leo Madeiras chegou a Campinas, no interior paulista, inaugurando uma era de expansão. Isso porque, na década de 80, sob a gestão de Helio, mais de 30 lojas foram abertas.
Além disso, o primeiro centro de distribuição da Leo nasceu em 1983, com 3.000 m². Localizado no Brás, o espaço ainda passou por uma ampliação, totalizando 9.000 m².
A chegada de novos tempos
Sem dúvida, os anos 90 foram responsáveis por mudanças profundas, principalmente no setor de marcenaria. Afinal, foi nessa década que surgiu o MDF, dando origem a uma verdadeira revolução no segmento de movelaria.
Por outro lado, a popularização da internet apresentou novas possibilidades para os negócios. Assim, em 1995, foi criado o primeiro site da Leo Madeiras. Sempre em busca de inovações, a empresa continuou se reinventando durante os anos 2000, com alguns acontecimentos marcantes:
- mudança do Brás para a Vila Anastácio, com um novo centro de distribuição de 30.000 m²;
- conquista da certificação FSC;
- inauguração da loja EcoLeo;
- criação da Escola da Marcenaria e da TV Leo;
- expansão por modelo de franquias;
- lançamento de produtos de marca própria;
- criação do Leo Social;
- migração da TV Leo para o YouTube.
Em outras palavras, foram anos que impulsionaram a Leo para um patamar totalmente novo, alinhado aos novos comportamentos e necessidades do mercado. Isso, é claro, sem perder a essência do “jeito Leo de ser” – uma cultura consolidada que norteia o dia a dia da empresa em todos os processos até hoje.
Uma nova gestão
Em 2013, uma figura feminina assume a gestão da Leo Madeiras: Andrea Seibel, a sobrinha de Helio. É sob a administração dela que acontece a inauguração da Leo Sob Medida, em 2016, além do surgimento de um novo modelo de negócio – com as lojas associadas – e a criação da Leozinha, a maquininha de cartão do marceneiro.
Nasce também o primeiro e-commerce do setor de marcenaria no país, em 2019, possibilitando que os clientes façam suas compras tanto nas lojas físicas quanto no site, de maneira totalmente digital. De lá para cá, a história da Leo ganhou mais uma série de marcos surpreendentes, como:
- a construção de um centro de distribuição com 82.000 m² no município de Barueri;
- a conquista do 8º lugar no Great Place To Work (GPTW) na categoria Varejo;
- primeiro Relatório de Sustentabilidade da Leo.
Consagrando a comemoração dos 80 anos de Leo Madeiras, em 2023, essa história também ganhou um livro, que reúne todos os detalhes dessa jornada mágica até aqui. Você também pode conferir a versão em PDF no site Memórias Leo.
A Leo Madeiras nos dias de hoje
Atualmente, a Leo Madeiras conta com a dedicação e a paixão de cerca de 3.000 colaboradores e marca presença em 25 estados e 91 cidades do Brasil, com mais de 120 lojas físicas. Um crescimento que ultrapassou as fronteiras do país e chegou ao Paraguai, onde funcionam três unidades. E, certamente, há muito mais por vir!
Nos planos, está a abertura de mais 40 lojas até o final da década e o aprimoramento constante dos atendimentos, a fim de atender às necessidades de todos os clientes em um mundo que vive em constante transformação.
Você vem com a gente? Queremos continuar escrevendo essa história a múltiplas mãos, seguindo o nosso propósito de contribuir para o sucesso do setor da marcenaria com a entrega dos melhores produtos, serviços e soluções. Se tiver mais alguma curiosidade sobre a Leo Madeiras, não deixe de comentar aqui embaixo.