O que você precisa saber sobre a gestão de estoque na marcenaria!9 min leitura

A gestão de estoque pode ser um dos fatores fundamentais para que a sua marcenaria opere com lucro e ocupe um lugar de destaque no mercado. Mas como fazer isso?

Ao cuidar do inventário a sua empresa garantirá produtos de qualidade uma vez que não deixará que a matéria-prima ou os produtos já finalizados permaneçam encalhados por longos períodos. Claro, todos esses itens fazem parte do capital da sua empresa, que deve ser bem gerenciado.

O gerenciamento de estoque de matéria-prima de uma marcenaria deve ser enxuto já que o negócio é dedicado a produção de móveis sob medida. Ou seja, é preciso ter em estoque somente os materiais imprescindíveis à produção dos pedidos já aprovados pelos clientes.

Quer saber mais sobre o assunto? No post de hoje vamos explicar tudo o que você precisa saber sobre a gestão de estoque na marcenaria. 

Acompanhe!

O que é a gestão de estoque?

A gestão de estoque é uma das tarefas de gerenciamento mais importantes de uma marcenaria, uma vez que os marceneiros precisam lidar com um estoque repleto de produtos acabados e de matéria-prima usada na produção.

O controle do inventário de uma empresa representa a capacidade de organizar e controlar insumos e produtos que serão vendidos ao consumidor final.

Além disso, a administração de estoque é fundamental para que uma marcenaria saiba se a matéria-prima estocada é suficiente para suprir a sua produção. Assim, determinar as suas necessidades de compra, tanto a médio como a longo prazo é muito mais fácil.

A gestão de estoque também permite que a empresa saiba o valor do capital investido, ou seja, quanto o estoque vale para a empresa.

Por que a gestão de estoque é importante?

Uma gestão de estoque inteligente é importante porque oferece muitos benefícios para uma marcenaria. Entre eles, podemos citar:

Permite identificar as demandas do mercado

O gerenciamento de estoque permite identificar itens com maior demanda assim como as matérias-primas necessárias para a fabricação dos móveis preferidos pelos clientes.

Vale observar que o estoque da sua marcenaria deve ser enxuto: os insumos só devem ser comprados depois que o cliente já aprovou o projeto e pagou o valor da entrada.

Garante que você não perderá vendas

Um gerenciamento de estoque inteligente permite descobrir quais são os itens essenciais para a fabricação dos móveis sob medida de maior saída. O inventário deve apresentar de 70% a 80% de itens que serão usados na maioria dos projetos, como: 

  • Cavilhas;

  • Dobradiças;

  • Cola;

  • Lixa;

  • Parafusos estruturais.

Ferragens especiais ou peças que sejam difíceis de achar também devem estar presentes no seu estoque. Isso garantirá que você não perca vendas e que os móveis sejam finalizados no prazo.

Um marceneiro trabalhando na gestão de estoque de seu negócio.
Warehouse clerk handling products by means of a pallet truck

Além disso, essa estratégia protegerá a empresa contra a flutuação de preços e da falta de produtos para a pronta-entrega.

Evita prejuízos

A sua marcenaria investiu muito dinheiro para adquirir um estoque? Mercadorias encalhadas significam dinheiro parado e, portanto, são sinônimo de prejuízo. 

A regra é simples: 

Insumos utilizados na produção não devem ficar estocados por mais de 30 dias. 

Ou seja, materiais parados por mais de um mês podem afetar negativamente o caixa da empresa. 

Para saber por quanto tempo as matérias-primas podem permanecer estocadas é fundamental descobrir a quantidade de material usado, em média, na construção de cada móvel.

  • Identificou insumos que nunca usa ou que usa muito pouco? 

Nesse caso, é possível criar projetos com preços promocionais, o que garantirá que esses materiais finalmente desencalhem.

Possibilita o planejamento de vendas

Por meio da gestão de estoque, será possível planejar as vendas da sua marcenaria com antecedência! 

O gerenciamento permite um maior controle dos insumos que entram e dos que saem. Assim, é possível avaliar quais materiais são mais usados nos seus projetos e quais são preferidos pelos clientes.

Além disso, o controle de estoque permitirá que a sua marcenaria invista em ações de marketing específicas para projetos de móveis feitos com esses materiais.

Facilita o planejamento do fluxo de produção

Uma marcenaria se beneficia duplamente da gestão de estoque: por meio desse controle é possível evitar que os projetos não sejam concluídos devido a falta de insumos.

Além disso, o controle do inventário garantirá que os móveis produzidos apresentem sempre o mesmo padrão de qualidade.

Como fazer a gestão do estoque da sua marcenaria?

Para garantir uma gestão de estoque eficiente e usufruir de todos os seus benefícios é preciso seguir alguns passos:

1. Faça o inventário da sua empresa

Comece fazendo o levantamento de todos os itens do estoque. Aproveite para organizar todo o material, agrupando-os por tipos ou subtipos. Esse mapeamento pode melhorar a movimentação do inventário e tornar o processo de produção ainda mais rápido. Lembrando que produtos danificados devem ser descartados.

Mas como registrar esses dados? 

Organizando o estoque com planilhas

O Google planilhas ou as planilhas de Excel, são ótimas ferramentas para gerenciar a demanda mensal de matéria-prima da sua empresa de forma eficiente. Planilhas criam históricos que permitem estudar as demandas da marcenaria ou antecipar as necessidades da produção.

O controle do estoque por meio de planilhas ainda permite identificar quais são os itens essenciais para a produção e quais matérias-primas têm pouca saída ou os que dificilmente são usados em um projeto de móveis.

Essa análise também permite que o marceneiro acompanhe a quantidade de material que precisa ser comprada para os próximos projetos e o estado de conservação dos insumos armazenados. 

Também é possível investir em um software de gerenciamento, ferramenta que garantirá que a sua empresa conte com controles ainda mais elaborados e eficazes.

2. Destaque as informações importantes

Ao fazer o inventário do estoque da sua marcenaria com o auxílio de uma ferramenta de controle, é crucial levantar algumas informações. Isso garantirá que a sua empresa não tome decisões incorretas, que impactem negativamente a sua saúde financeira.

Das informações fundamentais para a tomada de decisões, podemos destacar:

  • Número de referência ou código de controle;

  • Custo do produto;

  • Data da compra;

  • Fabricante.

Alguns materiais usados na fabricação de um móvel sob medida exibem ainda a cor, tamanho e o número do pedido. Para conhecer a fundo o estoque da sua empresa é preciso analisar o ciclo de vida de cada item, desde a data da compra até a montagem do móvel na casa do cliente.

3. Analise o custo e a receita

A gestão do estoque de uma marcenaria deve considerar o valor dos produtos armazenados assim como a margem de lucro.

Para isso, será preciso saber quais insumos são os mais usados na fabricação das peças que a sua empresa vende e quais geram mais lucro, além de observar o preço de venda de cada item.

A par dessas informações, a sua empresa poderá focar na produção de móveis que geram mais lucro e gerenciar melhor a sua política de descontos. Além disso, essa análise também será capaz de revelar quais são os produtos que apresentaram o pior desempenho.

4. Monitore as suas vendas

Sem dúvidas, não concluir um projeto devido a falta de insumos é um dos maiores problemas que uma empresa pode enfrentar.

Um homem fiscalizando a gestão de estoque.

Essa informação também permite que a sua marcenaria compre material suficiente para entregar os próximos projetos, considerando as projeções de crescimento da empresa assim como o do seu setor de atuação. Para isso, analise as vendas dos últimos meses:

  • Você está entregando mais móveis do que o esperado? 

Nesse caso, talvez seja preciso aumentar o seu estoque de matérias-primas.

  • A sua marcenaria recebeu menos encomendas do que o esperado? 

Aqui, o ideal é oferecer descontos ou condições especiais de pagamento para não ficar com materiais ou peças acabadas no estoque.

5. Gerencie as mercadorias antigas

Gerenciar as mercadorias que já estão há algum tempo no estoque da sua empresa evitará que esses produtos percam a validade ou se tornem obsoletos.

Ao analisar o estoque de produtos acabados, você evita a produção de móveis em excesso. Isso permitirá desenvolver estratégias capazes de fazer que essas peças tenham mais saída.

Ponto de ressuprimento: quando e quanto pedir?

Você sabe o que é Ponto de Ressuprimento (PR)? Essa é uma das ferramentas mais usadas na administração de estoque.

O PR utiliza cálculos matemáticos, baseado na avaliação do consumo ou nas retiradas do estoque, o que permite avaliar o momento que as matérias-primas devem ser repostas.

Calcular o Ponto de Ressuprimento é fundamental para que não falte matéria-prima para a produção dos móveis sob medida. Para isso, é necessário controlar a demanda e os ciclos perdidos. 

A fórmula para o cálculo é: 

PR = Dm x T 

  • PR = Ponto de Ressuprimento (unidade do produto);
  • Dm = Demanda média diária;
  • T = Tempo entre uma compra e outra;

O PR é o ponto de ressuprimento, calculado em unidades de produto, D é demanda diária e T é a duração do ciclo das atividades de uma marcenaria. Ao calcular o PR, você saberá exatamente quando comprar mais insumos para que a sua produção não fique estagnada.

Um marceneiro utilizando softwares de gestão de estoque.
O gerenciamento de estoque é um conhecimento fundamental para destacar a sua marcenaria no mercado.

Gostou de saber um pouco mais sobre a gestão de estoque na marcenaria? Ao reabastecer seus produtos, lembre-se, só na Leo Madeiras você encontra o maior catálogo de materiais para marcenaria!

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2 Comentários

  1. adorei asideias

  2. Adorei as ideias .

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