Fita de borda: o que é e para que serve?5 min leitura
Antes de ingressar no universo da marcenaria, é fundamental que você saiba o que é fita de borda e entenda a importância desse elemento em projetos de móveis. Afinal, o material de acabamento interfere de forma direta na qualidade das peças. Se você preza pela produção de mobílias versáteis, bonitas, resistentes e duráveis, precisa ficar por dentro do assunto. Continue a leitura para saber mais!
Você também pode ouvir este conteúdo, se preferir, utilizando o player acima. Aproveite!
Para os profissionais da indústria moveleira, principalmente, as fitas de borda são indispensáveis. Isso porque elas são responsáveis por conferir um acabamento sofisticado e harmônico aos móveis. Na produção de objetos decorativos e artesanatos, o material também pode se revelar um grande aliado na hora de garantir uma finalização impecável aos trabalhos.
Em outras palavras, a fita de borda é um recurso valioso para aqueles que desejam entregar projetos de aparência impecável. Há uma enorme variedade de fitas de borda no mercado, em diferentes cores, texturas, tamanhos e materiais. Portanto, você sempre encontrará um padrão que combina com a sua peça e se adequa às suas necessidades. Acompanhe!
O que é a fita de borda?
A fita de borda nada mais é do que uma tira utilizada para realizar o bordeamento de chapas diversas. Ou seja, ela encobre a lateral de painéis de MDF, MDP, compensado, aglomerado e similares. Assim, além de contribuir para a estética do móvel ou item decorativo, a aplicação do material dificulta o ataque de insetos e os danos causados por impacto, desgaste ou umidade.
Vale ressaltar que as tiras – também conhecidas como fitas de arremate ou fitas de acabamento – são produzidas em padronagens semelhantes às dos principais revestimentos existentes. Isso significa que você não terá dificuldade para identificar as fitas correspondentes aos materiais usados no seu projeto. Para evitar imprevistos, no entanto, certifique-se de comprar tudo o que precisa antes de iniciar a peça.
Qual é o material da fita de borda?
As fitas de borda podem ser fabricadas em diferentes materiais, como PVC, ABS, melamina, madeira, acrílico e metal. Desses, o policloreto de vinila (PVC) e o acrilonitrila-butadieno-estireno (ABS) são os mais comuns, pois oferecem excelente custo-benefício, resistência e versatilidade. Antes de escolher o tipo mais adequado para o seu projeto, conhecer as características de cada um deles é essencial.
Confira a seguir alguns dos principais atributos da fita de borda de PVC e da fita de borda ABS.
Fita de Borda ABS
As fitas de acrilonitrila-butadieno-estireno (ABS) apresentam alta resistência ao desgaste e à umidade, aumentando a durabilidade das peças onde estão presentes. Além de ocultar as camadas internas do móvel, elas oferecem uma proteção extra contra impactos e ataques de insetos. Trata-se de um termoplástico, ou seja, um material que se torna bastante maleável a altas temperaturas.
Fita de Borda PVC
Assim como o ABS, o policloreto de vinila (PVC) é um termoplástico que apresenta alta flexibilidade sob altas temperaturas, tornando-se facilmente moldável. Também oferece ótima proteção contra impacto, desgaste, ataque de insetos e umidade, além de um excelente acabamento. É uma das opções mais versáteis, uma vez que está disponível em uma infinidade de cores, texturas e padrões.
Como colar fita de borda?
Você pode realizar a aplicação da fita de borda manualmente ou através da utilização de uma coladeira de borda. Executar essa tarefa sem o auxílio de uma máquina é possível, desde que você disponha de tempo para concluir os seus projetos. Para hobistas e profissionais iniciantes que ainda não possuem um alto volume de trabalho, esse certamente é um caminho.
Agora, para quem deseja atuar profissionalmente no ramo de marcenaria, a coladeira de borda pode se tornar uma necessidade com o decorrer do tempo. Afinal, o sonho de todo profissional é ganhar o reconhecimento do mercado e conquistar um número cada vez maior de clientes, certo? Para atender às demandas e expectativas, contar com esse equipamento é fundamental para ter mais agilidade e produtividade.
Por fim, é muito importante que você observe qual é o tipo de fita e o método de aplicação indicado para cada uma. Enquanto alguns modelos aderem aos painéis através do calor, outros contam com adesivos ou necessitam de cola para fixação. Tenha em mente que aplicar um método inadequado pode comprometer todo o seu projeto, então preste bastante atenção!
Gostou de saber um pouco mais sobre a fita de borda? Sem dúvida, você vai encontrar os modelos que procura na Leo Madeiras. Se este conteúdo foi útil para você, compartilhe nas suas redes sociais para que ele alcance mais pessoas. Qual é o próximo tema que você gostaria de ver por aqui? Comente!