Fechamento de vendas: 6 dicas para uma marcenaria vencedora10 min leitura

Como em qualquer outro negócio, uma empresa de móveis sob medida também precisa estender sua base de clientes para aumentar o fechamento de vendas. 

Vale dizer que, a cada cliente conquistado e ao fechar uma venda, sua marcenaria deve lucrar. Portanto, a cada transação, é necessário cobrir os gastos com materiais, estrutura, produção e até mesmo a entrega do produto.

Para estimular as vendas, o seu negócio precisa se tornar uma autoridade em marcenaria e atender as necessidades dos clientes. Para isso, é necessário aumentar a visibilidade da sua empresa junto ao seu público-alvo. Uma boa maneira de começar é estabelecer uma postura proativa e investir em publicidade alternativa.

Quer saber mais sobre o assunto? Neste post daremos algumas dicas sobre como aumentar o fechamento de vendas na sua marcenaria! 

Vamos lá? 

Como aumentar o fechamento de vendas da sua empresa de móveis?

Como você sabe, o atendimento personalizado é o principal diferencial de uma marcenaria moderna. Nesse negócio, o marceneiro busca identificar todas as necessidades dos seus clientes e oferecer móveis customizáveis, capazes de tornar o dia a dia mais prático. 

Essa característica é bastante apreciada e deve ser explorada, o que fará com que a sua empresa comece a atrair ainda mais clientes. Dessa forma, para aumentar o fechamento de vendas, é preciso estar atento a algumas estratégias:

1. Seja proativo

A proatividade é fundamental quando se deseja aumentar o fechamento de vendas da sua marcenaria. Para isso, se antecipe em relação às necessidades dos seus clientes. Que tal enviar um e-mail ou uma mensagem no WhatsApp perguntando se seus clientes precisam de algum móvel novo ou de algum reparo? 

Outra boa ideia é promover ações sugerindo a compra de novos produtos personalizados, como armários e painéis de televisores. Como falamos acima, a personalização é o grande diferencial de uma marcenaria. Por isso, foque em projetos únicos e inovadores que atendam a todas as necessidades e desejos dos seus clientes.

2. Ative as necessidades dos seus clientes

Você conhece a teoria das necessidades ativadas? 

Funciona assim: quando você for a casa ou ao escritório de um cliente entregar um projeto ou fazer alguma manutenção, aproveite para sugerir novas peças, que tornarão o dia a dia desse cliente mais prático e funcional.

Mas, tenha cuidado! É importante não ser invasivo e não passar a impressão de que está empurrando produtos. Demonstre o quanto um móvel novo pode ser útil, tornando o ambiente mais organizado e, é claro, muito mais bonito. Identifique um problema e ofereça uma peça para solucioná-lo.

3. Use a sua base de clientes para aumentar as vendas

Que tal pedir aos seus clientes para indicar a sua marcenaria aos seus amigos e parentes? 

Faça isso de forma objetiva: o primeiro passo é mostrar um interesse verdadeiro pela opinião de cada consumidor. Assim, você deve começar por meio de uma pesquisa.

Os clientes que fizerem uma boa avaliação do seu serviço, com uma nota 9 ou 10, por exemplo, têm maior potencial para promover a sua empresa. Por isso, peça a essas pessoas para indicarem o seu negócio. 

Uma boa estratégia para aumentar o fechamento de vendas, é observar que a comunidade de clientes da sua empresa, também desempenha um papel fundamental no marketing e na criação de seus produtos.

Essencialmente, sua empresa deve usar informações das mídias sociais (como comentários e perguntas) para criar produtos mais relevantes e direcionados ao seu público. Essa estratégia garante que seus clientes sintam que estão sendo ouvidos de verdade e que o que desejam é importante.

O resultado? Sua empresa passa a se beneficiar com o compartilhamento nas redes sociais e o marketing “boca a boca”. 

Você pode recompensar os mais engajados em suas redes sociais com vantagens exclusivas, como descontos em algumas peças, promover sorteios ou, ainda, presentear esses clientes com brindes. Dessa forma, além de promover a sua marca, você garante a lealdade do seu público.

Que tal usar uma estratégia como essa para aumentar o fechamento de vendas da sua marcenaria?

4. Invista em publicidade alternativa

Você investe em anúncios de jornais de bairro, revistas ou publicações especializadas?

Embora essas sejam maneiras eficientes de divulgar a sua empresa e aumentar o fechamento de vendas, existem outras formas de destacar a sua marcenaria no mercado.

Diferente das lojas convencionais, uma marcenaria não conta com vitrines. No entanto, a sua empresa pode firmar parcerias com algumas lojas e expor suas peças nesses locais. É possível também exibir alguns dos seus móveis em showrooms de construtoras ou, até mesmo, em apartamentos decorados. 

Que tal montar um móvel em uma padaria ou em uma loja? Você pode pedir para essas empresas divulgarem sua marca! Essa estratégia é capaz de atrair muitos clientes e donos de outras empresas que podem se interessar pela solução proposta, ajudando a fechar mais vendas.

5. Torne-se uma autoridade no setor de móveis

Procure diferenciar a sua marcenaria, tornando-se especialista em um determinado segmento. Isso é essencial para garantir o aumento do fechamento de vendas.Com essa estratégia, a sua marcenaria será capaz de ter uma grande vantagem competitiva, passando a ser vista pelos clientes como a melhor escolha do mercado para solucionar determinado problema ou necessidade. Em outras palavras, a sua empresa precisa ser uma autoridade e uma referência em móveis sob medida.

Um cliente conversando com um marceneiro negociando o fechamento de vendas.
Uma postura de dedicação com o cliente, apresenta o seu negócio como a melhor opção, otimizando o processo de fechamento de vendas.

Quando o seu negócio se tornar uma autoridade, será possível alcançar e fechar vendas com um grande número de clientes.

Para se tornar uma autoridade, você precisa provar aos seus clientes que entende todos os problemas e necessidades que possuem. Para isso, é necessário apresentar soluções comprovadas e clientes felizes com a compra que fizeram.

É preciso observar também que haverão casos em que muitos dos seus clientes sequer identificaram suas necessidades ou estão postergando uma compra por não terem vivenciado uma boa experiência.

Para aumentar o fechamento de vendas nesse cenário, será preciso pensar sobre algumas questões:

  • Quantos novos clientes a sua empresa poderia conquistar ao substituir algumas partes de vidro por madeira mantendo as outras partes do móvel como estão?

  • Quantas clínicas e consultórios médicos estão procurando móveis sob medida para tornar o ambiente mais bonito e funcional?

  • Quantos clientes estão procurando móveis bonitos, duráveis e de baixo custo para começar a decoração de suas novas casas?

  • Quantas pessoas estão procurando por móveis sob medida para projetos de apartamentos pequenos?

  • Quantos clientes trocariam todos os seus móveis velhos se pudessem parcelar os móveis novos?

  • Quantos clientes desejam reformar alguns móveis para dar uma repaginada no ambiente?

  • Quantos clientes comprariam mais móveis se soubessem que o preço é menor do que imaginam?

  • Quantos clientes precisam de espaço de armazenamento extra?

Ao responder essas perguntas, você ficará mais atento a um segmento, podendo se especializar em resolver as dores apresentadas por grupos específicos de pessoas.

Na prática, essa estratégia de marketing deve focar em apresentar aos seus clientes uma solução para um determinado problema. É preciso deixar claro que a sua marcenaria domina o assunto. Mas, como fazer isso? Será preciso seguir os seguintes passos:

1º passo: 

Destaque o problema ou necessidade que a sua empresa se propõe a resolver;

2º passo: 

Apresente soluções práticas para a resolução do problema;

3º passo: 

Mostre como alguns dos seus clientes ficaram satisfeitos com a solução oferecida pela sua empresa.

Essa abordagem será capaz de instigar problemas latentes dos seus clientes, fazendo com que percebam necessidades das quais ainda não tinham se dado conta. Para melhorar o fechamento de vendas, é interessante utilizar as suas páginas nas redes sociais, demonstrando como a sua marcenaria é eficiente solucionando esses problemas.

Na imagem, um marceneiro prepara uma peça para um bom fechamento de vendas.
Para se tornar uma referência e aumentar o fechamento de vendas, é preciso entender as dores do cliente e mostrar porque o seu negócio é a melhor opção para solucioná-lo.

Seja criativo! Poste vídeos e imagens como um “antes” e “depois”, acompanhados de depoimentos dos seus clientes. Além disso, não deixe de mostrar que a experiência de compra daqueles que fizeram negócio com a sua marcenaria foi a melhor possível.

6. Foque nas necessidades dos clientes

Para aumentar o fechamento de vendas da sua marcenaria é preciso focar nas reais necessidades dos clientes.

Uma empresa centrada no cliente não apenas o coloca em primeiro lugar, mas desenvolve produtos e serviços para atender às necessidades dos seus consumidores, possibilitando  experiências perfeitas em todos os aspectos.

É claro, toda empresa precisa vender. Mas esse não deve ser o foco da sua marcenaria. O fechamento de vendas deve ser uma consequência de um processo que traduz a satisfação do cliente. Portanto, a sua empresa deve observar as necessidades dos consumidores e projetar espaços que atendam aos seus problemas e desejos.

Isso fará com que cada cliente perceba que a sua empresa deseja proporcionar a ele a melhor experiência, o que pode resultar em um bom  fechamento de vendas. 

Incorpore a cultura de ouvir e agir com base no feedback dos seus clientes, ou seja, no retorno que eles te dão sobre todas as etapas do projeto, inclusive aquelas em que você pode não ter participado diretamente. Toda empresa sofre com concorrências, por isso, faça pesquisas, analise as redes sociais e identifique o que as pessoas mais desejam encontrar quando procuram uma marcenaria.

O processo de fechamento de vendas requer um cuidado com a imagem que a sua empresa passa para os consumidores. A partir das pesquisas, você saberá exatamente no que investir, quais os produtos que os seus clientes precisam e como a sua marcenaria é a melhor solução para esses problemas. 

Ao demonstrar aos seus clientes como a sua empresa está preparada para atendê-los, fechar vendas pode se tornar um processo cíclico, já que, um cliente satisfeito, além de voltar, traz novos clientes e recomenda a sua marcenaria ou loja de móveis.

Portanto, focar nas necessidades e no dia a dia do cliente oferecendo soluções, aumentará o fechamento de vendas da sua empresa. Além disso, é preciso ser proativo e ativar as necessidades dos seus consumidores. 

Gostou do nosso passo a passo? Agora você já sabe como aumentar o fechamento de vendas da sua marcenaria!Aproveite para visitar o portal da Leo Madeiras e encontre tudo o que você precisa para o seu projeto!

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2 Comentários

  1. Muito boa a matéria!

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