

Para quem gosta de uma decoração clean e tem preferência por cores claras, o estilo escandinavo é absolutamente perfeito. Marcado por uma paleta de tons neutros, luz natural abundante, itens minimalistas e conexão com a natureza, é um tipo de decoração que preza por conforto e funcionalidade.
Você sabe como aplicar o conceito em projetos de móveis? É sobre isso que vamos falar neste post. Então, acompanhe!
Prefere ouvir o conteúdo enquanto realiza suas atividades do dia a dia? Então, clique no play e aproveite!
Quando falamos em design de interiores, o estilo escandinavo – também conhecido como estilo nórdico – se destaca pela combinação de elementos simples, minimalistas e funcionais. Através da aplicação de elementos naturais e tons claros, esse tipo de decoração cria uma atmosfera de tranquilidade e aconchego nos ambientes.
Com grande influência do clima e da cultura dos países nórdicos, como a Dinamarca e a Noruega, o estilo escandinavo se caracteriza pelos espaços claros, pela iluminação natural, pela funcionalidade dos móveis e pelo uso consciente dos ambientes. Por isso, para dar vida a projetos com esse estilo decorativo, é essencial que esses traços estejam presentes em cada detalhe.
Quer saber quais são as principais características de móveis com estilo escandinavo para que o seu projeto fique impecável? A seguir, listamos os atributos mais marcantes desse estilo decorativo a fim de ajudar você a fazer as escolhas certas.
No momento em que for selecionar as cores para os móveis do seu projeto, lembre-se de escolher tons claros e neutros. Frequentemente, o branco predomina, pois intensifica a luz natural e proporciona a sensação de maior amplitude. No entanto, você também pode explorar tonalidades claras de cinza, bege, entre outras.
Se os espelhos fazem parte do seu projeto, lembre-se de aplicá-los de modo estratégico, potencializando a iluminação natural do ambiente. Em cômodos pequenos, aposte na aplicação dos espelhos para ampliar os espaços.
Sem dúvida, elementos de madeira são muito bem-vindos em projetos de estilo escandinavo. Lembre-se apenas de manter o ambiente claro e iluminado, priorizando o uso de madeiras claras, como Pinus e Carvalho, por exemplo. Procure deixá-las com um acabamento bem natural para reforçar a conexão entre o interior e a natureza.
No estilo escandinavo, os móveis possuem um design minimalista, com destaque para as linhas retas. O foco está na criação de peças multifuncionais, que otimizem o aproveitamento do espaço e promovam a organização do ambiente sem complicações.
Por fim, ao escolher os materiais com os quais vai trabalhar, dê preferência a opções sustentáveis, que respeitem o meio ambiente. É o caso, por exemplo, das madeiras de reflorestamento. Você também pode utilizar elementos recicláveis ou reciclados para compor o seu projeto.
Gostou de saber mais sobre o estilo escandinavo e como aplicá-lo em projetos de móveis? Então, lembre-se de compartilhar o conteúdo e acompanhar as atualizações do nosso blog. Aproveite para visitar o site da Leo Madeiras e garantir tudo o que você precisa para transformar as suas ideias em realidade. Até a próxima!
Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.