Compressor de ar: veja o que avaliar antes de comprar6 min leitura

O compressor de ar é um equipamento super versátil que, sem dúvida, pode assumir diferentes papéis na marcenaria, tornando o cotidiano de trabalho muito mais ágil e eficiente. Contudo, encontrar o modelo certo exige bastante atenção. Listamos abaixo quais são os fatores essenciais que você deve avaliar na hora de comprar um compressor de ar a fim de obter a performance e os resultados esperados.

O que acha de ouvir o conteúdo enquanto realiza outras tarefas? Aperte o play e aproveite!

compressor de ar para marcenaria fatores para avaliar antes de comprar leo madeiras

Como encontrar o compressor de ar ideal para a sua marcenaria?

Montamos esta lista com o intuito de ajudar você a encontrar o modelo ideal de compressor de ar para as suas atividades na marcenaria. Sendo assim, se você está pensando em adquirir o equipamento nas próximas semanas ou meses, leia o conteúdo até o final. Lembre-se de salvar a página nos seus favoritos para consultar novamente quando precisar, ok?

1. Tenha um objetivo claro de uso

Antes de tudo, é muito importante que você defina qual é a finalidade de uso do compressor de ar. Esse é o primeiro passo em direção à escolha certa, visto que cada modelo possui características específicas que cumprem determinadas tarefas com mais eficiência.

Em uma marcenaria, por exemplo, é comum a utilização do pinador pneumático, uma das ferramentas que exige a utilização de um compressor de ar. Você também pode usar o equipamento para envernizar ou pintar superfícies de madeira. Portanto, verifique se as recomendações do fabricante estão de acordo com as suas necessidades diárias.

2. Compare as especificações de pressão e vazão

É essencial que você tenha em mente as particularidades de cada tarefa na hora de comprar um compressor de ar para a marcenaria. Os modelos disponíveis no mercado oferecem diferentes configurações de pressão e vazão, o que interfere diretamente nos resultados das atividades.

Além disso, avalie também as especificações das suas ferramentas pneumáticas e as suas demandas em tarefas que exigem o uso do compressor de ar. Caso contrário, é possível que o desempenho do equipamento fique abaixo das suas expectativas.

3. Avalie a capacidade do tanque

Você vai encontrar tanques com diferentes capacidades de armazenagem, como 100 ou 200 litros. Por isso, na hora de decidir pelo melhor modelo, é fundamental considerar as demandas de trabalho com o compressor de ar.

Caso o uso do equipamento na sua rotina seja relativamente baixo, um tanque menor certamente atenderá ao que precisa. Já tanques maiores podem fornecer uma reserva de ar, permitindo o uso mais prolongado.

4. Verifique se o modelo é portátil

Para profissionais que realizam muitos trabalhos externos, sem dúvida, contar com equipamentos portáteis é essencial. Se esse é o seu caso, verifique se o equipamento escolhido é suficientemente leve e fácil de transportar entre um lugar e outro.

Em algumas situações, o modelo de compressor de ar pode acompanhar alças e rodas, o que torna o transporte ainda mais simples e prático. Agora, se a sua intenção é utilizar a máquina apenas na marcenaria, é provável que este fator não seja tão relevante para a escolha.

5. Considere a emissão de ruído

Ao comparar os modelos disponíveis no mercado, considere o nível de ruído que o compressor de ar emite. Se o ambiente onde você trabalha com mais frequência é fechado ou compartilhado, quanto mais silencioso o equipamento, melhor para o conforto e o bem-estar de todos.

Além disso, a exposição prolongada a ruídos muito altos podem prejudicar a audição do operador. Por esse motivo, seja qual for o modelo de compressor, utilize todos os equipamentos de proteção individual (EPI) recomendados na marcenaria, como o protetor auditivo.

6. Veja se o modelo possui filtros e botões de regulagem

Enquanto os filtros de ar garantem um ambiente mais limpo e seguro para os colaboradores, os botões de regulagem de pressão ampliam o leque de usos do compressor de ar, visto que tornam as aplicações mais flexíveis. Verifique se o modelo escolhido conta com esses recursos para facilitar a sua rotina de trabalho.

7. Avalie o custo-benefício do compressor de ar

O investimento inicial é apenas um dos aspectos que você deve avaliar ao analisar o custo-benefício de um compressor de ar. Isso porque os custos de manutenção e operação também devem ser considerados no seu orçamento a longo prazo.

Nesse momento, você precisa ter clareza sobre as suas necessidades em relação a um compressor de ar. Modelos mais robustos, por exemplo, exigem um investimento mais alto e são perfeitos para marcenarias de médio ou grande porte com alta demanda. Se esse não é o seu caso, é possível que um equipamento mais simples e econômico seja suficiente para as suas atividades.

8. Consulte as avaliações de outros usuários

Reserve um tempo para pesquisar e ler as avaliações de outros usuários sobre os modelos de compressor, com um olhar criterioso para aspectos como durabilidade e eficiência. Desse modo, você reduzirá consideravelmente o risco de se decepcionar com a compra ao longo do tempo.

Avaliar a reputação da marca é igualmente importante, tanto em relação à qualidade dos produtos comercializados quanto ao compromisso com o consumidor. Assim, caso o equipamento apresente um problema que necessite de suporte, por exemplo, você não ficará desamparado.

9. Certifique-se de que a fonte de energia é compatível

Confira a voltagem do modelo de compressor de ar que você escolheu antes de concluir a compra para evitar transtornos. Caso contrário, você não conseguirá utilizá-lo e ficará sem aparelho até realizar a troca do equipamento.

Para quem viaja a trabalho e, muitas vezes, precisa lidar com as diferenças existentes entre as regiões, um compressor de ar bivolt pode ser uma ótima solução. A compatibilidade entre o equipamento e a fonte de alimentação disponível assegura o bom funcionamento do aparelho e a segurança do usuário.

10. Pesquise sobre a manutenção do equipamento

Por fim, atente-se às recomendações do fornecedor quanto à manutenção do equipamento. Considere não apenas a frequência dos cuidados periódicos, mas também a disponibilidade de uma assistência técnica especializada da marca. A ausência desse tipo de serviço pode dificultar bastante o acesso a peças para substituição ou aos serviços de conserto.

Se você gostou deste conteúdo sobre compressor de ar e ficou curioso para conhecer alguns modelos, visite o site da Leo Madeiras. Antes de ir, deixe um comentário contando se as dicas acima foram úteis para você, combinado? Dessa forma, podemos trazer mais conteúdos assim para o nosso blog. Até a próxima!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.