Quer saber como acabar com cupim de madeira? Confira!11 min leitura

Nada pior do que imaginar uma infestação de cupim de madeira na sua marcenaria, não é mesmo? A praga é bastante comum em centros urbanos, mas há diversas formas de eliminá-la. Então não se preocupe! Confira a seguir as nossas dicas de como acabar com cupim de madeira.

Está sem tempo para ler? Experimente ouvir a narração deste post. Aperte o play!

Você sabia que, embora possam causar estragos na madeira, os diversos tipos de cupim possuem um papel ecológico importante? Isso porque eles ajudam a decompor substâncias vegetais, como folhas e restos de troncos, promovendo a aeração dos solos e a redistribuição de nutrientes.

No entanto, se você não combater a infestação de cupim de madeira, as colônias podem se alastrar por todos os cantos. Seja em uma marcenaria, uma madeireira ou até mesmo em uma residência, é provável que os insetos se espalhem e deteriorem grande parte da madeira e dos móveis no local. 

Quer saber como eliminar o cupim de madeira e evitar que isso aconteça? A seguir, vamos explicar tudo o que você precisa saber e apresentar repelentes naturais que vão ajudar nessa tarefa.

Boa leitura!

Como acabar com cupim de madeira?

Com alguns cuidados simples, é possível identificar e extinguir o cupim de madeira dos ambientes. Confira o passo a passo!

como acabar com cupim de madeira passo 01 e 02

1. Fique atento à presença do cupim de madeira na sua oficina

O cupim costuma se instalar em móveis, telhados, pisos, batentes e outras peças de madeira com baixo teor de umidade.

Apesar de contar com poucos indivíduos, uma colônia de cupins pode causar grandes prejuízos em uma marcenaria. Afinal, eles são capazes de destruir grandes quantidades de madeira. 

A fim de impedir essa situação, sempre procure por indícios de cupim de madeira no material que vai utilizar nos seus projetos ou nos móveis que já construiu.

Caso encontre pó no chão ou na superfície de móveis e objetos de madeira, é provável que a peça esteja infestada pela praga. Esse pó nada mais é do que as fezes que são retiradas da colônia de tempos em tempos.

2. Identifique barulhos na madeira

Acredite, pois é possível ouvir a movimentação dos cupins de madeira em uma estrutura de madeira. Principalmente à noite, quando o ambiente está mais silencioso.

Para detectar a atividade dos insetos, coloque um copo vazio sobre a peça e aguarde alguns minutos. Se, em seguida, você ouvir ruídos, pode ser que uma colônia tenha se mudado para o local. 

como eliminar cupins de madeira passo 03 e 04

3. Localize o ninho dos cupins de madeira

Muitas vezes, o cupim de madeira invade portas, janelas e outras estruturas através de trilhas cobertas, que ligam a colônia antiga à nova. 

Nesse caso, procure por pó de madeira nas superfícies, com a finalidade de confirmar as suspeitas. Esse e outros tipos de cupins vivem em galerias e dificilmente são vistos fora delas.

4. Atraia os cupins de madeira para fora da colônia

O cupim de madeira seca se alimenta de celulose, o polissacarídeo presente no papel e nas caixas de papelão. Sendo assim, você pode usar esses materiais para atrair a praga para fora de uma peça de madeira.

Uma opção é colocar a caixa de papelão próxima ao local de infestação e, ao notar a presença dos insetos, aplicar veneno para cupim de madeira. Essa certamente é uma das formas eficazes de eliminar os cupins.

Vale observar, no entanto, que o método só apresentará bons resultados se o foco ainda for pequeno. Infelizmente, essa isca não atrai todos os cupins de uma grande colônia.

como matar cupim de madeira passo 05 e 06

5. Certifique-se de ter fácil acesso à área infestada

Se optar por dedetizar a peça, limpe o local adequadamente. Além disso, retire objetos e outros itens pelo caminho para alcançar as colônias de cupim de madeira com mais facilidade.

6. Elimine os cupins dos pontos de umidade

Alguns tipos de cupim de madeira gostam de viver em locais úmidos. Por isso, não deixe que a sua oficina acumule pontos de umidade.

Se houver ar-condicionado, por exemplo, regule-o com frequência e também não esqueça de checar todas as torneiras do local.

Caso você tenha um sistema de drenagem, redirecione a água para longe da área de construção. Além disso, verifique se o subsolo não concentra pontos de umidade ou focos de mofo.

Por fim, melhore a ventilação do espaço se necessário.

como acabar com cupins de madeira passo 07 e 08

7. Não espante a colônia

No momento em que encontrar uma colônia de cupim de madeira seca, não a perturbe!

Isso porque, se incomodá-los, eles poderão fugir e buscar outro móvel ou peça de madeira para se instalar.

Até que você possa dedetizar o local e eliminar de vez o problema, portanto, deixe-os onde estão.

8. Faça uma verificação anual

Se a sua marcenaria já sofreu ataques de cupim, faça uma inspeção anual minuciosa pelo local a fim de evitar a recorrência do problema.

Ao encontrar uma infestação grave, busque uma equipe profissional, que saiba exatamente como acabar com cupim de madeira nesses casos.

Esses profissionais conseguem localizar as colônias com facilidade e, sem dúvidas, contam com produtos capazes de eliminar grandes quantidades de cupim de madeira de uma só vez. 

como eliminar cupim de madeira passo 09 e 10

9. Atenção à presença de cupim nas plantas

Eventualmente, o cupim de madeira pode infestar a raiz ou o caule das árvores. Para que a colônia não migre para a sua marcenaria, cubra a terra com cacos de ardósia ou cerâmica.

Se houver árvores próximas ao ambiente, elimine as folhas secas presentes ao redor da construção, pois esse material favorece a proliferação do cupim de madeira.

Além disso, remova os galhos secos e limpe a área externa com frequência. 

10. Nunca guarde restos de madeira

Enfim, descarte ou reutilize as sobras de madeira ao final do projeto. Guardar lascas e toras, especialmente em locais úmidos, pode atrair colônias de cupim madeira para a sua marcenaria.

Na imagem, temos marceneiros trabalhando em uma bancada limpa de restos das peças, para acabar com o cupim de madeira.
Como acabar com cupim de madeira requer alguma dedicação, manter o seu ambiente de trabalho limpo e organizado vai ajudar mais do que você imagina.

Isso vale igualmente para restos de portas, pisos e janelas de madeira sem uso.

Soluções caseiras para eliminar cupim de madeira

Manter a integridade da madeira é fundamental para a garantir a durabilidade de um móvel. Por isso, você pode investir em venenos para cupim de madeira ou soluções mais ecológicas, como vamos apresentar. 

Vai construir móveis que ficarão na área externa? Vernizes e selantes são capazes de criar uma barreira de proteção contra o cupim de madeira, aumentando consideravelmente a vida útil do material .

Caso não queira usar inseticidas tradicionais, existem soluções caseiras capazes de acabar com cupim de madeira. Entre elas, podemos citar:

Vinagre

O vinagre pode ser usado no combate ao cupim, desde que a infestação seja detectada logo no início. O produto deve ser dissolvido em uma proporção 1:1, ou seja, em partes iguais de vinagre e de água.

A solução mata o cupim de madeira e evita que novos insetos recolonizem a peça. O ideal é pulverizar o local onde os cupins estão abrigados a cada 15 dias.

Esse produto tem baixa toxicidade e, além de controlar a absorção da umidade, ajuda a conservar a peça. É uma solução fácil de aplicar e não interfere na coloração original da madeira.

vinagre para acabar com cupim de madeira solução caseira

Óleo de cravo

Assim como o vinagre, o óleo de cravo deve ser usado no início da infestação. O produto pode ser encontrado em lojas de bricolagem e em farmácias de manipulação. 

Para cada 100 ml de água, é preciso usar 10 gotas de óleo de cravo. Limpe a madeira e pulverize generosamente todo o local. 

óleo de cravo para eliminar cupim de madeira solução caseira

Óleo de laranja

O óleo de laranja é um produto “amigo” do meio ambiente, pois é biodegradável e atóxico. Deve ser aplicado no início da infestação do cupim de madeira e é muito eficiente para matar insetos adultos ou larvas. 

Passe o produto por toda a superfície da madeira com auxílio de um pano macio e limpo. Também é possível embeber a área atingida com uma pequena quantidade de óleo de laranja. 

óleo de laranja para matar cupins de madeira solução caseira

Querosene

Essa solução é muito eficiente para eliminar grandes colônias de cupim de madeira ou outros insetos de uma superfície.

No entanto, para usar o produto, é preciso usar luvas e máscaras de proteção. Óleos lubrificantes ou desengripantes também são ótimos para eliminar o inseto. 

O ideal é borrifar querosene sobre a madeira ou encharcar toda a peça com uma pequena quantidade do produto. Querosenes e lubrificantes podem ser encontrados em lojas de bricolagem e no setor de autopeças dos supermercados.

querosene para acabar com cupins de madeira solução caseira

Inseticida líquido

Os venenos para matar cupim devem ser usados somente quando todas as outras alternativas não surtirem efeito ou quando a infestação for muito grande.

A aplicação deve seguir a orientação do fabricante, portanto, é fundamental ler o rótulo e seguir as medidas de segurança, como o uso de óculos, máscara e luvas de proteção.

A maior vantagem do produto é que ele evita que a peça volte a ser atacada pelo cupim da madeira ou por outros microorganismos. 

inseticida e veneno para matar cupim de madeira

Madeiras imunes ao ataque do cupim

Pois é! Algumas madeiras são completamente imunes ao ataque dos cupins de madeira. Uma das maneiras mais eficazes de evitar a praga é utilizar madeiras naturalmente imunes a essas pragas, como:

  • ipê;

  • pau-de-ferro;

  • peroba rosa;

  • braúna;

  • sucupira.

Além disso, as chamadas madeiras processadas, como o MDF (Medium Density Fiberboard) e o MDP (Medium Density Particleboard), não sofrem com o ataque de cupins, já que são compostas pela aglutinação de fibras de madeira com resinas sintéticas. 

Oferecendo a beleza da madeira natural a um custo reduzido, esses materiais podem ser usados na construção de móveis de madeira, peças decorativas e revestimentos. Requerem pouca manutenção, não lascam ou apodrecem e são muito resistentes e duráveis. 

Agora que você já conhece algumas dicas de como acabar com cupim de madeira, esteja alerta para evitar que o problema se agrave na sua marcenaria. Compartilhe esse texto com os seus colegas de trabalho e mantenha o ambiente seguro!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

9 Comentários

  1. olá! gostei muito dessas dicas aqui apresentadas, são de grandes valias e benefícios para quem esta envolvido em atividades com madeiras.

  2. Gostei muito das dicas, pois estou com um grande problema de cupins em meus móveis, vou utilizar o querosene

  3. Obrigado pelas dicas,é de muita utilidade

    1. Olá Márcia!
      Agradecemos a sua visita.
      Continue acompanhando os nossos conteúdos e fique à vontade para deixar as suas sugestões.
      Até breve!

  4. Nossa valeu estou com problemas com esses cupin

    1. Olá Nivalda!

      Obrigada pela visita. Esperamos que o conteúdo tenha ajudado!
      Continue acompanhando as nossas atualizações para ficar por dentro do universo de marcenaria e bricolagem.

      Um abraço!

  5. Olá, estamos com cupim em um armário em MDF ou MDP mas apareceu no tampão do fundo do armário, esse tampão pode não ser do mesmo material, não conheço? Então pelo que li acima não deveria ter cupim?

    1. Olá Edson!

      Para realizar a correta identificação do material, bem como a aplicação do produto mais adequado, o ideal é consultar um profissional para que ele possa avaliar o seu caso e indicar a solução apropriada.

      Agradecemos a sua visita. Continue acompanhando os nossos conteúdos para ficar por dentro de todas as novidades.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.