Check-List: Como montar um plano de ação para reduzir os custos da sua marcenaria3 min leitura
No post anterior, falamos sobre a importância de prestar atenção nas máquinas subutilizadas dentro da Marcenaria, certo? Já vimos o impacto disso na produtividade em equipe e agora, vamos te ajudar em como montar um plano de ação para resolver essas questões e reduzir custos.
Entendido o problema que precisa ser resolvido, precisamos definir o primeiro passo, organizar uma lista de tarefas e alinhar os próximos passos com os envolvidos.
Para responder esses itens, a dica preciosa é aplicar uma ferramenta que vai auxiliar na eliminação de dúvidas, organizar o trabalho, reduzir a necessidade de esforços e assim, evitar significativamente os desperdícios, essa ferramenta é a 5W2H.
Parece um processo complexo, devido a sigla, mas nada mais é do que um checklist de todas as atividades específicas que deverão ser desenvolvidas, por todos os envolvidos no projeto. A sigla corresponde às iniciais (em inglês) das sete diretrizes que eliminam quaisquer dúvidas que possam aparecer ao longo do processo. São elas:
● What – O que será feito?
● Why – Por que será feito?
● Where – Onde será feito?
● When – Quando?
● Who – Por quem será feito?
● How – Como será feito?
● How Much – Quanto vai custar?
Para aplicar a ferramenta, é simples:
Comece analisando com detalhes a atividade ou o problema que você precisa resolver. Considere que você precisa comprar um novo equipamento, visto que o atual está ultrapassado e consome energia excessiva. O primeiro passo é responder a todas as possíveis perguntas relativas a este processo, da forma mais clara e objetiva possível. Veja o exemplo:
● O que? – Compra de uma nova máquina seccionadora automática.
● Por que ou para que? – Realizar o corte de chapas com maior precisão, agilidade, reduzindo custo com mão de obra e energia.
● Onde? Na fábrica matriz.
Com estas respostas, elabore uma tabela detalhada sobre o que foi planejado. Se a atividade envolve diferentes departamentos, é preciso distribuir de acordo com as respostas relativas a cada área. A aplicação é fácil, o mais trabalhoso é unir todas as informações num único local. Feito isso, o time envolvido consegue visualizar com rapidez o que precisa ser feito e tem condições de tomar decisões de forma mais independente e com maior embasamento.
Agora que você já sabe como montar um super plano de ação estruturado, confira as dicas abaixo selecionamos para alavancar a sua estratégia de redução de custos:
● Confira o fluxo do seu processo: é essencial para obter uma produção enxuta, visualizar os processos individuais e identificar desperdícios;
● Fique de olho na Manutenção Produtiva: além das preocupações com correções ou prevenção de falhas, é preciso eliminar perdas geradas no fluxo de produção.
● Invista em melhoria contínua: visando a evolução da marcenaria através de pequenos mas constantes passos, essa prática faz grande diferença no objetivo.
Agora é partir para ação e colocar todas essas dicas em prática. Fique de olho nos próximos posts, estamos preparando muito conteúdo prático para o sua marcenaria.