Brinquedoteca em casa: dicas incríveis para montar a sua!3 min leitura
Se você está se perguntando o que é preciso para ter uma brinquedoteca em casa, continue por aqui. Vamos compartilhar algumas dicas incríveis para que você crie um espaço lúdico para as brincadeiras e atividades infantis. Com elas, você vai perceber como é simples transformar uma área livre em um local criativo, estimulante e divertido para a criançada. Vamos lá?
Se preferir, ouça o conteúdo enquanto realiza as suas atividades do dia a dia. Aperte o play e aproveite!
Brinquedoteca em casa: dicas para montar a sua
Escolha um espaço para instalar a brinquedoteca
Sem dúvida, o primeiro passo é reservar uma área para instalar a sua brinquedoteca. Se a sua casa não tem um cômodo inteiro à disposição, fique tranquilo! É possível definir um local para acomodar os brinquedos no quarto das crianças ou na sala, de acordo com o espaço livre disponível.
Dê preferência a móveis multifuncionais
Na hora de mobiliar a sua brinquedoteca em casa, opte por móveis multifuncionais. Dessa forma, você melhora o aproveitamento dos espaços e favorece a organização do ambiente. Baús que também funcionam como bancos ou divisórias que podem ser utilizadas como armários, por exemplo, são ótimas soluções.
Explore a criatividade na decoração
É muito importante, com toda a certeza, que a brinquedoteca em casa seja um espaço lúdico, criativo e alegre! Para alcançar esse resultado, invista em móveis coloridos, pinturas personalizadas, papéis de parede divertidos, entre outros. Outra opção é escolher um tema pelo qual a criança se interesse, decorando o espaço com elementos que remetam a esse universo.
Inclua brinquedos variados
Lembre-se de diversificar os brinquedos e atividades a fim de estimular diferentes sentidos, habilidades, movimentos e raciocínios. Afinal, a infância é um momento de intenso desenvolvimento físico, mental e emocional. Nesse sentido, você pode construir brinquedos DIY a partir de materiais recicláveis e criar áreas específicas para leituras, jogos e artes.
Favoreça a organização do ambiente
Nichos e prateleiras contribuem para um ambiente mais limpo e organizado, ainda mais se contarem com organizadores coloridos e divertidos. Dessa maneira, o momento de recolher todos os objetos e guardar tudo no devido lugar será apenas mais uma brincadeira.
Priorize a segurança e o conforto
Para que a sua brinquedoteca em casa seja impecável, é imprescindível que o local seja seguro e confortável para a realização das atividades. Evite a presença de objetos muito pequenos, fios soltos ou degraus, pois podem provocar acidentes. Além disso, certifique-se de que os brinquedos escolhidos correspondam à faixa etária da criança.
Gostou das nossas dicas para construir uma brinquedoteca em casa? Você pode encontrar os materiais que precisa – como madeiras, nichos, organizadores e outros materiais – na Leo Madeiras. Confira o nosso site a fim de começar agora mesmo a colocar esse projeto em prática. Aproveite para comentar qual é o próximo tema que quer ver por aqui. Até a próxima!