

Quer fugir das tradicionais árvores de plástico e investir em uma árvore de Natal de madeira? Neste post, reunimos inspirações que podem servir de referência para a decoração do seu espaço. Por ser um material extremamente versátil e fácil de encontrar, a madeira é uma excelente escolha para quem deseja criar uma atmosfera mágica e aconchegante para a data. Continue a leitura e aproveite as ideias a seguir!
Que tal ouvir o conteúdo enquanto realiza outras tarefas? Clique no play e aproveite!
Se você dispõe de poucas ferramentas ou não tem muita habilidade com equipamentos de corte, montar uma árvore de Natal com ripas pode ser uma ótima solução! Isso porque a lista de materiais necessários para construí-la é bem enxuta. Basicamente, você vai precisar de: ripas, serra, pregos ou parafusos, cola para madeira, lixa e uma base de tronco ou madeira que sustente a estrutura da árvore.
Primeiramente, corte as ripas em diferentes tamanhos para garantir uma base larga e um topo estreito, criando camadas. Em seguida, posicione-as uma em cima da outra, das maiores para as menores, com o auxílio da cola e dos pregos ou parafusos para fixá-las. Assim que finalizar, você precisará estabilizar a árvore na base de madeira ou tronco, unindo as duas partes.
Por fim, passe uma lixa por toda a superfície da madeira para dar acabamento e, se quiser, aplique uma ou duas camadas de tinta. É possível, ainda, enfeitar sua nova árvore de Natal com pisca-pisca, sinos, estrelas e outros ornamentos. Você encontra ripas de madeira em lojas de materiais para construção, madeireiras e lojas de insumos para marcenaria, como a Leo Madeiras, por exemplo.
Gosta de uma decoração mais rústica? Então, a árvore de Natal com galhos é ideal para você! A primeira grande vantagem desse tipo de árvore natalina é que ela exige baixo investimento. Afinal, a natureza fornece boa parte do material necessário. Observe os galhos espalhados pelo chão nos arredores de casa ou no trajeto do trabalho e colete-os para compor a sua decoração!
Além deles, você pode precisar de: fita adesiva, pregos, ganchos, cordão ou barbante, enfeites e serra. Caso não tenha uma ferramenta para cortar os galhos, não se preocupe: você pode quebrá-los com as mãos, deixando-os com uma aparência bem natural. Se quiser pintá-los de acordo com o restante da decoração, inclua a tinta de sua preferência à lista de materiais.
Para quem tem pouco espaço, é possível instalar a árvore de Natal na parede! Em primeiro lugar, faça a marcação de onde deseja colocá-la. Na sequência, posicione os galhos em forma de pirâmide, do maior para o menor, fixando-os com o material que preferir: fita adesiva, pregos ou ganchos. Por fim, utilize o barbante ou os cordões para pendurar os enfeites que desejar!
Para quem tem mais habilidade com ferramentas de marcenaria e bricolagem, como a tupia e a serra tico-tico, as árvores de Natal em miniatura também são uma possibilidade. Tem sobras de madeira de outros projetos e não sabe o que fazer com elas? Sem dúvida, essa é uma excelente forma de reaproveitá-las e, de quebra, deixar a sua decoração muito mais charmosa para a data!
Para facilitar o corte da placa de madeira, dê preferência às linhas retas na hora de desenhar o formato da árvore sobre a superfície. Dessa forma, será muito mais simples realizar essa tarefa! Faça os contornos com um lápis, de modo livre ou utilizando um molde. Em seguida, com a placa posicionada sobre uma bancada, utilize uma serra tico-tico ou outra ferramenta de sua preferência para cortá-la.
Se necessário, providencie uma base para dar estabilidade à sua árvore de Natal. Em relação aos acabamentos, deixe sua criatividade fluir! Você pode pintá-la ou decorá-la com os enfeites que preferir para que ela combine ainda mais com o seu ambiente, criando a atmosfera perfeita. Com toda a certeza, o resultado vai surpreender a todos!
O MDF é um material derivado da madeira e, além de ser extremamente versátil, possui um ótimo custo-benefício. Muito comum em trabalhos de artesanato e em projetos de móveis planejados, ele é capaz de atender às mais diferentes necessidades. Por isso, se você já tem esse material por aí, saiba que ele pode dar vida a uma árvore de Natal em MDF incrível!
Se preferir algo mais simples, desenhe o formato da árvore sobre a chapa de MDF e faça o recorte com uma serra ou estilete, dando o acabamento que desejar. Agora, se quiser fabricar uma peça mais elaborada, saiba que as possibilidades que o MDF oferece são infinitas. Você pode, por exemplo, construir uma pequena árvore com prateleiras para os enfeites natalinos.
Uma das maneiras de alcançar esse resultado é criar um nicho em formato triangular e adicionar divisórias internas para acomodar os enfeites. Para ter uma árvore com ainda mais personalidade, use o MDF canaletado: basta cortar a chapa no formato de uma árvore de Natal, fixá-la na parede com pregos ou parafusos e acrescentar ganchos para pendurar o pisca-pisca e outros adornos. Demais, né?
E aí, gostou do conteúdo? Então, comente aqui embaixo qual foi a sua ideia de árvore de Natal de madeira favorita. Na Leo Madeiras, você encontra diversos materiais que vão ajudar a criar a atmosfera perfeita para a sua celebração natalina. Continue acompanhando as nossas postagens para se inspirar ainda mais. Até logo!
Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.