Estilo rústico: o que você precisa saber10 min leitura
Dos tesouros familiares guardados há muitas gerações até os achados modernos, o estilo rústico está presente em móveis únicos e outras peças exclusivas. Em um local que possui esse tipo de estilo, as pessoas se sentem confortáveis e inspiradas.
Muitas pessoas tendem a visualizar melhor o estilo rústico quando imaginam uma pequena cabana de madeira no meio de uma floresta grande e densa. O que você veria nesta cabana? Alguns dos principais elementos podem ser: cadeiras de couro, almofadas de linho, móveis de madeira rústica e tapetes de fibras naturais.
É claro que o estilo rústico também pode ser encontrado nos espaços urbanos, em projetos originais que envolvem, de uma maneira ou outra, muitos materiais naturais.
Isso significa que esses espaços contam, por exemplo, com muita madeira natural e alguns detalhes em pedra tanto nos móveis quanto no teto e nas paredes. O estilo rústico, em sua essência, tende a valorizar elementos orgânicos em seu estado mais simples e natural.
Quer saber mais? Neste post vamos explicar melhor o que é estilo rústico e quais são seus principais elementos. Vamos lá? Acompanhe!
Estilo rústico: o que é preciso saber?
Veja algumas modalidades e lugares em que o estilo rústico é utilizado.
Arquitetura rústica
A arquitetura rústica, seja em projetos de áreas internas ou de áreas externas, apresenta características muito específicas. Em geral, composições desse estilo utilizam materiais orgânicos, como pedra natural, couro cru, madeira, cimento queimado e tecidos naturais, que tornam o espaço mais bonito e acolhedor.
A arquitetura de estilo rústico conta ainda com uma iluminação branda, quente e aconchegante em todos os ambientes de uma casa, por exemplo, ou de outra locação. A maioria dos projetos envolve a instalação de janelas e portas amplas, repletas de vidro, solução ideal quando o objetivo é integrar os ambiente interno e externo.
Além disso, os tijolos aparentes da maioria das construções rústicas são usados em sua forma mais simples. Esses elementos se destacam tanto na decoração de ambientes mais requintados quanto nos mais simples.
Nesses espaços, os tijolos são assentados de forma bastante irregular e, na maioria das vezes, não possuem acabamento. Hoje em dia, existem opções do material com acabamentos pensados especialmente para esse tipo de projeto. Tudo isso para reforçar o conceito de simplicidade do estilo rústico.
Na arquitetura rústica, a madeira é o material que mais se destaca em pisos, móveis e objetos, tornando os espaços mais aconchegantes ao oferecer a sensação de calor e beleza ao espaço.
Decoração rústica
O estilo rústico é a aposta de quem deseja fugir do tradicional e habitar espaços enxutos, que abrigam elementos marcados por muitas cores e estampas alegres que contrastam com a robustez da madeira.
Esses ambientes também podem possuir instalações elétricas expostas, o que facilita a reforma e acelera a finalização do projeto. A tubulação pode ser de aço ou cobre. Além disso, a pintura das paredes fica em segundo plano, possibilitando que os materiais usados em estado bruto se destaquem.
Mobiliário rústico
A madeira é o material mais utilizado no estilo rústico e surge em diversos elementos do espaço, como móveis e objetos de decoração.
Geralmente, peças de mobiliário rústico são de madeira maciça e exibem veios, nós e outros detalhes característicos da madeira bruta. Esses detalhes tornam cada peça única, cheia de vida e personalidade.
Hoje, muitos projetos de móveis rústicos utilizam madeiras provenientes de demolição ou cultivadas de forma sustentável, cujo plantio e extração não agridem o meio ambiente. Cadeiras e bancos rústicos podem possuir alguns detalhes de fibra trançada, acabamento natural que torna as peças ainda mais bonitas.
O rústico contemporâneo normalmente possui elementos terrosos combinados com um design moderno, de linhas limpas e uma estética fresca e leve. Nessas peças de mobiliário, a madeira também é o material mais usado e, aqui, ela é combinada com tramas e texturas modernas.
Móveis do quarto
A cama e o criado-mudo em estilo rústico são projetados para tornar o quarto do casal mais simples e, ao mesmo tempo, mais aconchegante e funcional.
A textura e os detalhes da madeira maciça tornam o espaço mais requintado e cheio de personalidade. Nesse espaço, móveis de madeira devem ser pensados de modo a se misturar a cadeiras de couro cru e elementos de fibra natural, como almofadas e tapetes.
Sala de jantar
Por serem muito duráveis, muitas mesas e aparadores em estilo rústico passam de geração em geração. Essas peças se destacam tanto nos projetos modernos como nos mais tradicionais.
Muitas peças de mobiliário rústico são feitas à mão. Geralmente, exibem design e formas simples, deixando que os materiais e cores usadas se destaquem. As mesas e aparadores usados em uma sala de jantar normalmente são grandes demais, isso porque o conceito de minimalismo não vale aqui, e são projetados para tornar o espaço mais aconchegante e confortável.
Além disso, aparadores pesados, feitos de toras brutas, tábuas e pedras são comuns. De fato, o estilo rústico, por si só, tende a dispor de móveis muito pesados, ao contrário dos espaços modernos, que tendem a exibir linhas mais simples.
Uma mistura na dose certa desses dois estilos torna as peças mais leves e muito naturais. Por exemplo, mesas e aparadores talhados em pedaços de tronco são itens que garantem a comunhão do rústico com o design moderno.
Sala de estar e sala de televisão
Ao investir em uma paleta de cores quentes, o objetivo do design rústico é criar uma atmosfera confortável e convidativa nas salas de visita e de televisão.
Um sofá de couro de grandes dimensões costuma ocupar o centro da sala de estar e, para alegrar o ambiente, as cores quentes, a textura dos cestos, dos tapetes e dos tecidos naturais fazem com esse ambiente se torne particularmente acolhedor.
Os sofás e as cadeiras rústicas podem exibir braços e pés de madeira ou serem totalmente revestidos de tecido ou couro natural, o que pode tornar essas peças ainda mais charmosas.
Os móveis que complementam a sala de estar, como a mesinha de centro e as mesas laterais podem exibir detalhes em vidro, material que torna todos esses elementos mais leves.
É importante destacar que não é preciso adotar algum desses elementos em ambientes exclusivamente rústicos: eles podem ser incorporados a qualquer estilo, desde o antigo, até o moderno e o industrial.
Objetos mais utilizados no estilo rústico
No estilo rústico, os objetos presentes em um cômodo não precisam ser necessariamente de pedra ou de madeira. Outros elementos como linho, tecidos e materiais como o junco e a ráfia podem trazer a força vital de todos os elementos da natureza.
Além disso, o estilo rústico permite a mistura de elementos de diferentes estampas e tamanhos. Objetos de cobre ou latão podem ser usados em diferentes formatos e ornam com a decoração que privilegia peças de madeira.
Pufes e cadeiras de couro também são elementos muito presentes na decoração rústica. O couro remete ao campo, enquanto tecidos naturais oferecem mais calor e conforto ao ambiente.
Revestimentos rústicos
A busca pela praticidade faz com que muitos revestimentos usados em projetos rústicos simulem as texturas presentes na natureza. Na marcenaria, podemos observar essa tendência tanto nos MDFs revestidos, quanto nas fórmicas e laminados pet, que simulam materiais naturais, como cimento queimado, metal escovado, madeiras naturais e com veios, etc. Tudo isso para atribuir aos móveis um conceito rústico, sem perder a praticidade e funcionalidade dos móveis modernos feitos sob-medida.
Os porcelanatos, por exemplo, podem ser inspirados no cimento queimado, nos diversos tipos de madeira, nos tijolos de revestimento e em pinturas com marcas do tempo. Os modelos de peças de cerâmica que imitam a madeira de demolição são a última tendência do estilo rústico e oferecem personalidade a um espaço.
A grande vantagem dos porcelanatos é que o mesmo material pode ser aplicado tanto na parede como no chão. Além disso, o material exige pouca manutenção. Já os pisos vinílicos são muito resistentes à água e a arranhões, além de permitirem projetar espaços muito charmosos e coloridos.
Os tijolos ingleses presentes nesses espaços dispensam o uso de rejuntes e oferecem um toque ainda mais autêntico ao ambiente. Retangulares e mais finos que os tijolos tradicionais, podem ser de diferentes tonalidades e tamanhos.
Além disso, alguns apresentam manchas que lembram texturas talhadas pelo tempo, oferecendo ainda mais rusticidade ao espaço. Para uma pegada mais contemporânea, é possível usar materiais frios, como o vidro e o silestone.
O cimento queimado é uma das opções de acabamento mais utilizadas em projetos residenciais e pode ser aplicado em cozinhas, banheiros, salas e, até mesmo, em áreas de lazer. O termo queimado deriva do processo de aplicar o cimento sobre o piso de argamassa ainda úmido.
As trincas e imperfeições desse material contemporâneo reforçam a rusticidade e a beleza do material, que passa a exibir marcas características do tempo.
Espaços rústicos: restaurantes
Muitos espaços comerciais apostam no estilo rústico para atrair clientes. Hoje, você vai saber um pouco mais sobre essa opção para restaurantes.
Diversos restaurantes investem em móveis amplos de madeira de demolição, cadeiras de couro cru e revestimentos de pedra ou cimento queimado. A paleta de cores desses locais normalmente tem uma forte influência da natureza, possuindo muitos tons de marrom e bege e, ainda, tons terrosos.
Tonalidades verdes e cinza também são escolhas de cores comuns e favorecem a sensação de calor e acolhimento. Para customizar o ambiente, peças artesanais surgem em diversos pontos da decoração, inclusive com elementos feitos de madeira. Quanto aos tecidos, você nunca encontrará peças com brilho, somente tecidos crus, como juta, algodão ou linho.
Mas é claro, restaurantes de estilo rústico não precisam remeter a espaços perdidos no tempo. Mesas e cadeiras com design moderno podem ser inseridas nesses ambientes com acabamentos rústicos e oferecer uma personalidade única ao local.
Gostou do estilo rústico? Que tal usar essa inspiração no seu próximo projeto? Visite o catálogo de produtos online da Leo Madeiras e encontre tudo o que precisa!
20 de janeiro de 2020 às 12:24
Parabéns pelas dicas de ambientação para um determinado espaço,isso ajuda a valorizar muito o trabalho e o conhecimento do Marceneiro.