O que é compensado naval e como usar? Descubra!4 min leitura
Entre as chapas industrializadas que têm a madeira como matéria-prima, o compensado naval se destaca pelas propriedades que possui. Quer saber mais sobre esse tipo de compensado com o intuito de entender se é a melhor escolha para o seu projeto? Então fique por aqui e descubra o que é e como usar esse material nos seus próximos trabalhos.
Se preferir, utilize o player acima para ouvir o conteúdo enquanto realiza outras atividades.
Compensado naval: o que é?
O compensado naval é fabricado a partir da sobreposição de lâminas de madeira em sentido perpendicular uma à outra. Para fixá-las, os fabricantes utilizam a resina fenólica WBP (sigla para water boiled proof) – um polímero à prova d’água que atua como uma cola. É por isso que o modelo se difere dos tradicionais, oferecendo maior resistência contra as intempéries.
Qual é a madeira utilizada no compensado naval?
Na Leo, a composição do compensado naval é de madeira sumaúma na capa e na contracapa e madeira pinus e eucalipto no miolo, mas a matéria-prima pode variar de acordo com o fabricante. Sendo assim, sempre verifique as especificações do fornecedor e se certifique de que o produto atende às suas necessidades.
Qual é o tamanho do compensado naval?
É possível encontrar a chapa de compensado naval em diferentes dimensões, sendo 2500x1600mm e 2200x1600mm as mais comuns no mercado. Além disso, o compensado naval pode ter várias espessuras:
- 4mm;
- 6mm;
- 10mm;
- 12mm;
- 15mm;
- 18mm;
- 20mm;
- 25mm;
- 30mm.
Lembre-se: é muito importante considerar as particularidades de cada projeto na hora de escolher a dimensão e a espessura para obter o melhor aproveitamento. Além disso, essas características influenciam tanto a estética quanto a resistência e a estabilidade da peça.
Para que serve o compensado naval?
Um dos grandes diferenciais desse material é que as aplicações do compensado naval são inúmeras: portas, pisos, prateleiras, nichos, bancadas, mesas, cadeiras, armários, gabinetes e muito mais. É indicado, principalmente, para áreas úmidas ou molhadas, como banheiro, lavanderia e cozinha. Nesse sentido, também é uma excelente solução para ambientes externos.
Extremamente versátil, você encontrará esse compensado até mesmo no revestimento de baús para caminhonetes e caminhões, na estrutura de embarcações, em objetos de artesanato, em brinquedos de madeira e muito mais. Ficou curioso para ver algumas peças produzidas com o material? Então confira a seguir!
Comedouro para animais de estimação
Os animais de estimação merecem um comedouro bonito e cheio de estilo, não é mesmo? Apesar de simples, o design do comedouro ganha bastante personalidade com as camadas do compensado naval expostas. Com toda a certeza, essa opção vai valorizar ainda mais o ambiente do qual fizer parte.
Mesa de estudos
Esse compensado é uma excelente opção para qualquer móvel, seja para áreas internas ou externas, e um exemplo disso é a mesa de estudos. Não tenha medo de combinar esse tipo de compensado com outros acabamentos, neutros ou coloridos, e surpreenda-se com o resultado!
Prateleiras de compensado naval para cozinha
A cozinha faz parte das áreas molhadas e, por isso, pede bastante atenção na hora de escolher a matéria-prima para fabricação dos móveis. A madeira compensada do tipo naval é uma ótima solução para o ambiente e pode compor a estrutura de prateleiras, armários aéreos, bancadas e muito mais!
Casa de bonecas
Já pensou em utilizar esse tipo de compensado para fazer brinquedos? Você pode utilizar as chapas de espessura mais fina para confeccionar uma casa de bonecas, por exemplo. Você também produzir o mobiliário, preenchendo os espaços com cadeiras, armários e outros móveis.
Essas são apenas algumas ideias do que você pode fazer com um compensado naval, mas as possibilidades são inúmeras! Entre no site da Leo Madeiras e encontre todos os materiais que você precisa para o seu próximo projeto. Até logo!